/
/
O CONCÍLIO VATICANO II ESTÁ VIVO!

O CONCÍLIO VATICANO II ESTÁ VIVO!

O já querido Papa Leão XIV na catequese desta última quarta-feira, dia 07, convidou toda a Igreja à redescoberta da beleza, da atualidade e da força profética do grande Concílio Vaticano Il para a Igreja e o mundo.

Ao ouvir estas palavras de Leão XIV, meu coração se encheu de imensa alegria! A continuidade é ação viva do Espírito Santo que gera na igreja a comunhão, a fraternidade e a unidade na diversidade dos povos que formam o Corpo Místico de Cristo.

O Espírito que soprou nos ouvidos do hoje São João XXIII e São Paulo VI continua a soprar naquele que é Pedro para nós, Leão XIV, que vem, através dessa série de catequeses semanais, orientando a Igreja na sua missão como luz para as nações, como tão bem afirmada no documento conciliar a Constituição Dogmática Lumen Gentium.

Precisamos urgentemente em nossas comunidades diocesanas e paroquiais, criar meios de formação para levar ao conhecimento do nosso povo tão querido o conhecimento do CONCÍLIO VATICANO II.

Todos nós temos conhecimento que há grupos dentro da igreja que vivem um saudosismo anacrônico, que resistem as mudanças, e querem viver uma igreja que já não existe mais, e lamentavelmente, hoje os recursos da mídia alcançam e seduz a muitos.

Há um avanço de práticas devocionais, uma busca de uma fé intimista, que sem sombra de dúvidas é de grande valia, mas não podemos ficar numa vivência religiosa desconectada da vida eclesial, da dimensão social que implica na construção do Reino de Deus.

O Concílio Vaticano II veio alargar a ação evangelizadora da Igreja que está presente dentro de um mundo que precisa ser evangelizado,não podemos entender evangelização de consciência sem ação integral do ser humano. O cristão precisa ser um instrumento vivo e fermento na massa como o próprio Senhor Jesus afirmou: “Vós sois a luz do mundo”. (Mateus 5, 14)

O documento citado acima enfatiza e descreve a Igreja como um sacramento, ou seja, um sinal e instrumento da união íntima com Deus e da unidade de todo o gênero humano. Afirmando que missão da Igreja não é ser a luz em si mesma, mas fazer resplandecer a luz de Cristo para o mundo através de seu testemunho e serviço. Essa ação profética que recebemos no nosso batismo é preciso ser reacendida em cada cristão, em todos os católicos para não vivermos uma vida cristã só de práticas devocionais, sem se envolver com o Reino de Deus que está entre nós e não olharmos somente para o céu sem sentir nossos pés, como aquela expressão: salve sua alma! Somos uma totalidade!

O chamada universal de todos os fiéis à santidade, independentemente de seu estado de vida, se faz urgente na totalidade do ser humano, e não a uma fé que não o leva a assumir com profecia a existência do Reino de Deus.

O concílio Vaticano II é um novo oásis na Igreja que precisa ser acolhido, testemunhado e propagado com toda efusão que é próprio do Espírito Santo.

Que sejamos dóceis aos apelos de Deus que se renovam constantemente na sua Igreja.

As palavras proféticas de São João Paulo II no final do Jubileu do Ano 2000, nos ajudam a compreender que não podemos de forma alguma negar à ação do Espírito que gerou na Igreja através do concílio: ”Sinto ainda mais intensamente o dever de indicar o Concílio como a grande graça de que beneficiou a Igreja no século XX.”( Carta apostólica ovo milênio ineunte, 57).

Quero concluir com essa belíssima palavra do Papa Leão em sua última catequese desta quarta-feira: “Ao aproximarmo-nos dos Documentos do Concílio Vaticano II e redescobrirmos a sua profecia e atualidade, acolhemos a rica tradição da vida da Igreja e, ao mesmo tempo, questionamos o presente e renovamos a alegria de correr ao encontro do mundo para levar o Evangelho do Reino de Deus, um reino de amor, de justiça e de paz”.

Vivamos o concílio! Abracemos as catequeses do Papa Leão! Busquemos ser uma Igreja Conciliar e estaremos atendendo à ação do Espírito Santo de Deus que age e sempre agirá independentemente dos nossos gostos e opiniões!

Pe Marcelo Campos da Silva D’Ippolito
Pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição – Rio das Ostras/RJ

Compartilhar: