Mês Mariano Diocesano – Diocese de Nova Friburgo acolhe nova Leiga Consagrada

Diocese de Nova Friburgo, 27 de maio de 2022

Em 7 de maio de 2022, a comunidade paroquial de Sant’Ana, no Cônego – Nova Friburgo – vivenciou a consagração da 15ª Leiga Consagrada Ordo Virginum, da Diocese de Nova Friburgo. Marcele Winter Gago pronunciou o seu sim na radicalidade de sua entrega a Deus como Leiga Consagrada Ordo Virginum diante do Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, na mesma ocasião em que a paróquia recebia a visita da imagem da Imaculada Conceição, devido à peregrinação do Mês Mariano Diocesano.

Neste momento tão rico para a nossa Igreja Diocesana, em união com as demais Leigas Consagradas, Marcele tornou-se mais uma pedra viva em nossa Igreja Particular de Nova Friburgo. Na simplicidade evangélica, ela continuará vivendo junto à família e no meio do povo, trabalhando, tendo assumido o compromisso de sua vocação com generosidade, alegria, esperança e amor.

Nos minutos iniciais da cerimônia, a Leiga Consagrada, Lúcia Jasmin, narrou um breve relato da caminhada do grupo na diocese, explicando que a primeira consagração de uma leiga na diocese aconteceu em 1977, quando Dom Clemente Isnard, OSB, primeiro Bispo Diocesano, consagrou Ivone Emerick. “Estamos à disposição da Igreja... entregamos a vida”, afirmou Lúcia Jasmin.

Após a proclamação do Evangelho, teve início o Rito de Consagração, com o chamado. Em seguida, iniciou-se a homilia.

- Costumo dizer que estou colhendo frutos que outros semearam... A Marcele já está pronta desde antes do início da pandemia, mas por conta da pandemia adiamos algumas vezes e chegou o momento. Deus tem os seus caminhos! Então, sugerimos que a consagração fosse em maio, no Mês Mariano Diocesano. Foi uma surpresa ainda maior a imagem peregrina de Nossa Senhora estar aqui na paróquia, é mais um sinal pascal – disse o Bispo no início da homilia.

“Agradeço às Leigas Consagradas. Foi o testemunho de vocês que fez com que a Marcele desse um sim a esse chamado tão particular e tão importante para a Igreja”, enfatizou o Bispo. “Gratidão Marcele pelo seu sim. Muito obrigado por essa oferta a Deus, por sua alegria, bondade e simplicidade”, manifestou Dom Luiz Antonio.

Prosseguindo, o Bispo enfatizou. “Consagrar-se é entregar-se a Deus. A Marcele hoje faz essa entrega de modo solene, a partir de um Rito de Consagração. Mas todos nós também somos chamados a, pelo nosso Batismo, pela nossa fé, fazemos a nossa entrega diária a Deus, entrega da nossa vida, dos nossos dons, mas hoje a Marcele está fazendo esta entrega de modo mais radical”, enfatizou.

Ao final, Marcele manifestou sua gratidão a todos que contribuíram para a sua consagração.  Após os agradecimentos, o Bispo Diocesano apresentou a todos a futura Leiga Consagrada Ordo Virginum da Diocese de Nova Friburgo: a Sra. Ivete Regina de Lima, Vice-Ecônoma da Diocese, que manifestou seu sim a essa vocação específica e iniciará em breve o processo de preparação para a sua consagração.

Entre os concelebrantes estava o Pe. Higor Moraes de Jesus, sacerdote que assessora o grupo das Leigas Consagradas Ordo Virginum, e o Pe. Alex Paiva, Diretor Espiritual de Marcele, sacerdote que acompanhou o processo de seu discernimento vocacional.

Texto:Grasiele Guimarães
Foto:Grasiele Guimarães