RCC realiza Cenáculo com Maria on-line

Diocese de Nova Friburgo, 26 de outubro de 2020

Devido à pandemia do coronavírus, a XXIII edição do Cenáculo com Maria precisou ser remodelada, adaptando-se aos protocolos da Covid-19. Para tanto, o tradicional evento promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC) foi realizado totalmente on-line, com programação ao vivo pelas redes sociais da RCC, em 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Normalmente realizado durante o dia inteiro, reunindo milhares de fiéis, a versão on-line do Cenáculo com Maria aconteceu em horário diferenciado, das 13h às 18h30. Na programação de 2020 foram mantidas as pregações, momentos de louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento, Santa Missa, e foram incluídos a oração do Terço da Misericórdia e uma Live Show Oracional.

No começo das atividades, o Coordenador Vicarial da RCC, Glaucius Leal, conduziu um momento de oração iniciando o evento. Em seguida, teve lugar a pregações do Presidente do Conselho Nacional da RCC Brasil, Vinícius Simões.

O Bispo Diocesano de Nova Friburgo, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, esteve presente no Cenáculo com Maria e conduziu a pregação tema do evento: “Perseveravam no Cenáculo com Maria” (cf. At 1,14), às 14h.

Recordando as palavras de São João Paulo II durante a Missa em que presidiu na Basílica de Aparecida, Dom Luiz Antonio disse. “Temos a missão de fazer nascer Jesus no coração de todo ser humano, pelo mesmo Espírito Santo que fecundou o seio de Maria e pela nossa evangelização”. Prosseguindo, o Epíscopo relatou sua experiência pessoal de devoção à Virgem Maria.

Mais tarde, às 15h, um pequeno grupo de crianças de Nova Friburgo rezou a oração do Terço da Misericórdia. O Assessor Eclesiástico da RCC no Vicariato Sede, Pe. Wanderson Mozer, também esteve presente no evento conduzindo uma pregação.

Outro momento marcante do Cenáculo on-line foi a adoração ao Santíssimo Sacramento presidida pelo Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação, Pe. Aurecir Martins de Melo Junior, que em seguida celebrou o momento ápice do evento: a Santa Missa.

Encerrando a programação, teve lugar a Live Oracional com Herculano. Também esteve presente animando o evento a Banda Israel, que em 2020, está celebrando os seus 25 anos de evangelização.

Texto:Grasiele Guimarães
Foto:Grasiele Guimarães