NORTE: Paróquia de Bom Jardim celebra Solenidade de Todos os Santos e realiza abertura paroquial da etapa de escuta do Sínodo

Diocese de Nova Friburgo, 09 de novembro de 2021

Dia em que a Igreja celebra a multidão dos que já se encontram na Pátria Celeste, fiéis se reuniram no primeiro domingo de novembro (7), na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, de Bom Jardim, para celebrar a Solenidade de Todos os Santos. A Santa Missa foi presidida pelo Pároco da comunidade, Pe. Fr. Getulio Freire Pereira, OAD.

Ao final da Liturgia, também foi realizada a abertura da etapa de escuta do Sínodo 2023, convocado pelo Santo Padre, o Papa Francisco. Tendo por tema: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”; o atual Sínodo é um processo de dois anos, no qual acontecerá uma escuta do povo de Deus, a nível mundial.

Em sua homilia, Frei Getulio afirmou que via "na internet as pessoas reunindo as imagens dos santos canonizados, mas a festa de hoje vai muito além destes. Não é amontoarmos nossos santos de devoção. Hoje é o dia em que celebramos a imensidão que está diante do Trono de Deus. E é o nosso futuro! Se no dia 2 (novembro) rezamos por todos os fiéis falecidos, nós estávamos celebrando o caminho, a passagem, às portas da morte. Mas o objetivo não é morrer; o objetivo é viver na Eternidade com Deus. O objetivo é de sermos santos. E não é uma pretensão para nós. Deve ser vista antes como uma obrigação, um projeto a ser buscado. E esse chamado é para todos".

Recordando a passagem do Apocalipse, que traz a visão de São João daqueles que passaram pela grande tribulação e lavaram suas vestes. "É perseverando que nós vamos lavando as nossas vestes, a nossa alma, no Sangue do Cordeiro. E assim, podemos dizer, aos poucos reservando nosso lugar na grande multidão daqueles que estão diante do Trono. Como fazer isso? Como viver essa tribulação? O Evangelho nos disse hoje: as bem-aventuranças. Bem-aventurado, beato, feliz, santo, são sinônimos. E aí nós vemos o grande projeto de Deus para nós, que Jesus expõe lá sentado no monte".

- Não vamos desanimar, vamos nos encorajar e caminharmos juntos para esse projeto de santidade. Caminhar juntos é o motivo do Sínodo que o Papa convocou. Nós também vamos hoje fazer a abertura aqui em nossa Paróquia. Então, caminhar junto faz parte da nossa vida cristã. Onde um ajuda o outro a perseverar para facilitar essa caminhada. Nos disponhamos a estarmos juntos, porque o que nos aguarda é a santidade. Não iremos conquistar. Deus irá nos dar. Irá nos moldar a imagem e semelhança do Seu Filho, Jesus Cristo - encerrava, assim, sua reflexão.

Após a Eucaristia, o presbítero esclareceu como funciona cada uma das etapas do Sínodo, bem como a etapa da escuta que acontecerá na Paróquia. "O Papa que escutar a todos, então ele quer escutar também a vocês! Escutar a mim, escutar toda a comunidade. Por isso, abrimos hoje essa fase de escuta". O sacerdote enfatizou a importância do diálogo e a manifestação de contribuição para mais este passo na comunidade de fé. Alguns representantes dos movimentos e pastorais da Igreja, bem como da sociedade civil fizeram o gesto representativo de receber uma vela acesa e irem em saída; fazendo alusão à necessidade permanente de uma igreja que se comunica e sai em missão.

Texto:Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Bom Jardim)
Foto:Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Bom Jardim)