SEDE: Com transmissões online comunidades celebram Dia do Trabalhador e de São José Operário

Diocese de Nova Friburgo, 02 de maio de 2020

No Dia do Trabalhador, também dedicado a São José Operário (01/05), houve Missa e benção para os trabalhadores e aos que se encontram desempregados. Na Catedral Diocesana São João Batista, em Nova Friburgo, teve lugar, antes da Santa Missa, a Hora Santa realizada diante do Santíssimo Sacramento. Vejamos.

Catedral Diocesana São João Batista – Centro/Nova Friburgo

Na manhã de 1º de maio, às 10h, aconteceu na Catedral a Hora Santa com adoração e bênção com o Santíssimo Sacramento para todos os trabalhadores e àqueles que se encontram em busca de um emprego.

Presidio pelo Administrador Paroquial, Pe. Thiago Robadey, o momento de bençãos foi transmitido pelas redes sociais da Diocese e da Catedral, contando com a participação de muitos fiéis via web.

Ao longo da Hora Santa, o sacerdote intercalou as orações pelos que estão empregados e os que se encontram em busca de emprego, com a Ladainha de São José e outras orações propícias para o momento. Foram também apresentadas as intenções dos internautas.

Ao final, as portas da Catedral foram abertas para uma breve benção com o Santíssimo Sacramento. Neste momento todos foram convidados a ter em mãos sua Carteira de Trabalho ou objeto que utilizam para exercer o seu ofício.

Encerrada a Hora Santa, aconteceu a Celebração Eucarística também presidida pelo Pe. Thiago. Durante a pregação enfatizou que Deus nos dá a missão de abençoar e cuidar de toda a criação.

Reportando-se ao Evangelho do dia (Mt 13,54-58), disse:

- Vou destacar algo que não encontramos no Evangelho. O que Jesus fez fora desses 33 anos? O que faz? Toda a atitude de Deus em Jesus é salvífica, é para nossa salvação. Jesus fez tudo aquilo que somos chamados a fazer: trabalho. Ele esteve toda sua vida trabalhando. Tão simples que nenhum evangelista fez relato... Tudo aquilo que fizermos com amor a Deus e aos irmãos pode nos levar a salvação. Que tudo o que fizermos em casa seja como se estivéssemos cuidando da casa de Nazaré.

Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Paulo – Duas Pedras

Na Celebração Eucarística de 1º de maio, em honra a São José Operário e ao Dia do Trabalhador foi realizada na Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo, Pe Marcelo realizou a benção de São José a todos os trabalhadores e aos que perderam seu emprego. No final da Celebração teve lugar a benção com o Santíssimo Sacramento.

Paróquia Santa Teresinha – Conselheiro Paulino

"Eu tão simples, tão pequeno, um carpinteiro e nada mais. Mas meu Deus olhou pra mim e me escolheu pra ser pai do Filho. Seu Eis-me aqui, faça-se em mim o teu querer. Sou teu José, simples José e nada mais. Eu sou escravo de tua promessa Feito para amar até o fim. Eu sou escravo de tua promessa e sou feliz vivendo assim”. Esse trecho da canção Simplesmente José, interpretada por Eugênio Jorge, revela um pouco da personalidade do grande santo celebrado em 1º de maio: São José Operário, o Pai Adotivo de Jesus.

No Dia do Trabalhador São José nos revela que o trabalho santifica e dignifica o homem. Jesus quando pequeno quando era levado à carpintaria de seu Pai Adotivo, e santificava tudo que tocava, cada ferramenta. Por isso, todo trabalho foi santificado, desde o menor ao maior. Todo trabalho tem uma dignificação própria. Foi erguida uma dignidade, porque Jesus santificou o trabalho, que faz o homem ter uma identidade própria de um homem totalmente de Deus.

Na pregação Pe. Wanderson Mozer enfatizou que o trabalho faz com a nossa personalidade se identifique com uma pessoa: Jesus, e complementou

.

- No dia de hoje, a Igreja nos convida a valorizarmos um tanto mais as pequeninas e as grandes coisas. A santificação precisa acontecer! Pare de murmurar, para de dar brechas a satanás nas coisas que você tem que fazer dentro de casa, no seu trabalho e faça com direito de um filho de Deus. Não se arraste! Pense que você é um que pode fazer a diferença. Precisamos entender nesse dia de São José Operário que nós administramos para Deus, que as nossas coisas não são nossas são para Ele. Administramos porque Deus nos deu! Que a Virgem Maria neste mês mariano interceda por nós!

Paróquia Santo Antônio e Cristo Ressuscitado – Prado

Mês de maio iniciamos a manhã desta primeira sexta-feira do mês com uma bonita Missa em honra a São José Operário, celebrada pelo Pároco, Pe. Antônio Leão. Em sua homilia, Pe. Leão discorreu sobre os trabalhadores que perderam seus empregos por conta do Covid-19 que, por prevenção, os empresários e comerciantes se viram obrigados a fechar empresas e comércios. O sacerdote exaltou os homens e as mulheres que trabalham, e rogou a Deus pelo fim do isolamento social para que aqueles que se encontram desempregados, consigam um novo trabalho.

Pe. Leão falou, ainda, sobre o homem de fé e exemplo para todos nós que foi São José. E nos levou a ter a mesma alegria de servir com amor como o Pai adotivo de Jesus. A paternidade socioafetiva de José é um bonito exemplo de amor, fé e respeito, do qual todos devemos admirar e imitar. A Missa foi transmita com muita alegria pela internet através da Página da Paróquia no Facebook.

Paróquia São Bento Abade - Ypu

A missa do Sagrado Coração de Jesus e de São José foi realizada na noite 1º de maio. A comunidade acompanhou a transmissão através do Facebook da Paróquia de São Bento. A Missa foi celebrada pelo Pároco, Pe. Gelcimar Petinati. Ao final foi rezada a Ladainha do Sagrado Coração de Jesus.

Texto:Aline Linhares, Grasiele Guimarães, Rafael Seabra e Pascom das Paróquias Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo e Santo Antônio e Cristo Ressuscitado
Foto:Aline Linhares, Grasiele Guimarães, Rafael Seabra e Pascom das Paróquias Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo e Santo Antônio e Cristo Ressuscitado