DNJ 2020 é realizado com programação on-line e Missa presidida por Dom Luiz Antonio

Diocese de Nova Friburgo, 26 de outubro de 2020

No domingo (25/10) a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Macaé – RJ, sediou mais uma edição do Dia Nacional da Juventude (DNJ). Devido à pandemia da Covid-19 o dia foi celebrado de uma maneira diferenciada este ano. Em obediência aos decretos Municipal e Diocesano, a Santa Missa de abertura contou com aproximadamente 100 jovens participando de modo presencial e com a transmissão ao vivo pelo recém-criado canal do YouTube do Setor Juventude Diocese de Nova Friburgo, também foi compartilhado pelas mídias digitais oficiais da Diocese e das paróquias.

O Dia Nacional da Juventude foi instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 1985, ano proclamado pela ONU como o “Ano Internacional da Juventude” com o objetivo de despertar e favorecer o protagonismo juvenil.  Este ano comemorando os 35 anos da sua criação, a juventude e a Igreja são chamadas a refletirem sobre o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Ouviu e juntos com eles caminhou” (Lc 24 – 15,17).

A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, e concelebrada pelo Pe. Fábio Felippe, o Pároco local e o Pe. Luís Antônio Fernandes, Assessor do Setor Juventude da Diocese de Nova Friburgo. Iniciando a homilia o Prelado citou a Exortação Apostólica aos jovens “Cristo Vive”, do Papa Francisco, publicada em 2019, relacionando com a conhecida canção “Porque Ele vive, eu posso crer no amanhã. Porque Ele vive, temor não há”, e destacou ainda a importância de viver bem o momento presente, com o olhar de esperança para o futuro.

Ressaltando a vulnerabilidade e desafios enfrentados pela juventude, utilizando o Evangelho base para o lema, o encontro de Jesus com discípulos de Emaús, evidenciou a necessidade de ter a presença de Jesus na caminhada da vida. “O tema da noite, do medo, da preocupação, da insegurança e das incertezas é o que estamos vivenciando hoje pela pandemia e tantas outras necessidades. Mas o importante é saber que Jesus nos ouve. Ele vive e nos quer vivos. Motivados! Não apenas vida biológica”, destacou.

Ao final da Celebração Eucarística, o Assessor Diocesano motivou os jovens a participarem de toda a programação da semana (disponível nas redes sociais “Setor Juventude Diocese de Nova Friburgo), que conta com pregações, momentos de oração, live show e será toda transmitida através do canal do Youtube do setor, encerrando no sábado (31/10).