Voluntários de Nova Friburgo levam irmãos em situação de rua para participar do evento ‘Com Deus tem jeito’, realizado em Cachoeira Paulista (SP)

Diocese de Nova Friburgo, 23 de novembro de 2021

Na madrugada entre os dias 12 e 13 de novembro, um ônibus com cerca de 30 passageiros, entre voluntários e irmãos em situação de rua, partiu de Nova Friburgo com destino à Comunidade Canção Nova, situada em Cachoeira Paulista (SP). O motivo? Levar o maior número possível de irmãos em situação de rua para participar do evento: ‘Com Deus tem jeito’, evento promovido pela Obra Lumen de Evangelização, de Fortaleza – CE, que tem por objetivo proporcionar a estes irmãos uma experiência pessoal com Jesus e a sua misericórdia. O evento foi realizado na véspera do V Dia Mundial dos Pobres, celebrado em 14 de novembro, e transcorreu seguindo os protocolos da pandemia de Covid-19.

“Como dizia São João Dom Bosco: ‘Não basta que os jovens sejam amados. É preciso que eles saibam que são amados’. Por isso, precisamos encontrar uma maneira de estar próximos dos irmãos... O Encontro do Ressuscitado com o Abandonado, que gera a cultura do Encontro e a revolução do Amor no mundo!’. Esse trecho da cartilha direcionada aos missionários e voluntários ajuda a compreender ainda melhor este encontro.

Para a realização de tamanho projeto, tudo começou com muita antecedência, em uma parceria entre a Obra Lumen de Evangelização e a Associação Bodas de Caná, de Nova Friburgo - RJ. Em fevereiro de 2020, antes da pandemia de Covid-19, missionárias da Obra Lumen, organizadora do evento, vieram para Nova Friburgo para um período de divulgação e arrecadação de recursos, panfletando nas Missas e conseguindo de porta em porta nas paróquias a ajuda dos irmãos para que tudo acontecesse. Essa mesma iniciativa foi realizada em todo o país, afinal a Obra Lumen arca com todas as despesas para a realização do evento, incluindo o transporte dos irmãos até Cachoeira Paulista, alimentação entre outros.

Em seguida, foi realizada a visitação aos irmãos em situação de rua, para apresentar-lhes a proposta do evento e o convite para a participação. Neste momento, também foram criados laços e vínculos, por meio dos voluntários, muitos destes das paróquias de Nova Friburgo, que já visitam esses irmãos, levando todas as semanas alimentação, vestuário, uma palavra amiga, entre outros. Para o convite e cadastro de irmãos, os voluntários Flávio Dias e Wellington Guimarães, visitaram diversos irmãos durante, aproximadamente, 15 dias, entre o final de outubro e início de novembro de 2021.

Encerrada a visitação, no dia 12 de novembro, os voluntários levaram esses irmãos para a Catedral Diocesana São João Batista, no Centro da cidade, Igreja que abraçou como mãe a iniciativa e proporcionou, por meio de muitas mãos estendidas, os recursos necessários para que os irmãos pudessem viajar. Na Catedral puderam tomar banho, ganharam vestes novas, calçados, corte de cabelo e o sagrado alimento, com um jantar realizado por meio da oferta de um generoso grupo de paroquianos, muitos destes já engajados na Pastoral do Sopão São Padre Pio.

Todos também receberam a bênção concedida pelo Vigário Geral da Diocese e Pároco da Catedral, Pe. Jorge Eduardo Coimbra do Almo. Também receberam a visita e uma palavra do Vigário Paroquial da Catedral, Pe. Marcus Vinícius Muros. Antes de embarcar no ônibus, devido à baixa temperatura desta noite, a Catedral também ofertou um cobertor para cada um.

Chegando em Cachoeira Paulista, diante da programação que incluía pregações e testemunhos com os fundadores Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel e Nelson Giovanelli; os fundadores da Missão Belém, Pe. Gianpietro e Irmã Cacilda da Silva Leste; o fundador da Casa do Menor, Pe. Renato Chiera; o Ministro Geral da Toca de Assis, Irmão Belém; o fundador da Comunidade Católica São Padre Pio, Francisco Moisés dos Anjos; o missionário da Comunidade Canção Nova, Cleto Coelho; a cantora da Obra Lumen de Evangelização, Camila Correia; e o cantor e pregador do Rio de Janeiro, Cosme.

Quatro irmãos dentre o grupo que partiu de Nova Friburgo decidiram dar o seu sim e foram acolhidos, dois deles pela Comunidade Católica São Padre Pio (SP), um pela Missão Belém (SP) e outro na Missão São João Paulo II (SP).

Ao chegar em Nova Friburgo, o grupo foi recepcionado com outro jantar, realizado na Catedral. Outros dois irmãos que retornaram para Nova Friburgo, também já manifestaram o desejo de serem acolhidos nessas casas situadas no estado de São Paulo, com situação a definir.

Sobre o ‘Com Deus tem jeito’

O Encontro "Com Deus tem jeito" nasceu em 2016, no Ano da Misericórdia, como uma resposta ao apelo do Papa Francisco, que pedia, insistentemente, a comunhão para obras concretas de misericórdia.

Desde o primeiro encontro até o momento, mais de dois mil irmãos em situação de rua foram alcançados por Deus na Obra Lumen e mais de 600 irmãos foram acolhidos.

Fonte: Comunidade Canção Nova

Texto:Grasiele Guimarães