Em reunião de coordenadores, Pastoral dos Coroinhas dá os primeiros passos para o Processo de Escuta Sinodal

Diocese de Nova Friburgo, 26 de novembro de 2021

No último dia 24 de novembro aconteceu a primeira reunião de coordenadores da Pastoral dos Coroinhas, para iniciar o Processo de Escuta Sinodal. A reunião foi realizada em ambiente remoto, iniciando com uma breve apresentação dos membros e com um momento de oração pelo processo de escuta com a Oração pelo Sínodo: Adsumus Sancte Spiritus.

Esta foi uma reunião de caráter preparatório para situar os agentes da pastoral sobre o tema e trabalho a ser desenvolvido. A Coordenadora Diocesana, Magna Peçanha, conduziu a apresentação e reflexão com base nos textos norteadores enviados pela Diocese de Nova Friburgo, sendo o documento preparatório – Para uma Igreja sinodal: Comunhão, Participação e Missão; o Vademecum para o Sínodo sobre a sinodalidade e o roteiro com as questões principais.

A Comissão Teológica Internacional (CTI) descreve assim a sinodalidade (nn. 3 e 70): “A sinodalidade designa, antes de mais, o estilo peculiar que qualifica a vida e a missão da Igreja, exprimindo a sua natureza como Povo de Deus que caminha em conjunto e se reúne em assembleia, convocado pelo Senhor Jesus na força do Espírito Santo para anunciar o Evangelho. Ela deve exprimir-se no modo ordinário de viver e de agir da Igreja.” (Vademecum, p. 7). O mesmo documento afirma que “as dioceses são chamadas a ter em conta que os principais sujeitos desta experiência sinodal são todos os batizados. [...]. É necessário também encontrar meios criativos para envolver as crianças e os jovens.” (p. 12-13).

Sendo assim, as reflexões propostas foram no sentido de fomentar a participação dos adolescentes e jovens da Pastoral dos Coroinhas na dinâmica do Sínodo, considerando a premissa de ouvir a todos, sobretudo, estes, que são considerados o futuro da Igreja.

Após a apresentação, reflexão e partilha do grupo, foram feitos os encaminhamentos para as etapas seguintes. Sendo assim, ficaram definidas as próximas ações: cada coordenação fará a escuta com a sua respectiva equipe de coroinhas e cerimoniários, e apresentará uma síntese das respostas na próxima reunião que será realizada no dia 14/12, às 20h, para que então, finalizem o trabalho respondendo ao questionário enviado pela diocese.

Texto: Magna Peçanha (Coordenadora Diocesana da Pastoral dos Coroinhas)
Foto: Magna Peçanha (Coordenadora Diocesana da Pastoral dos Coroinhas)