Bispo preside Missa em louvor à padroeira da Capela Nossa Senhora Aparecida, em Nova Friburgo

Diocese de Nova Friburgo, 16 de outubro de 2020

Viva Nossa Senhora Aparecida! Essas foram as palavras do Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, ao iniciar a Santa Missa na manhã de 12 de outubro, na Capela Nossa Senhora Aparecida, situada no bairro Catarcione, em Nova Friburgo. Neste dia dedicado à padroeira do Brasil, a comunidade acompanhada de seu Pároco, Pe. Gelcimar Petinati, recebeu o Epíscopo com alegria, expressando profunda devoção à Mãe Aparecida.

“Que bom estar na casa da Mãe, celebrando a padroeira. É uma alegria imensa estar com vocês! Mesmo neste tempo de pandemia com dificuldades e restrições, estamos aqui para agradecer a Nossa Senhora por nós e pelo nosso Brasil”, disse Dom Luiz Antonio no princípio da homilia saudando ainda as crianças, afinal este dia também é dedicado a elas. “Que as crianças também possam se sentir abrigadas sob o manto da Mãe e conduzidas pelo Anjo da Guarda para que possam sempre caminhar no caminho do bem, do amor e da paz”, desejou aos pequeninos.

Rezando pelo Brasil, pelo povo, pelos governantes, pedindo a Deus por um país mais justo, fraterno e menos desigual, o Bispo Diocesano lembrou que Nossa Senhora Aparecida foi um grande sinal naquele um contexto de dor da escravidão, contudo lamentou os resíduos e as consequências deste tempo sofrido que continuam até hoje. “Ainda temos um longo caminho de superação da desigualdade e do preconceito. Mesmo com a aparição da Mãe Negra, os nossos irmãos negros continuam sofrendo tanto. Estamos procurando compreender a mensagem de Aparecida, mensagem de igualdade, fraternidade e respeito. Já se passaram 300 anos e quanto preconceito ainda entre nós? Precisamos pensar nisso hoje. É a festa da Mãe, ela ama, mas também corrige”, alertou.

O Epíscopo convidou o povo brasileiro a retomar sua vocação ao amor, à solidariedade, à alegria, à ajuda mútua, deixando de lado o ódio tão disseminado por meio das redes sociais, convocando todos a viverem na paz e na verdade. “Somos feitos para amar e a paz que queremos é fruto da justiça, mas sem justiça e sem perdão nunca haverá a paz verdadeira”, lembrou. Destacando a Primeira Leitura e o Salmo desse dia, sublinhou as palavras da Rainha Ester que pediu ao rei por sua vida, mas desejou, primeiramente, a vida de seu povo.

- O desejo é maior que o pedido. Quando desejamos algo é muito mais profundo. Ela pede pela sua vida, mas deseja a vida de seu povo. Essa é a oração cristã. Pedimos por nós sim, pela nossa vida, que tem valor e dignidade, mas desejamos a vida do nosso povo, vida com qualidade, com igualdade, justiça e respeito... Quem também desejou isso? Jesus Cristo: eu vim para que todos tenham vida em abundância... Precisamos aprender com Ester a rezar por nós, pelo povo e de forma especial pelos mais necessitados – disse.

A parte final da pregação foi dedicada à reflexão acerca do Evangelho do dia (Jo 2), narrativa das Bodas de Caná, do qual Dom Luiz Antonio destacou a presença de Maria num momento de alegria na vida daquele casal.

- Maria participa não só das nossas dores, mas também está presente em nossas alegrias, ou seja, é a Mãe que está presente na cruz e presente numa festa de casamento. Onde está a Mãe, está o Filho. Onde está o filho, está a Igreja. Aqui, os Apóstolos representam a Igreja, a Igreja presente em nossa vida, no nascimento, na morte, nas alegrias, na tristeza, nas cruzes, nas dificuldades. Costumo dizer: não vamos chamar Maria apenas para os momentos difíceis, chame Maria também nos momentos de festa. Guardem isso! Qualquer momento de alegria, chame Nossa Senhora, a Mãe também gosta de festa!

Prosseguindo com a reflexão, concluiu.

- Temos uma mãe atenta às nossas necessidades... Ela notou que havia acabado o vinho, as talhas estavam vazias. O vinho representa Jesus, Ele é o motivo da nossa alegria, o fundamento da nossa existência, o sentido da nossa vida. Quando acaba o Vinho, tudo se esvazia. Sem perceber a nossa vida vai se esvaziando, acaba o Vinho, as talhas ficam secas... Olha o que disse Maria para Jesus: eles não têm mais Vinho... Não é o vinho bebida, mas a fé, a alegria, a esperança! A festa vai acabar, a vida vai perder o sentido, Jesus transforma a água em vinho para a festa não acabar, para a nossa vida ter sentido, um motivo, alegria, esperança... Jesus é o que dá sentido a nossa vida, o motivo da nossa alegria. Ele é o Vinho novo... E Nossa Senhora quer dizer a Jesus: Meu Filho, eles têm Vinho, apenar da pandemia das dores, das dificuldades da vida o povo brasileiro têm Vinho!

Após a fecunda pregação, deu-se continuidade à celebração. Nos minutos finais a comunidade e o Pároco manifestaram, por meio de palavras e presentes, a alegria em receber o Epíscopo neste dia.

Texto:Grasiele Guimarães
Foto:Grasiele Guimarães