Saudação da CNBB a Dom Luiz Antônio Lopes Ricci

Diocese de Nova Friburgo, 06 de maio de 2020

Estimado irmão, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci. Graça e paz!

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu com alegria a notícia de sua nomeação como bispo titular da diocese de Nova Friburgo (RJ), nesta quarta-feira, 6 de maio de 2020.

Recorremos ao Papa Francisco para trazer uma palavra inspiradora em sinal de acolhimento a esta sua nova missão. Na homilia proferida na Casa Santa Marta, na segunda-feira, dia 04 de maio, o Sumo Pontífice pediu que haja paz nas famílias e unidade na Igreja. “Há ideias, posições que criam divisão, a ponto que a divisão é mais importante do que a unidade. Tem um cardeal emérito que mora aqui no Vaticano, um pastor muito bom, e ele dizia a seus fiéis: ‘A Igreja é como um rio, sabem? Alguns estão mais desta parte, alguns da outra parte, mas o importante é que todos estejam dentro do rio’. Essa é a unidade da Igreja(…). Mas por que que a Igreja tem essa amplitude de rio? Porque o Senhor quer assim”.

Que a Unidade seja uma marca de seu pastoreio junto ao povo nesta Igreja Particular e que este seja profícuo e sustentado pela graça de Deus.

Com nossas preces,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB