SEDE: Bispo Diocesano crisma mais de 40 jovens e adultos da Paróquia Sant'Ana, em Campo do Coelho

Diocese de Nova Friburgo, 26 de novembro de 2021

A noite de 17 de novembro foi profundamente especial para cerca de 40 crismandos da Paróquia Sant'Ana, em Campo do Coelho - Nova Friburgo. O motivo? Estes jovens e adultos foram confirmados na fé pelas mãos do Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci. A Crisma deste expressivo grupo aconteceu em Barracão dos Mendes, em um salão amplo e arejado, localizado em frente à Capela Sagrado Coração de Jesus e Imaculada Conceição, pertencente a este território paroquial.

“Onde reina o amor Deus aí está! Tem amor aqui gente? Tem muito amor! Deus está presente! Estamos na Capela dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Coração é expressão, é o lugar do amor. Quero agradecer a oportunidade de estar aqui com vocês hoje. Tudo foi preparado com muito carinho e amor. Isso vocês fizeram e, como Bispo, agradeço – expressando esse sentimento à comunidade, Dom Luiz Antonio iniciou a celebração.

Na oportunidade saudou o Administrador Paroquial, Pe. Jandir Corrêa, também Reitor do Seminário Diocesano, assim como Diácono Permanente Luiz Carlos Capozzi, atuante na paróquia. Agradeceu ainda aos seminaristas, por auxiliarem nesta celebração, aos catequistas que prepararam os cerca de 40 crismandos, lembrando que alguns destes também receberiam a Primeira Comunhão.

Durante a pregação, dirigiu a palavra aos crismandos.

- Que bom que vocês perseveraram. Hoje estamos coroando o percurso que vocês fizeram, e no meio da pandemia. Isso tem ou não valor diante de Deus? Tem, e que valor! Perseverar já não é fácil, mas no meio da pandemia então, tem um valor ainda maior! Estamos aqui para coroar o caminho que os jovens e adultos das comunidades da Paróquia Sant’Ana fizeram. Vamos coroar, mas não encerrar, pois nada na Igreja se encerra, tudo começa! Vocês vão receber o Dom do Espírito Santo. Deus hoje envia vocês para a Missão de evangelizar, ser Sal da Terra e Luz do mundo. Hoje vocês recebem o Dom do Espírito Santo para continuar participando vivamente da vida da Igreja, para ser um bom cristão no mundo, na sociedade – disse.

Complementando sua fala, recordou que o Sacramento da Crisma é o Sacramento da maturidade, no qual somos confirmados na fé em Jesus Cristo. “É o Sacramento da responsabilidade. O Pe. Jandir, eu e o Diácono esperamos que vocês, após a Crisma, continuem participando da vida da Igreja. Vocês sabem que na Igreja não falta trabalho, faltam operários. Que cada um de vocês crismandos encontrem o lugar de vocês na Igreja; tem lugar para vocês e a Igreja quer acolher vocês. Participem das Missas, das atividades, iniciem um Grupo Jovem... tem tantas coisas que podem ser feitas”, orientou o Bispo.

Saudando os catequistas, Dom Luiz Antonio manifestou sua profunda gratidão. “Se vocês crismandos perseveraram é porque o padre e os catequistas colaboram com isso, com criatividade. Muito obrigado pela perseverança de vocês catequistas”.

Encerrada a pregação, o Sucessor dos Apóstolos deu início ao Rito da Crisma.

Nos instantes finais da celebração, o Pe. Jadir Corrêa expressou seu agradecimento ao Bispo, aos catequistas, crismandos e à toda comunidade. Encerrada a cerimônia, os crismados foram divididos em dois grupos, devido à pandemia de Covid-19, para ser feita a foto oficial junto ao Bispo.

Texto:Grasiele Guimarães
Foto:Grasiele Guimarães