Dom Luiz Antonio preside pela primeira vez Missa Campal de Corpus Christi, em Nova Friburgo

Diocese de Nova Friburgo, 24 de junho de 2022

Corpus Christi, solenidade, dia festivo em honra ao Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Em Nova Friburgo, para celebrar a grandeza desse momento, as comunidades se reuniram em 16 de junho para confeccionar os tradicionais tapetes de sal e participar da Santa Missa Campal, realizada na Paróquia São Bento Abade, no bairro Ypu, em Nova Friburgo.

Seguindo o tema proposto para o 18º Congresso Eucarístico Nacional: “Pão em todas as mesas” a celebração deste ano marcou a retomada da festividade nestes moldes, afinal nos últimos dois anos, devido ao período mais crítico da pandemia de Covid-19, tudo foi realizado com presença reduzida de fiéis e sem a confecção dos tapetes de sal. Também foi realizado o Corpus Christi Solidário com a arrecadação de alimentos, agasalhos e cobertores, destinados, por meio da Cáritas Diocesana, às pessoas em vulnerabilidade social.

Tapetes

A movimentação para a confecção dos tapetes de sal começou na noite anterior à solenidade, em 15 de junho, quando um grupo de voluntários, a partir das 22h, já se movimentava na Avenida Alberto Braune, situada no coração da cidade, para fazer a necessária demarcação do local onde ficaria cada um dos 70 tapetes. Durante a madrugada, por volta das 4h, quando a temperatura se aproximava do 5ºC na cidade serrana, outro grupo já preparava o carregamento das sacas de sal grosso, que deveriam ser distribuídas para o início do tingimento que dá vida aos desenhos artísticos.

Por volta das 6h, chegaram aqueles que dariam vida aos tapetes: leigos e leigas de diferentes paróquias, movimentos e pastorais da Igreja; assim como integrantes de Colégios, escolas de samba, militares, entre outros.

Alguns tapetes chamaram muito a atenção: dois da Catedral Diocesana, um trazia os três pastorinhos usando máscaras de proteção e outro que trazia o Sr. Ramalho recebendo a Sagrada Eucarística, ele que foi Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística por muitos anos e faleceu em decorrência da Covid-19; assim como o tapete confeccionado pelo Movimento Império das Negas, retratando a escritora Carolina de Jesus, mulher, negra, semianalfabeta e catadora de papelão, que tornou-se uma das mais importantes escritoras do país.

Santa Missa

Era notória a alegria de Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, Bispo Diocesano, ao presidir a primeira Santa Missa Campal de Corpus Christi na cidade. Ao seu lado estavam diversos sacerdotes das paróquias locais, diáconos, seminaristas e expressiva presença do povo de Deus. Também participou da cerimônia o prefeito Johnny Maycon acompanhado pela primeira-dama, Lorraine. “Na hora da Divina Misericórdia, neste dia festivo, estamos reunidos no amor de Cristo para participar da Santa Missa da Solenidade Corpus Christi”, enfatizou o Bispo ao princípio da cerimônia.

Iniciando a pregação, Dom Luiz refletiu. “Hoje percorrendo a rua e a avenida onde foram montados os tapetes pude perceber o amor que nosso povo tem pela Eucaristia. De fato, a Eucaristia é a fonte, o centro da vida cristã. Sem a Eucaristia não podemos viver, é o Pão Vivo descido do céu. É Jesus, presença real na hóstia consagrada, nosso alimento para a nossa peregrinação, nossa caminhada em direção à Casa do Pai”.

- Quero manifestar minha gratidão pela presença de vocês aqui nesta Santa Missa e a todos aqueles que de alguma forma contribuíram para a realização da nossa Missa, da nossa procissão. É o meu primeiro Corpus Christi com vocês, com a procissão. Ano passado celebramos, mas não foi possível a Missa Campal. Mas esse ano, mesmo ainda com a preocupação por conta do aumento dos casos de Covid-19, foi possível retomar gradativamente a nossa alegria, tudo aquilo que já é feito aqui todos os anos. É uma tradição essa Missa e procissão de Corpus Christi, aqui em nossa cidade. Essa é a Missa da unidade. Por isso, estão aqui os padres de várias paróquias do município. Estamos todos aqui reunidos em torno do altar... Quero agradecer aos padres por todo zelo pastoral e por não deixarem faltar a Eucaristia na vida dos fiéis – ressaltou.

Nos instantes finais, o Vigário Episcopal Sede e Pároco da comunidade anfitriã, Pe. Gelcimar Petinati, agradeceu a todos os envolvidos na realização deste dia festivo.

Procissão

Após a primeira benção com o Santíssimo, realizada ainda no local da Missa, teve início a procissão com Jesus Eucarístico pelas ruas da cidade. Foi dada uma segunda benção, esta para todo o município, e aconteceu na Prefeitura Municipal, com a presença do prefeito e da primeira-dama.

Embalados por canções em louvor ao Santíssimo Sacramento e orações, os fiéis acompanhavam atentos as reflexões do Pe. Marcus Vinícius Moreira Falcão, Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Olaria, que animou a caminhada de fé.

O local da terceira e última benção com o Santíssimo Sacramento foi a Catedral Diocesana. Ali, o povo foi convidado a iluminar a procissão com as lanternas de seus celulares, momento que tornou ainda mais visível, por meio das luminárias, a luz da fé que permanece acessa no coração de cada fiel.

Texto:Grasiele Guimarães
Foto:Grasiele Guimarães