SÍNODO 2023 – Paróquias de Macaé realizam etapa de escuta à população na Tenda Sinodal

Diocese de Nova Friburgo, 16 de novembro de 2021

O Papa Francisco convocou um Sínodo que teve início no mês de outubro de 2021 e irá até o ano de 2023, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O processo sinodal é uma longa trajetória de escuta, de acolhimento e de discernimento. Atendendo aos apelos do Santo Padre e do Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Ricci, de que todos participassem e fossem escutados, a Tenda Sinodal foi uma iniciativa do Pe. Fábio Felippe, atual Coordenador de Pastoral do Vicariato Litoral e Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Macaé/RJ, com o objetivo de escutar as pessoas que são “de fora”.

A tenda foi montada na quarta-feira (10/11), na praça Veríssimo de Melo situada no Centro de Macaé. O ponto foi escolhido devido ser um local com intenso fluxo de pessoas. A equipe contou com a presença do Monsenhor José Luiz Bustamante - Pároco da Matriz de São João Batista-Macaé, do Pe. Fábio Felippe e com cerca de 15 paroquianos, entre eles estavam representadas as seguintes paróquias macaenses: Nossa Senhora de Fátima, São João Batista e Nossa Senhora de Lourdes.

Na ocasião foi realizada uma consulta à população, onde mais de 100 pessoas foram ouvidas na tarde da Quarta-feira, por meio de um questionário estruturado disponibilizado de duas maneiras: físico e digital através da plataforma “Google Forms”. As perguntas foram elaboradas pelo Pe. José Ruy Corrêa Júnior, Pároco da Nossa Senhora da Glória de Macaé, pelo Pe. Fábio e pela Sra. Ivânia Ribeiro, Coordenadora das pastorais sociais da Diocese de Nova Friburgo.

4, 5 e 6

Conforme o Papa Francisco motiva “Um caminho sem a participação de toda a Igreja é muito mais fácil. Contudo, o caminho com todos participando é muito mais rico!”. Dando continuidade à Tenda, o próximo passo será na quarta-feira, 17 de novembro, na Avenida Rui Barbosa “Calçadão de Macaé" em frente à Sociedade Musical Nova Aurora, outro ponto do município com expressiva circulação de pessoas.

Texto:Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Macaé)
Foto:Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Macaé)