A Leiga Consagrada, Yvone Stutz Emrich, idealizadora do projeto, empenhou-se em todas as etapas que concretizaram a conclusão e o funcionamento da Casa de Oração.
Esta Casa de Oração, Boa Nova – Banquete, Bom Jardim-RJ, sempre foi muito utilizada para encontros de formação e retiros espirituais.
Foi construída com generosas doações das pessoas da Comunidade e os recursos das Leigas Consagradas, sobretudo, com o grande esforço de Lúcia Jasmim e sua família. O pai de Lúcia fez os bancos e o altar e tudo mais que é de madeira como prateleiras, mesinhas, etc. O projeto teve o acompanhamento do Arquiteto Carlos Alberto Cariello (Bebeto), que continua dando assistência até os dias de hoje; e a construção, além das doações mencionadas, teve a ajuda de Raul Emrich, pai de D. Yvone, que nunca lhe exigiu nada e, por isso, todo os seus recursos iam para a construção da Casa.
Inclusive, ela vendeu um apartamento, que era de herança, e empregou o dinheiro na construção. Quando a casa estava quase pronta, Dom Clemente José Carlos Isnard (OSB), então Bispo Diocesano, ficou entusiasmado e conseguiu recursos do ADVENIAT (instituição alemã) para terminar a construção.
D. Clemente, entregou a administração da Casa de Oração às Leigas Consagradas, por tempo indeterminado, ou seja, enquanto elas pudessem e tivessem condições de gerirem. D. Yvone, esteve à frente dos trabalhos de construção, administração e pastorais da Casa de Oração, desde a angariação, em que recebeu a doação do terreno da família do Sr. Manoel Augusto dos Reis e da Sra. Rosalina Tavares dos Reis, até o ano de 2008; estando a Casa, muito bem cuidada e em funcionamento.
Nos últimos cinco anos, com o apoio de pessoas, de famílias, de diversos Movimentos e de Paróquias, isto é, com o empenho do Grupo “Amigos da Casa de Oração”, foram feitas benfeitorias de restauração na própria casa, na residência do caseiro e em outras dependências. No momento, após a concessão da Licença Ambiental do INEA, está sendo refeita a rede elétrica, que necessita de recursos imediatos. Também foram retomadas algumas atividades Litúrgicas/Pastorais, conforme o que permite as atuais condições da Casa.
Ainda há muito o que fazer, como por exemplo: a revisão da instalação hidráulica, troca das calhas de chuva, instalação de internet, reestruturação da sala de palestras, forro, pintura, construção de um muro nos fundos da casa, mobiliários, roupas de cama, conclusão de um anexo de apoio, entre outras.
O que é a oração?
“Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu,
um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria.”
(Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face – CIC Nº 2.558 b).
Texto elaborado por Angela Maria Gonçalves Barroso
Hoje, esse espaço sagrado precisa, mais uma vez, do apoio e da solidariedade de todos que acreditam na força da oração e na importância de manter viva uma obra como esta.
Se você já foi tocado por Deus neste lugar, ou deseja que outros também possam viver experiências de encontro e transformação, colabore com o que puder. Toda doação, pequena ou grande, faz diferença e nos ajuda a seguir com as reformas e manutenções necessárias.
Com sua contribuição, continuaremos a missão de evangelizar, acolher e formar discípulos do Senhor.