Por meio de LIVE, Catequistas participam de Encontro com o Bispo Diocesano

Diocese de Nova Friburgo, 16 de novembro de 2021

Com expressiva participação on-line dos Catequistas do território diocese e de outras dioceses, aconteceu na noite de 4 de novembro a LIVE – Encontro dos Catequistas com o Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci. O encontro foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Diocese de Nova Friburgo (Facebook e YouTube).

Presentes na LIVE estavam: o Assessor Diocesano da Pastoral Catequética, Pe. Wellington Moreira; a Coordenadora Diocesana da Pastoral Catequética, Paula Goureti; o Coordenador da Pastoral Catequética no Vicariato Litoral, Luciano Formiga. A transmissão da LIVE contou com o auxílio da Pastoral da Comunicação Diocesana.

Paula Goreti abriu o encontro, acolhendo aos partícipes, dando também às boas-vindas a Dom Luiz Antonio.

- É uma alegria muito grande poder hoje estar aqui participando deste momento, contando com a presença do nosso Bispo. ‘Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e Nele exultemos”. Com essas palavras do Salmo 117, nós da Pastoral Catequética queremos acolher com muita alegria o nosso Bispo Dom Luiz, que com amor zeloso de pastor vai nos conduzir para esse Encontro de Catequese.

O Bispo iniciou sua fala agradecendo aos catequistas por sua dedicação à missão, sobretudo neste tempo pandemia.

- Vocês se empenharam tanto. Com muita criatividade, com muito amor, generosidade, para manter os grupos unidos da maneira que era possível. Sabemos que a Catequese é essencialmente presencial. Nós falamos muito hoje na Catequese vivencial. Para vivenciar precisamos estar presentes na Missa, nos encontros, participando dos mistérios sagrados de Cristo, participando ativamente da vida da Igreja, da Liturgia, dos Encontros. Isso tudo foi afetado diretamente pela pandemia, sobretudo a Catequese com as crianças...Gratidão como Bispo, em nome da Igreja. Sei o esforço que vocês fizeram e estão fazendo para que possamos retomar a Catequese gradativamente, com toda responsabilidade, mantendo as normas de segurança – afirmou.

Mencionando o Diretório para a Catequese, do Pontifício Conselho para a Formação da Nova Evangelização, o Sucessor dos Apóstolos apontou qual é a finalidade da Catequese.

- Sabemos que o papel dos catequistas é levar as pessoas a Cristo. A fazer um encontro vivo com Cristo e um encontro com Cristo vivo. O diretório para a Catequese diz justamente isso, essa é a nossa missão. ‘Qual é a finalidade da Catequese? No centro de cada processo de Catequese está o encontro vivo com Cristo. É um trabalho de evangelização que realizamos, em comunhão e na intimidade com Jesus Cristo. Somente Ele pode levar ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar na vida da Santíssima Trindade. A comunhão com Cristo é o centro da vida cristã e, consequentemente, o centro da ação catequética. A Catequese se orienta a formar pessoas que conhecem cada vez mais Jesus e o seu Evangelho e escolher o seu mesmo modo de vida e sentimento, comprometendo-se a realizar nas situações históricas em que vivem, a missão de Cristo, que é o anúncio do Reino de Deus’... Essa é a nossa missão: apontar para Jesus.

Muita interação dos internautas aconteceu ao longo desta LIVE. Diversos trechos da reflexão de Dom Luiz Antonio foram replicados pelos participantes nos comentários, tais como: “O catequista é um mistagogo... Mistagogo vem de mística."; “Ser mistagogo é fazer de tudo para que os outros tenham um encontro com Jesus"; “Propagar o Amor sempre”; “Temos que educar na fé”; “Catequese é um acréscimo valioso na formação das crianças”; “?Exame de consciência: refletir as ações do catequista diante aos desafios”; “quanto mais humanos, mais santos seremos”.

Durante o encontro, Luciano Formiga direcionou ao Bispo cinco perguntas dos catequistas que giravam em torno das seguintes questões: Catequese pós-pandemia, Diretório para a Catequese, processo de Escuta sinodal.

Antes de encerrar, Pe. Wellington dirigiu algumas palavras ao Bispo.

- Queremos agradecer ao senhor. Nós dizemos que a Sagrada Escritura é a fonte da Catequese e usando a Sagrada Escritura queremos agradecer ao senhor, porque essa passagem do Profeta Jeremias: “Dai-vos ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com inteligência e sabedoria”. Isto é o que estamos provando também na nossa Diocese de Nova Friburgo. O Senhor foi muito bondoso nos enviando um Bispo que está seguindo o coração Dele... estamos rezando pelo seu pastoreio, estamos rezando pelo senhor... pode contar com a nossa fidelidade.

Dom Luiz Antonio despediu-se concedendo a bênção a todos.

Texto:Grasiele Guimarães
Foto:Imagens da transmissão AO VIVO