NORTE: DNJ 2021 vicarial aconteceu na Paróquia São José de Leonissa – Itaocara

Diocese de Nova Friburgo, 30 de outubro de 2021

Em comemoração ao Dia Nacional da Juventude (DNJ), realizou-se na Paróquia São José de Leonissa, em Itaocara, no dia 24 de outubro, um grandioso evento com base no tema “Que sejam um!” (Jo 17, 21). Iniciando-se às 8h, no Espaço Arca da Aliança, o Encontro recebeu jovens das diversas paróquias e expressões juvenis do Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo. Recepção calorosa aos participantes, oração do Santo Terço conduzida pelos jovens da “Pastoral da Acolhida” da paróquia sede e um delicioso café da manhã, que contou com a brincadeira dos jovens compartilhando a tag #ToNaMesaAconchegante, marcaram o início do evento.

O momento da pregação contou com a presença da Jovem missionária Thayná Azevedo, da Comunidade Católica Kairós, partilhando a palavra do Evangelho de São João (Jo 17, 21). Em sua partilha, Thayná destacou a unidade de Jesus Cristo com os apóstolos e com a Igreja, bem como a importância de a juventude unir-se a Cristo com o desejo de alcançar a salvação, aí fazendo uma ilustração dos momentos de Jesus na Santa Ceia, Crucificação, Ressurreição, Caminhada com os Discípulos em Emaús e Pentecostes.

Fechando a partilha, a missionária conduziu um instante de oração e intimidade com Jesus, levando os Jovens a um novo “aquecer” dos corações. Ápice do encontro, a Santa Missa foi presidida pelo Pe. Fernando Pacheco, Assessor da Juventude no Vicariato Norte, que iniciou sua homilia dirigindo-se aos jovens, levando-os a uma reflexão: “Você está consciente de que esta poderá ser sua última comunhão”?.

O sacerdote mencionou a história da beata Sandra Sabattini, noiva e jovem de apenas 23 anos, que foi atropelada, mas não resistiu, tendo sido beatificada no dia do DNJ deste ano. E exortou os jovens a uma vida de santidade e de anúncio da Verdade, repetindo a frase de São João Paulo II: “Devemos defender a Verdade a todo custo, mesmo que voltemos a ser somente doze”. Por fim, destacou: “Deus está nos convidando a um posicionamento”.

Após a Santa Missa e intervalo para o almoço, os jovens retornaram para um momento de louvor com cânticos de animação. Fechando o DNJ/2021, todos participaram de um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, presidido pelo Pe. Rodolfo Leite da Paróquia Santa Rita do Rio Negro (Euclidelândia). Destacou o sacerdote: “Tudo o que fizermos neste mundo, tem que ter como finalidade ver Deus”.

Texto:Pascom da Paróquia São José de Leonissa (Itaocara)
Foto:Pascom da Paróquia São José de Leonissa (Itaocara)