Diocese promove segunda reunião de articulação da Pastoral do Povo de Rua

Diocese de Nova Friburgo, 16 de novembro de 2021

No sábado (6/11), aconteceu a segunda reunião de articulação da Pastoral do Povo de Rua na Diocese. Realizado a nível diocesano, o encontro ocorreu na Capela São Sebastião, situada na Chácara do Paraíso, em Nova Friburgo. A comunidade está integrada ao território da Paróquia Imaculada Conceição, no Vicariato Episcopal Sede.

Dando continuidade aos passos para o desenvolvimento desta nova pastoral na Diocese, participaram do encontro as lideranças de diferentes comunidades e vicariatos que, de alguma forma, já atuam como Igreja Samaritana, indo ao encontro dos irmãos em situação de rua, levando o sagrado alimento, roupas, acolhida, uma palavra amiga, uma ajuda.

O encontro foi conduzido inicialmente pelo Coordenador de Pastoral do Vicariato Episcopal Sede, Pe. Rodrigo Fonseca, e prosseguiu com a condução de Ivânia Ribeiro, Coordenadora da Comissão Diocesana das Pastorais Sociais. Foi apresentado como o objetivo desenvolver um trabalho com formação e espiritualidade.

Todos puderam expor as ações que já desenvolvem em suas comunidades e ter conhecimento daquilo que praticam as outras comunidades, assim como pensar ações futuras.

Vale destacar que, em 2 de outubro de 2021, o Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, reuniu-se com as lideranças paroquiais que realizam ações de acolhida e cuidado com os irmãos em situação de rua. O encontro de formação aconteceu na Paróquia São Roque, em Olaria – Nova Friburgo, sendo a primeira atividade da Pastoral do Povo de Rua.

Texto:Grasiele Guimarães
Foto:Pastoral do Povo de Rua