LITORAL: Mês Mariano Diocesano - Comunidades litorâneas celebram visita da imagem peregrina da Imaculada Conceição

Diocese de Nova Friburgo, 02 de junho de 2022

Entre os dias 30 de abril e 26 de maio, as comunidades do Vicariato Episcopal Litoral receberam uma grata visita: a imagem peregrina de Nossa Senhora, a Imaculada Conceição. A imagem é uma das três que percorreram cada vicariato, respectivamente, durante o Mês Mariano Diocesano, tempo festivo no qual celebramos os 60 anos de consagração da Diocese de Nova Friburgo à sua padroeira, a Imaculada Conceição. Confira como aconteceram algumas atividades.

Paróquia Nossa Senhora da Glória – Macaé

A comunidade paroquial de Nossa Senhora da Glória, em Macaé, recebeu no dia 6 de maio a visita da imagem peregrina da Padroeira Diocesana. A imagem veio à comunidade pelas mãos do Pároco de São Jorge das Missões, Pe. Rodrigo Rimes, onde estava anteriormente. Na paróquia macaense a imagem peregrina foi recebida pelo Pároco, Pe. José Ruy Corrêa Júnior.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Macaé

Na manhã da segunda-feira (22) a Paróquia Nossa Senhora de Fátima situada em Macaé/RJ, acolheu a imagem peregrina da Imaculada Conceição, padroeira da Diocese de Nova Friburgo.

A peregrinação foi realizada por ocasião do Mês Mariano Diocesano em comemoração ao aniversário de 60 anos de consagração da Diocese à Imaculada. Trazida da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Lagomar, pelo Pe. Bruno Freitas a imagem foi entregue ao Pároco da matriz, Pe. Fábio Felippe.

Na programação para a recepção da imagem constou a Santa Missa presidida pelo Pároco às 12h, Santo Terço Mariano às 18h, Santa Missa às 19h e, logo em seguida, o Ofício da Imaculada Conceição e contou com expressiva participação do fiéis.

Na terça-feira (23), a imagem permaneceu na matriz até às 17h30 e, depois, foi conduzida pelo Pe. Fábio Felippe a Paróquia São João Batista - Macaé e entregue ao Pároco local, o Monsenhor José Luiz Bustamante com a presença dos fiéis.

Paróquia de Santo Antônio - Macaé

A Paróquia Santo Antônio celebrou na quinta-feira (26) a visita da imagem peregrina da Imaculada Conceição. Ao final da Santa Missa, o momento de devoção também foi marcado pela oração que relembra a Consagração da Diocese de Nova Friburgo à Nossa Senhora da Conceição, em 1962.

A imagem peregrina chegou à Paróquia Santo Antônio pelas mãos do Monsenhor José Luiz Bustamante, Pároco da Paróquia São João Batista de Macaé. Uma palestra do Diácono Sérgio Catão antecedeu a oração do Santo Rosário, em honra e louvor a Imaculada Conceição.

Na Missa, Pe. Gleison Lima, Vigário Episcopal do Litoral e Pároco, registrou o momento de festa e de história representado pela peregrinação da imagem da Imaculada Conceição, que marca os 60 anos de Consagração da Diocese de Nova Friburgo.

“É com alegria que nós encerramos, a nível Paroquial, o tempo que tivemos no mês de maio da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da nossa Diocese, que visita as igrejas do nosso Vicariato desde o final de abril. Nós da Paróquia Santo Antônio temos o privilégio de participar do encerramento desta peregrinação que marca os 60 anos da Consagração da nossa Diocese”, destacou o Pároco.

Segundo Padre Gleison, a visita da imagem peregrina da Imaculada Conceição nos oferece a oportunidade de renovarmos a fé, de buscar a proximidade junto a Deus através da sua intercessão, e de confiar à Nossa Senhora as nossas vidas e a nossa família.

“Precisamos ser pessoas de fé, e precisamos recorrer à Nossa Senhora para interceder junto a Deus, e nos permitir seguir firme nos seus ensinamentos. Mas essa atitude não pode ser da boca para fora. Rezamos no Pai Nosso: que seja feita a vossa vontade, mas será que estamos preparados para os desígnios que Deus preparou para nós? Esta é a oportunidade de buscar, na oração, a nossa reconciliação com Jesus sob a intercessão de Nossa Senhora”, apontou.

Ao final da Santa Missa, a comunidade da Paróquia Santo Antônio foi convidada a rezar a oração composta por Dom Clemente em 1962, que consagrou a Diocese de Nova Friburgo à Nossa Senhora da Conceição.

Texto:Grasiele Guimarães e Pascom das Paróquias Nossa Senhora de Fátima (Macaé) e Santo Antônio (Macaé)
Foto:Pascom das Paróquias Nossa Senhora da Glória (Macaé), Nossa Senhora de Fátima (Macaé) e Santo Antônio (Macaé)