Bispo preside Missa pelo 7º dia de falecimento do Pe. João Machado Evangelho

Diocese de Nova Friburgo, 09 de novembro de 2021

Em 29 de outubro, ao retornar da Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida, situado no interior do estado de São Paulo, o Clero da Diocese mudou um pouco a sua rota e dirigiu-se para o município de Rio das Ostras, onde aconteceria a Missa pelo 7º dia de falecimento do Pe. João Machado Evangelho. A cerimônia foi realizada na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Rio das Ostras, e foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci.

A celebração contou com a presença de presbíteros, diáconos, seminaristas, familiares e paroquianos de Nossa Senhora da Conceição, última comunidade a ser pastoreada pelo Pe. João Evangelho. A Missa também foi transmitida pelas redes sociais da paróquia e retransmitida pelas redes sociais da Diocese de Nova Friburgo (Facebook).

Pe. João Machado Evangelho fez sua Páscoa no dia 23 de outubro, um sábado, após complicações em decorrência da Covid-19. Ele estava internado desde o dia 11 de outubro, em Macaé. Em setembro havia completado 45 anos de sacerdócio, sendo o presbítero com mais tempo de ministério na diocese.

- Estamos aqui para agradecer a Deus pela vida do Pe. João, por sua vocação, a vocação de ser padre, pastor, educador, formador... São tantos dons que Deus concedeu ao nosso padre. Por isso, a nossa primeira palavra é de gratidão! Gratidão também por Deus nos conceder o privilégio de conviver com o Pe. João. Essa foi a última paróquia dele... Muitos padres aqui foram alunos do Pe. João, ele foi o formador deles no seminário. Temos que, em primeiro lugar, agradecer, apesar da dor e da saudade – disse o Bispo durante a homilia.

O Bispo Emérito da Diocese de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, também esteve presente na celebração e manifestou o seu pesar e solidariedade. O Epíscopo recordou todo o empenho pastoral e dedicação do Pe. João Evangelho ao longo dos anos na Diocese, e disse. “Quis a providência que ele terminasse os seus dias aqui nesta paróquia, que era, sem dúvida, a menina dos seus olhos”.

Antes do término da Santa Missa, Pe. Manuel Monroy, grande amigo do Pe. João Evangelho, também expressou algumas palavras, em nome dos presbíteros da diocese

Texto:Grasiele Guimarães
Foto:Grasiele Guimarães (foto do Pe. João Evangelho/arquivo diocese) e Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Rio das Ostras)