NORTE: Dom Luiz Antonio realiza visita à Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Valão do Barro

Diocese de Nova Friburgo, 23 de outubro de 2020

Foi com grande alegria que a Paróquia Nossa Senhora do Livramento recebeu nesta terça-feira, 20 de outubro, pela primeira vez, a presença do Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, presidindo a Santa Missa, que foi concelebrada pelo Pároco, Pe. Bartolomeu de Oliveira, e o Seminarista Felipe de Itaocara.

Já em suas primeiras palavras ao iniciar a Santa Missa, ele agradeceu a acolhida de todos e o convite do Pároco para conhecer a Paróquia e clamou a intercessão de Nossa Senhora do Livramento para que fiquemos livres desta pandemia.

Iniciou a homilia dizendo que temos que rezar, pelos profissionais da saúde, pesquisadores e governantes todos aqueles que têm poder de decisão sobre esta pandemia que estamos vivendo. Dando continuidade, disse que ficou feliz em encontrar uma paróquia viva e feliz, também em ver a felicidade do padre. Elogiou as reformas feitas na Igreja Matriz. Utilizando, o exemplo das reformas ressaltou que é importante sempre revermos nossa vida com Deus e fazer “reforma” em nossa casa interior, uma vez que somos habitação de Deus.

Também durante a homilia fez uma grande catequese sobre a liturgia do dia, enfatizando os seguintes pontos: Deus quer a paz e não divisão: ser cristão é buscar a paz e não divisão. Jesus veio nos unir como irmãos, temos que buscar essa união a cada dia apesar de sermos diferentes, e que nós fomos integrados no corpo místico de Cristo que é a Igreja.  Também enfatizou que Jesus é o príncipe da paz. Falou da importância de sermos vigilantes.

Explicou que naquele contexto, lâmpadas acesas significa a fé e estar com os rins cingidos significa estar preparado para fazer o bem e ir ao encontro do outro.

Devemos sempre estar preparados para viver para Deus, pois não sabemos o dia da nossa morte e nem da volta do Senhor. Sempre vigilantes, lâmpada acessa e rins cingidos para fazer o bem, sempre com felicidade, uma vez que seremos acolhidos por Jesus na vida eterna, ele mesmo nos dará o Pão da vida.  E que esse servir de Jesus aqui na terra é a Santa Missa, que somos servidos com a palavra e com a Eucaristia, mas que a Santa Missa é a preparação para o banquete da vida eterna.

Ao final da Santa Missa, foram feitos os agradecimentos, pela coordenadora da Pastoral da Liturgia ao Pároco pela oportunidade de receber o Bispo na paróquia pela primeira vez. Na oportunidade, explicou-se que Santa Missa foi transmitida pelas redes sociais da paróquia, estando presentes na celebração representantes de capelas, pastorais e movimentos. Também foi lida uma mensagem e o Bispo foi presenteado com uma cesta de produtos da terra fabricados no território paroquial.

Para encerrar, tanto o Pároco, Pe. Bartolomeu, quanto Dom Luiz Antonio fizeram seus agradecimentos, Dom Luiz ainda fez uma oração sobre toda a paróquia e paroquianos e a oração de Nossa Senhora do Livramento. Após a benção final foram feitas fotografias para registrar a visita do Epíscopo à comunidade.

Texto:Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Livramento (Valão do Barro)
Foto:Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Livramento (Valão do Barro)