Dom Luiz Antonio prega Retiro para os Diáconos Permanentes da Diocese

Diocese de Nova Friburgo, 07 de novembro de 2020

No último dia 31 de outubro, aconteceu o Retiro dos Diáconos Permanentes da Diocese de Nova Friburgo, de 8h às 18h, na Paróquia São Pedro, situada em Triunfo. O pregador do encontro foi o Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci.

Durante a primeira reflexão do dia, cujo o tema destacava o Primeiro Amor, Dom Luiz Antonio disse. “Os Diáconos casados tem seu primeiro amor, sua esposa, sua família! Mas o primeiro amor mesmo é Jesus”. Na oportunidade lembrou ao grupo o que disse Jesus: “se você ama mais sua mulher, seus filhos, sua família, você não pode ser meu discípulo”, e complementou dizendo que quanto mais amamos a Jesus, mais amamos as pessoas, assim o Diácono amará sua esposa, sua família, os outros.

Noutro momento, o Prelado refletiu a partir do Apocalipse 2, 1–7, com esse destaque - “conheço a conduta de vocês, seu esforço, sua perseverança”. “Deus sabe do nosso amor, nossa vida, nossa luta, nossa dedicação..., mas tudo que fazemos deve ser por amor a Jesus. Neste sentido colocou para que refletíssemos neste retiro estes pontos:  quem é meu primeiro amor? O que procuramos? Jesus chegou! O que posso oferecer a Ele?”, indagou.

Na segunda reflexão destacou o “ser e agir”, ser pai, ser filho, ser Diácono, enfatizando o Evangelho de João capítulo 4 - Jesus e a Samaritana. Na terceira reflexão o tema proposto foi a importância do Sacramento da Eucaristia e o perdão.

Mais tarde, às 15h, houve a oração do Terço Mariano, e a conclusão do retiro com a Santa Missa.

- O retiro foi muito bom! Pela presença expressiva dos Diáconos com suas esposas e mais ainda por ter tido como pregador o próprio Bispo de nossa diocese.  Este ano, devido à pandemia, nosso Bispo Diocesano nos deixou à vontade em relação as obrigações canônicas para este retiro, visto que entre nós Diáconos há os mais idosos e enfermos.  Dom Luiz foi atencioso e compreensivo com os presentes e as justificativas dos que não puderam participar. Agradecemos a acolhida na Paróquia São Pedro de Triunfo e parabenizamos a toda a equipe de trabalho. Deus recompense a todos – disse o Diácono Emílio Heleno.

Texto:Diácono Emílio Heleno
Foto:Diácono Emílio Heleno e Pascom da Paróquia São Pedro (Triunfo)