Edição 2022 do Dia de Oração pela Santificação do Clero é realizada em Macaé

Diocese de Nova Friburgo, 30 de junho de 2022

Na celebração do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja dedica orações pela Santificação do Clero. A Diocese de Nova Friburgo reuniu os presbíteros para celebrar este dia na última quinta-feira (23/6), na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, situada no município de Macaé – sede do Vicariato Litoral. A programação contou com palestra, momento para confissões, Santa Missa e almoço de confraternização.

Fazendo memória aos 60 anos da consagração da Diocese à Imaculada Conceição de Maria, o encontro teve como inspiração a passagem bíblica Lucas 1, 39: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”. A palestra foi ministrada pelo Pe. José Roberto, OSC, que fundamentado na citação proposta fez alusão à missão que será realizada na Diocese Irmã, em Jardim – MS, no mês de julho/2022.

Pe. José Roberto meditou ainda sobre o caminho da Santidade a ser percorrido pelos clérigos. Esta trajetória independe da idade cronológica e do tempo de sacerdócio, mas é alicerçada em uma vida baseada em oração, espiritualidade, ação pastoral, relações interpessoais e cuidados pessoais. Citando o Papa Francisco sublinhou que “Um bom padre, antes de tudo, deve ser um homem com sua própria humanidade, que conhece sua história com suas feridas e riquezas, e que aprendeu a fazer paz consigo, adquirindo certa tranquilidade interior, própria de um discípulo de Jesus”.

Por volta das 11h30, foi realizada a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, e concelebrada pelos presbíteros da Diocese. Durante a sua homilia, retornou à importância do caminho da Santidade nos tempos atuais. “Quanto mais humano, mais Santo e quanto mais Santo, mais humano. Sem humildade e misericórdia não há santidade, a indiferença não pode ser santidade”, destacou.

Após a Celebração Eucarística foi realizado o almoço de confraternização do clero no salão paroquial da matriz, encerrando o encontro. Foi uma manhã marcada pela espiritualidade e fraternidade entre o Clero Diocesano.

Texto:Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Macaé)
Foto:Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Macaé)