SEDE: Mês Mariano Diocesano - Primeira semana de peregrinação é realizada pelas comunidades do Vicariato

Diocese de Nova Friburgo, 13 de maio de 2022

As comunidades paroquiais do Vicariato Episcopal Sede receberam a imagem peregrina da Imaculada Conceição, padroeira da Diocese de Nova Friburgo. A atividade está relacionada ao Mês Mariano Diocesano, no qual são celebrados os 60 anos da Consagração da Diocese à Imaculada Conceição. Nesta primeira semana da peregrinação neste Vicariato, a imagem percorreu os municípios de Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo. Confira.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Papucaia)

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Papucaia - Cachoeiras de Macacu, foi a primeira comunidade do Vicariato Sede a receber a visita da imagem peregrina da padroeira diocesana, a Imaculada Conceição. Em Papucaia, a peregrinação aconteceu no sábado (30/04). A imagem percorreu algumas capelas e também foi levada pelo Pároco, Pe. Cláudio Menezes, à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) deste município.

Paróquia Sant’Ana (Japuiba)

Já na Paróquia de Japuiba, em Cachoeiras de Macacu, a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição aconteceu na Quadra da Escola de Samba Unidos de Japuiba assim como na Santa Missa e na Tarde com Maria. Na Paróquia Sant'Anna de Japuiba, a peregrinação aconteceu em 1º de maio.

Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição (Cachoeiras de Macacu)

A terceira comunidade do Vicariato Sede a receber a imagem peregrina da padroeira diocesana foi a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeiras de Macacu. O dia na companhia da imagem da Imaculada Conceição foi repleto de bênçãos! Na comunidade de Cachoeiras de Macacu a visita aconteceu em 2 de maio.

Paróquia São Bento Abade (Ypu)

A Paróquia de São Bento Abade recebeu, em 5 de maio, a imagem peregrina da Imaculada Conceição. A atividade faz parte do Mês Mariano Diocesano e tem o objetivo de celebrar os 60 anos de Consagração da Diocese de Nova Friburgo.

A oração do Ângelus, foi presidida pelo Pároco, Pe. Gelcimar Petinati, as 12h. Em seguida, aconteceu a exposição pública da imagem e a comunidade teve a oportunidade de fazer orações e agradecimentos. Na programação ainda foram realizados o Terço e a Santa Missa.

- Hoje é uma ocasião muito especial, estamos recebendo a imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição. Maria através de sua intercessão nos auxilia para recebermos, de Jesus, muitas bênçãos e graças. Maria Santíssima é a portadora das bênçãos, pois ela é mãe, destacou durante a homília o Pároco.

Durante o Mês Mariano, o Santo Terço será rezado diariamente na Paróquia São Bento Abade. O momento contará com a presença dos membros das pastorais e a participação da comunidade.

Paróquia Nossa Senhora das Graças (Olaria)

Nesse Mês Mariano Diocesano, em comemoração dos 60 anos da Consagração Diocese de Nova Friburgo, a imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição esteve na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Olaria, no dia 6 de maio, sexta-feira.

Durante o dia a imagem foi levada nos comércios e em algumas casas do bairro de Olaria. Na parte da noite foi rezado o Terço e celebrada a Santa Missa na Igreja Matriz. No dia seguinte, a imagem foi levada para a Paróquia de Sant’Ana do Cônego.

Texto:Grasiele Guimarães e Pascom das Paróquias Sant’Ana (Japuiba), São Bento Abade (Ypu) e Nossa Senhora das Graças (Olaria)
Foto:Pascom das Paróquias Nossa Senhora de Fátima (Papucaia), Sant’Ana (Japuiba), Nossa Senhora Imaculada Conceição (Cachoeiras de Macacu), São Bento Abade (Ypu) e Nossa Senhora das Graças (Olaria)