NORTE: Comunidade de Floresta celebra sua padroeira, Santa Rita de Cássia

Diocese de Nova Friburgo, 27 de maio de 2022

A Paróquia Santa Rita de Cássia, em Floresta - Cantagalo, realizou, com muita alegria este ano, os festejos em honra à sua Padroeira. Após 2 anos sem a participação efetiva dos fiéis, devido à pandemia, este ano os devotos de Santa Rita puderam celebrar juntos em seu louvor.

Iniciando no dia 13 de maio, com a Novena de Santa Rita, que foi até o dia 21, sendo rezada a cada dia ao final das missas celebradas pelo Pároco, Pe. Pablo Guimarães, exceto no dia 14 de maio, dia no qual a Missa foi celebrada pelo Vigário Geral da Diocese de Nova Friburgo, Pe. Jorge Eduardo Coimbra, e concelebrada pelo Pe. Pablo.

No dia 22 de maio, as homenagens a Santa Rita iniciaram às 5h30, com a movimentação dos fiéis rumo à tradicional alvorada, levando a imagem de Santa Rita pelas ruas de Floresta, pelas mãos dos paroquianos em momento de elevada devoção, ao som da banda de música e das orações. Chegando na Igreja Matriz, foi partilhado pelos fiéis o café comunitário, unidos aos ciclistas vindos de cidades vizinhas, que este ano participaram do II Pedal da Padroeira, evento realizado também em homenagem a Santa Rita.

Seguindo este dia festivo e devocional, foi celebrada a Missa da manhã, às 9h, em louvor a Santa Rita pelo Pe. Pablo, com a bênção e distribuição das rosas.

Foi servido o almoço no pátio da Igreja Matriz aos paroquianos e visitantes, inclusive os ciclistas, momento de convívio e partilha

À noite, foi celebrada a Missa Solene, às 18h, pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, em honra e louvor a Santa Rita, sendo concelebrada pelo Pe. Pablo. Ao final da Missa a benção e distribuição das rosas e do mel exaltaram, nas palavras de D. Luiz, o perfume e a doçura da tão querida Padroeira Santa Rita de Cássia.

Seguida à Missa, a Procissão luminosa percorreu as ruas de Floresta, elevando as imagens de Santa Rita e Nossa Senhora de Fátima aos olhos dos fiéis, que, neste ato de devoção, dirigiram suas preces e agradecimentos a Deus por meio de tão poderosa intercessão.

O show católico com o Ministério de Música Dom Bosco, da cidade de São Sebastião do Alto, encerrou este dia de louvor e homenagens a Santa Rita de Cássia.

Oh gloriosa Santa Rita de Cássia, rogai por nós!

Texto:Pascom da Paróquia Santa Rita de Cássia (Floresta)
Foto:Pascom da Paróquia Santa Rita de Cássia (Floresta)