São Judas Tadeu é celebrado em comunidades da Diocese de Nova Friburgo

Diocese de Nova Friburgo, 03 de novembro de 2020

Muito popular entre os brasileiros, São Judas Tadeu é aquele que intercede pelas causas impossíveis, sendo sua festa celebrada em 28 de outubro. Em 2020, nos Vicariatos Episcopais Litoral e Sede as comunidades dedicadas a São Judas Tadeu celebraram o padroeiro com afinco. Confira como aconteceram as celebrações.

Vicariato Litoral

Capela São Judas Tadeu - Rio das Ostras
São Judas Tadeu é um dos doze apóstolos, era primo de Jesus e irmão de Tiago Menor. Foi ele quem, na Última Ceia, perguntou a Jesus: “Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?” (Jo 14,22).

É autor de uma epístola que leva o seu nome, na qual ataca os agnósticos e diz que "os que têm fé, mas não fazem obras boas, são como nuvens que não têm água, árvores sem fruto e ondas só de espumas, e que os que se dedicam aos pecados de impureza e a fazer atos contrários à natureza sofrerão a pena de um fogo eterno".

Para celebrar a Festa de São Judas Tadeu,  Pe. Rodrigo Rimes, Pároco da Paróquia São Jorge das Missões, em Rio das Ostras, antecipou para o dia 25 de outubro, celebrando duas Santas Missas na Capela São Judas Tadeu, que fica localizada na praça do Mar do Norte, onde semanalmente é celebrada a Celebração Eucarística e que nas festas do padroeiro recebe devotos dos municípios vizinhos.

Dando continuidade às comemorações, o Santo Terço foi rezado pela comunidade local nos dias 26 e 27. No dia 28/10, dia do padroeiro, as comemorações foram iniciadas às 15h com o Terço da Misericórdia e adoração ao Santíssimo Sacramento que ficou exposto até 19h. Para encerrar a programação o Diácono Ênio Costa fez a Celebração da Palavra para os fiéis devotos, onde ao final realizou-se uma procissão em volta da capela.

Capela São Judas Tadeu, em Macaé
A Capela São Judas Tadeu, situada no bairro Novo Cavaleiros pertencente a Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Macaé, realizou entre os dias 25 e 28 de outubro de 2020, o Tríduo em honra ao seu padroeiro.

Em sua programação aconteceram: a Santa Missa celebrada pelo Pároco, Pe. José Ruy Corrêa Júnior, Santo Terço e Grupo de Oração Unidade no Espírito, Santo terço com o Terço dos Homens e, no grande dia dedicado ao Apóstolo de Cristo (28/10), a Santa Missa foi celebrada pelo Pe. Jorge Moreira. Os devotos de São Judas puderam louvar e agradecer a intercessão poderosa desse Santo cujo fundamento da missão foi o amor a Jesus.

São Judas Tadeu, conhecido como o Santo das Causas Impossíveis, após receber o dom do Espírito Santo, iniciou sua caminhada apostólica evangelizando e no dia 28 de outubro, recordamos o seu martírio a golpes de lanças e machados por anunciar a boa nova do Cristo Ressuscitado a seus irmãos. E hoje, no céu, intercede por todos os seus devotos.

Vicariato Sede

Capela São Judas Tadeu – Nova Suíça
Na noite de 28/10, a Comunidade de São Judas Tadeu, situada no bairro Nova Suíça, em Nova Friburgo, encerrou o mês Missionário com o tríduo em honra ao Santo das causas impossíveis, apresentando o tema: Com São Judas Tadeu cristãos leigos e leigas, Igreja em saída a serviço do Reino.

Aos longos dos dias 25 e 28 de outubro, foi possível os fiéis adquirirem senhas para participar das Santas Missas celebradas pelos Padres: Antônio Carlos, João Justino (SJC) e José Cordeiro (SJC).

Na solenidade a comunidade com muita devoção apresentou suas intenções e pedidos. As fotos e lives estão disponíveis no Facebook Pascom Imaculada.

Texto:Capela São Judas Tadeu/ Pascom da Paróquia São Jorge das Missões (Rio das Ostras), Capela São Judas Tadeu/Pascom a Paróquia Nossa Senhora da Glória (Macaé), Grasiele Guimarães e Pascom da Paróquia Imaculada Conceição (Jardim Ouro Preto)
Foto:Capela São Judas Tadeu/ Pascom da Paróquia São Jorge das Missões (Rio das Ostras), Capela São Judas Tadeu/Pascom a Paróquia Nossa Senhora da Glória (Macaé), Grasiele Guimarães e Pascom da Paróquia Imaculada Conceição (Jardim Ouro Preto)