/
/
Padre Jorge Eduardo do Almo é eleito Administrador Diocesano de Nova Friburgo

Padre Jorge Eduardo do Almo é eleito Administrador Diocesano de Nova Friburgo

Nova Friburgo, 25 de abril de 2025 – O Colégio de Consultores da Diocese de Nova Friburgo, reunido nesta data, às 18h, na Paróquia de Sant’Ana, em Japuíba, elegeu o Reverendíssimo Padre Jorge Eduardo Coimbra do Almo como Administrador Diocesano, conforme previsto pelo Código de Direito Canônico, cân. 421 §1: “Quando a sé está vacante, o colégio dos consultores deve eleger o administrador diocesano dentro de oito dias a contar do conhecimento da vacância.”

A eleição se deu em razão da transferência de Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, até então Bispo Diocesano de Nova Friburgo, para a Diocese de Itapetininga/SP, anunciada pela Santa Sé. Com a vacância da Sé Episcopal, a Igreja Particular de Nova Friburgo permanece em espírito de comunhão, guiada agora por seu Administrador Diocesano, até a nomeação de um novo bispo pelo Papa Leão.

Breve Biografia do Pe. Jorge Eduardo

Padre Jorge Eduardo Coimbra do Almo é natural da Diocese de Nova Friburgo e tem um longo histórico de serviço pastoral e formativo. Já exerceu as seguintes funções ao longo de sua missão sacerdotal:

  • Reitor do Seminário Diocesano Imaculada Conceição;

  • Pároco da Paróquia de São Sebastião, em Lumiar;

  • Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Nova Friburgo;

  • Pároco da Paróquia São Sebastião, em São Sebastião do Alto;

  • Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus;

  • Atualmente é Pároco da Catedral Diocesana de São João Batista.

Além de sua atuação paroquial e formativa, até a recente transferência de Dom Luiz Antônio, o Padre Jorge Eduardo exercia a função de Vigário Geral da Diocese, colaborando estreitamente na administração e na condução pastoral do território diocesano.

Continuidade e Esperança

A eleição de um Administrador Diocesano tem por finalidade garantir a continuidade da vida eclesial, promovendo a unidade e a estabilidade da Diocese durante o período de vacância episcopal. Conforme orienta o Direito Canônico (cân. 427 §1), “o administrador diocesano tem os mesmos poderes e obrigações que o bispo diocesano, exceto aquelas que estão excluídas pela natureza das coisas ou pelas leis da Igreja.”

Convidamos todo o povo de Deus a unir-se em oração por Padre Jorge Eduardo nesta nova missão confiada pela Igreja, para que seja um tempo fecundo de escuta, serviço e fidelidade ao Evangelho.

Compartilhar:

Notícias

Fazemos saber que no dia 14 de janeiro, na Capela da Residência Episcopal, com Hora Canônica presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Pedro Cunha Cruz, tomaram posse os seguintes padres, em suas respectivas funções, a saber: – Pe. Jorge Eduardo Coimbra do Almo – Vigário Geral de nossa Diocese, pelo

Na tarde do dia 14 de janeiro de 2026, a Capela da Residência Episcopal acolheu a Posse Canônica dos padres nomeados para os diversos ofícios pastorais da Diocese de Nova Friburgo. A celebração aconteceu durante a Oração da Hora Nona, sublinhando o caráter profundamente espiritual e eclesial do momento. Antes

No sábado, 10 de janeiro, foi realizada a primeira reunião da nova Comissão Diocesana de Diáconos da Diocese de Nova Friburgo. O encontro aconteceu no Salão Paroquial Dom Clemente Isnard, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Rio das Ostras. Na pauta, os diáconos, juntamente com o padre assessor diocesano,