Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de Nova Friburgo integra-se ao movimento mundial da “Semana Laudato Si 2022”

Diocese de Nova Friburgo, 31 de maio de 2022

Iniciativa do Vaticano marcou o retorno dos eventos presenciais e os 7 anos da Encíclica do Papa Francisco

O Papa Francisco convidou comunidades católicas e a sociedade de todo o mundo a participarem da Semana Laudato Si’ 2022. Este evento global com duração de uma semana – de 22 a 29 de maio - marcou o sétimo aniversário da encíclica histórica do Papa Francisco sobre o cuidado da criação, unindo os 1,3 bilhão de católicos do mundo para ouvir e responder ao grito da criação de Deus na construção de soluções efetivas para o duplo desafio que está diante de todos nós: da emergência climática e da crise ecológica.

O tema dessa semana foi “Escutar e caminhar juntos”, orientado pelo seguinte lema, inspirado numa citação da Laudato Si’ do Papa Francisco: “Unir toda a família humana para proteger a nossa casa comum”. (LS 13)

Nestes oito dias celebrou-se os progressos feitos para dar vida à “Laudato Si” em todos os territórios, intensificando os esforços por meio da nova Plataforma de Ação Laudato Si’ do Vaticano, que está capacitando instituições, comunidades e famílias católicas a implementar plenamente as indicações da Encíclica.

Cada dia da semana houve um evento global realizado presencialmente, de forma on-line ou híbrida. Os eventos trouxeram luz a temas centrais, como a biodiversidade, a resposta ao grito dos pobres, o desinvestimento, o consumo consciente, a educação e a uma nova espiritualidade, num chamado urgente à Conversão Ecológica para a mudança de paradigmas, pensamentos e, sobretudo, de hábitos da vida cotidiana.

Localmente, os membros da Pastoral da Ecologia Integral puderam acompanhar e ajudar na divulgação desses eventos, fortalecendo o espírito de unidade nesta missão em comum. Algumas atividades foram promovidas durante a semana, com destaques para os municípios de Macaé (que reúne o maior número de membros atualmente), participando ativamente das manifestações e campanhas locais em defesa da preservação da água, na luta urgente contra o movimento nacional de implantação dos grandes empreendimentos como as PCHs, Portos e Poços de petróleo – com gravíssimo impacto negativo em toda a região - e de Nova Friburgo, com o início da articulação dessa Pastoral na Paróquia Imaculada Conceição, no Jardim Ouro Preto, promovendo atividades diárias como os “Círculos Laudato Si”, momentos de oração personalizados e a Celebração de encerramento da Semana com o gesto concreto de plantio de uma árvore nativa no entorno da paróquia.

A culminância dessa Semana, em nível Diocesano aconteceu no VII Encontro de Comunidades, no dia 28 de maio, em Macaé, reunindo mais de 200 participantes de todo o território e contando com a marcante presença do Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, trazendo alguns momentos marcantes:

- Uma Oficina sobre a Pastoral da Ecologia Integral conduzida por Janaina Gralato (coord. da Pastoral na Diocese), resgatando um breve histórico sobre esse movimento pastoral no Brasil (desde 2003, mais fortemente após o lançamento da Laudato Si, em 2015) e na Diocese (desde julho de 2021), além de apresentar as ideias e os objetivos centrais da Encíclica, um vídeo explicativo, as 10 sugestões práticas para as mudanças cotidianas das pessoas e comunidades e a oferta de um teste chamado “Pegada Ecológica” visando a tomada de consciência sobre o impacto socioambiental das escolhas diárias e do estilo de vida de cada um(a) em nosso planeta.

- A produção e distribuição do primeiro material impresso da Pastoral: um folder contendo uma apresentação geral da Encíclica Laudato Si, trazendo 10 dicas práticas como apoio à Conversão Ecológica, tão importante e urgente em nosso mundo. (Baixe o arquivo do folder e compartilhe: https://drive.google.com/file/d/16rAQ4SmSuMG5VSZb978XLPwl1LeONeIH/view?usp=sharing) .

- O lançamento da logomarca da Pastoral Diocesana, com a preparação de camisetas contendo também trechos de destaque da Encíclica.

- A promoção de um momento coletivo com a “Oração Comum pelo 7º aniversário da Laudato Si”, envolvendo todos os membros do encontro.

Nesta ocasião, os participantes da Oficina apresentaram uma síntese do que foi debatido e aprofundado, reforçando o convite à adesão de mais membros das comunidades da Diocese para fortalecer e ampliar esse importante trabalho em nossa região, além de disponibilizar os novos canais de comunicação e o arquivo digital do folder para todas as pessoas e comunidades que desejem trabalhar com a Pastoral nessa semeadura.

Quem desejar saber mais, participar da Pastoral da Ecologia Integral, ter acesso aos materiais produzidos e camisetas, basta se cadastrar pelo formulário disponível no link https://forms.gle/gF6Eruvhc64yaAcx8 ou enviar mensagem privada para a coordenação através do e-mail past.ecointegralnf@gmail.com ou do Instagram @ecointegralnf.

"A crise ecológica é um apelo a uma profunda conversão interior. (...) Viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial duma existência virtuosa." (Papa Francisco - Laudato Si, nº 217)

Texto:Janaina Gralato Batista (Coordenadora Diocesana da Pastoral da Ecologia Integral)
Foto:Pastoral da Ecologia Integral