SEDE: Comunidades preparam festejos a Nossa Senhora Aparecida

Diocese de Nova Friburgo, 17 de outubro de 2020

Celebrando com devoção o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, as comunidades realizaram seus festejos. Santas Missas, carreatas e outras atividades marcaram os festejos de 12 de outubro no Vicariato Episcopal Sede. Vejamos.

Paróquia Santa Teresinha – Conselheiro Paulino

“Nossa Senhora aparece nas águas do Rio Paraíba para consagrar todo o Brasil”. Nesta certeza, o Pároco, Pe. Wanderson Mozer, iniciou a homilia de 12 de outubro, na Missa realizada na Paróquia Santa Teresinha, situada em Nova Friburgo. Exclamando que “Nossa Senhora está  viva” e recordando que “não somos órfãos, pois temos uma Mãe”, o presbítero conduziu a pregação desse dia festivo.

- Maria não é somente nossa Mãe. Ela intercede e por nós. Ela foi guardada desde sempre por Deus e, por amor e graça d'Ele, ela é nossa intercessora. Quantas vezes a barca da Igreja enfrentou tempestades, mas estava lá a mesma mulher de pé no caminho do Calvário, a mesma que intercede nas Bodas de Caná, a Mãe Orante, Nossa Senhora. Quantas vezes em nossas orações,  em nossas saudades, em nossas tribulações, fomos capazes de sentir a mão amorosa de Nossa Mãe,  Maria Santíssima,  a nós acariciar e nos tomar ao seu colo. Ela pede a seu Filho Jesus por todos os seus filhos em suas tribulações e labutas. Roga que sejamos cuidados e guardados. Ela leva tudo a seu Filho Jesus: "fazei tudo o que Ele vos disser" – recordou Pe. Wanderson.

Recordando a pesca milagrosa de 1917, ocasião do encontro da imagem da Mãe Aparecida, refletiu.

- Os pescadores,  habituados a labutar no Rio Paraíba, estavam numa pesca infrutífera. Mas o Senhor olha do alto céu e vê está terra tão marcada por injustiças,  escravidão,  miséria, e dá uma oportunidade para reavivar a fé: a rede é lançada e vem o corpo de um imagem. Mais uma vez laçada a rede, vem a cabeça.  E, a partir daí, as redes voltam cheias. É a Mãe de Amor, Nossa Senhora que vem em auxílio do povo que sofre. Começa- se o início da devoção, seguida de milagres, até chegar aos dias de hoje, na Basílica de Aparecida. Que Nossa Senhora Aparecida interceda por nós e nos ensine a obedecer a Vontade de Deus.

Paróquia Sant’Ana – Campo do Coelho

No dia de Nossa Senhora Aparecida (12/10), houve a nossa tradicional carreata que saiu da Capela Santa Paulina, em Três Cachoeiras, em direção à Capela Santa Rita, em Salinas, onde foi celebrada a Santa Missa pelo Pe. Jandir Corrêa.

Paróquia Santo Antônio e Cristo Ressuscitado – Prado

Em 12/10, comemoramos o dia da padroeira do nosso País, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.   Nossa Senhora Aparecida é Maria, Mãe de Jesus, a Virgem Santíssima. Nós a chamamos de Aparecida, pois sua imagem foi encontrada no Rio Paraíba, ou melhor, apareceu, já que, milagrosamente, acharam primeiro o corpo da imagem presa na rede de pesca e depois de irem mais adiante no rio a cabeça da imagem também apareceu. Tudo isso num rio lamacento, algo que foge e muito de uma simples coincidência.

Na Paróquia Santo Antônio e Cristo Ressuscitado foi realizada a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida no dia 12/10, com a Santa Missa às 9h,  contando com a presença de fiéis devotos.

Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo – Duas Pedras

Devido à pandemia de Covid-19, em 2020, as homenagens à Padroeira do Brasil, transcorreram de modo um pouco diferente. Os paroquianos tanto da Igreja Matriz como das Capelas registraram em seus lares a sua devoção a Mãezinha tão bondosa, montando seus altares e rezando em família.

A Capela São Geraldo, que pertence à  Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo, comemorou o dia 12 de outubro deste ano com uma bela Celebração Eucarística presidida por Pe. Antônio Carlos dos Santos. Ele mesmo conduziu a imagem de Nossa Senhora Aparecida ao altar, os fiéis presentes A acolheram com profunda devoção e cânticos.

Na homilia, entres tantas reflexões edificantes, ressaltou o sobre o trecho: “fazei tudo que Ele vos disser”, um apelo de Maria na ocasião das Bodas de Caná, mas que cabe perfeitamente ao nosso tempo, pois Jesus ainda hoje, e por todo sempre, quer transformar as nossas vidas, as situações difíceis, quer nos preencher com sua graça, nos antecipar o céu e nos transformar em homens mais santos e fieis a Deus, mas para isso devemos ter abertura de coração e acolher seus ensinamentos. Devemos ter amor a Eucaristia, rezar com mais intensidade e nos espelhar em tantos santos de nossa Igreja para edificar nossa caminhada terrena.

Ao final da Santa Missa a comunidade rezou diante da venerável imagem por todo nosso país, pelo final da pandemia e tantos outros males que nos assolam.

Capela Nossa Senhora Aparecida – Parada Folly (Nova Friburgo)

O dia 12 de outubro foi marcado por diversos compromissos na Capela localizada na Parada Foly, em Amparo – Nova Friburgo, em louvor à nossa querida Mãe Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Os festejos começaram ressoando o sino as 8h, e a carreata com a imagem da padroeiro transcorreu às 9h. Durante o dia todo aconteceu a oração do Santo Terço. A celebração presidida por Pe. José Cordeiro, SJC, aconteceu as 16h, seguida de uma Coroação digna para Nossa Senhora Aparecida.

Texto:Grasiele Guimarães e Pascom das Paróquias Santa Teresinha (Conselheiro Paulino), Sant’Ana (Campo do Coelho), Santo Antônio e Cristo Ressuscitado (Prado), Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo (Duas Pedras) e Imaculada Conceição (Jardim Ouro Preto)
Foto:Pascom das Paróquias Santa Teresinha (Conselheiro Paulino), Sant’Ana (Campo do Coelho), Santo Antônio e Cristo Ressuscitado (Prado), Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo (Duas Pedras) e Comunidade da Capela Nossa Senhora Aparecida – Parada Folly (Nova Friburgo)