NORTE: Em tempo de pandemia, comunidades unem-se para fazer o bem

Diocese de Nova Friburgo, 14 de maio de 2020

Com criatividade evangelizar neste tempo de pandemia e com a mesma criatividade estender a mão para ajudar a quem tanto necessita. Vivenciando a exortação do Papa Francisco à criatividade nesse tempo de adversidade, as Paróquias São José de Leonissa, em Itaocara, e São José, em São José do Ribeirão, tem se inspirado o exemplo do Bom Samaritano, promovendo atividades em auxílio dos irmãos mais necessitados.

Doações de alimentos, máscaras e até confecção de lanches para aqueles que enfrentam longas filas nas agências bancárias tem feito parte das atividades benfeitoras. Confira.

Paróquia São José de Leonissa – Itaocara

Em face da difícil situação econômica pela qual passa o mundo inteiro diante da pandemia do COVID-19, e fiel ao mandamento cristão de “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, a Paróquia São José de Leonissa em Itaocara, sob a orientação do Pe. Gilmar Rodrigues Gomes, vem intensificando seus trabalhos pastorais no sentido de minimizar o sofrimento dos irmãos menos favorecidos nas diversas comunidades.

Dentre as diversas ações realizadas estão a distribuição de cestas básicas pelas pastorais sociais a famílias carentes, com apoio dos paroquianos, que, movidos pelo espírito de solidariedade, fielmente fazem suas doações mensais (alimentos, produtos de higiene e limpeza e outros). Vale destacar que, no mês de abril, houve um aumento considerável de doações: 106 cestas foram distribuídas entre as famílias cadastradas pela Pastoral da Saúde. Alimentos também foram destinados ao Asilo da cidade, bem como produtos que não compõem a cesta básica, tais como material de higiene e limpeza. Destaque-se, ainda, a arrecadação de cerca de uma tonelada e meia de alimentos durante as celebrações do Domingo da Misericórdia.

Também está sendo realizada a confecção de máscaras protetoras para as comunidades assistidas, um trabalho desenvolvido pelas Pastorais Sociais, pelo Apostolado da Oração e voluntários, com adesão total dos paroquianos ao projeto. Até o presente momento, foram confeccionadas aproximadamente 900 máscaras, metade da meta a ser atingida pelo grupo.

Outra boa ação realizada pela comunidade consiste na doação de lanche às pessoas dispostas em longas filas e por tempo recorde, diante da Agência da Caixa Econômica Federal (CEF), para recebimento do benefício concedido pelo Governo, na esperança de minimizar a grave situação financeira em que se encontram.

Além desse trabalho solidário, a Igreja e seus paroquianos vêm intensificando suas orações pela recuperação da saúde de todos os acometidos pelo coronavírus, pelos falecidos em consequência dessa terrível pandemia, por seus familiares, pelos profissionais de saúde e tantas outras pessoas envolvidas. Orações também são elevadas ao Senhor para que Ele proteja e livre a todos dos efeitos de vírus tão devastador. Santa Missa diária, oração do Santo Terço, adoração ao Santíssimo marcam estes tempos tão conturbados.

Paróquia São José – São José do Ribeirão

Na Paróquia São José a Pastoral Social da comunidade Nossa Senhora da Conceição, em Raum Emrich, e o Grupo Jovem Força Jovem, em Palmeirinha, realizaram campanha de alimentos para ajudar famílias necessitadas neste período de pandemia pelo novo coronavírus.

Segundo as informações, a comunidade Palmeirinha também teve ajuda de moradores de outras comunidades para formar as cestas básicas, juntamente com distribuição de roupas e produtos de higiene básica. Também houve doações de legumes ofertados pelos produtores rurais.

O Pároco local, Pe. Marcelo Campos, agradece o empenho das comunidades para a partilha e bem ao próximo, colocando em prática o Evangelho de Jesus.

Texto:Pascom São José de Leonissa , Pascom São José do Ribeirão
Foto:Pascom São José de Leonissa , Pascom São José do Ribeirão