SEDE: Comunidades celebram Domingo da Misericórdia pelas redes sociais

Diocese de Nova Friburgo, 21 de abril de 2020

Instituída há mais de 20 anos pelo Papa João Paulo II, a Festa da Misericórdia é sempre celebrada no segundo Domingo da Páscoa. Em 2020, a data foi celebrada em 19 de abril, de uma forma muito diferente: com transmissões pelas redes sociais, devido às medidas de distanciamento social necessárias para a não disseminação da COVID-19. No Vicariato Sede as comunidades vivenciaram a Festa da Misericórdia com programação online. Confira.

Paróquia Sant’Ana – Japuíba

No domingo, dia 19 de abril, a Paróquia de Sant’Anna de Japuíba viveu com muita emoção a Festa da Divina Misericórdia. Às 9h, foi feita a Oração das Laudes e do Ofício Divino, com bênção da imagem de Jesus Misericordioso, por meio da transmissão pela Live do Facebook.

Após essa bela meditação, um carro com o quadro de Jesus Misericordioso passou pelas ruas de Japuíba, ao som de músicas, recolhendo alimentos para os mais carentes. Todos os fiéis aguardaram ansiosamente por esse momento. Para isso, decoraram seus portões com pedidos de perdão, bolas e tecidos nas cores azul e vermelho.

Foi uma enorme emoção para todos os presentes. Ao final do dia, foi transmitida a Santa Missa também pela Live do Facebook, às 17h.

Paróquia Santa Teresinha – Conselheiro Paulino

Com a oração do Terço da Misericórdia, conduzida pelo Pe. Wanderson Mozer (Pároco), iniciou-se a programação desta jubilosa festa na Paróquia Santa Teresinha. Às 15h, hora da Misericórdia, teve início a Santa Missa presidida pelo Pároco.

Na festividade deste domingo salta ao coração de todos as palavras de Tomé: Meu Senhor e meu Deus! Nasce a certeza de que o Senhor se compadece de todos nós. Peçamos a Ele que dilate nosso coração ao máximo para mergulharmos cada vez mais no oceano de sua Infinita Misericórdia. Que o Sangue Redentor de Nosso Senhor Jesus Cristo nos lave e nos restaure, fazendo-nos ter uma experiência intensa com a Misericórdia Divina, um mergulho profundo. Meu Senhor e meu Deus! Eu creio, mas aumenta minha fé!

Neste dia, as leituras destacam que Cristo aparece aos discípulos novamente, após oito dias, e fala da Paz. Estamos num tempo em que muitos questionam onde está a Misericórdia de Deus. O medo se espalha e muitos estão desanimados. Mas hoje Jesus vem nos dizer na Palavra: não tenhais medo! Quem tem a paz que vem de Deus, não deve ter medo! Em meio a tantas palavras de morte, tristeza e desespero, devemos voltar nosso olhar com mais intensidade ainda para a Palavra do Senhor!

Deixemo-nos tocar pelas mãos do Senhor, que conhece as nossas fraquezas e sabe o quanto temos da incredulidade de Tomé, para que tenhamos uma fé renovada, uma confiança frutuosa e uma esperança alegre na Misericórdia de Deus. Deus está no controle, nada há a temer.

Paróquia Santo Antônio e Cristo Ressuscitado – Prado

No último domingo, toda Igreja celebrou a Festa da Misericórdia. Pe. Antônio Leão transmitiu Missa online pela Página do Facebook da Paróquia. Os paroquianos e fiéis de várias localidades estão acompanhando pela Internet, além das Missas, os Momentos de Oração e de Partilha. O Pároco tem feito lives às 18h e 21h, a fim de levar conforto, para seus paroquianos e amigos durante o isolamento social como forma de estar presente como pastor de suas ovelhas.

Em sua catequese da Missa da Misericórdia, o padre ressaltou o grande amor de Jesus, e o tanto que Ele derrama sua graça santificante sobre a humanidade. Padre Leão conclamou a todos que mantenham a fé e esperança de que tudo passará, e retornaremos ao convívio de Igrejas cheias com fervorosos fiéis.

"Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou (Ef 2,4).

Paróquia Imaculada Conceição – Jardim Ouro Preto

Neste Domingo da Misericórdia, Pe. Jean de Dieu, SJC, celebrou às 10h, na intenção de todos os doentes, enfermeiros e pelo fim da pandemia. Na oportunidade, lembramos que a Secretaria Paroquial está funcionando de segunda a sexta de 8h às 12h, para orações.

Texto:Grasiele Guimarães, Sabrina Figueira e Pascom das Paróquias Imaculada Conceição, Sant’Ana (Japuíba) e Santo Antônio e Cristo Ressuscitado
Foto:Aline Linhares e Pascom das Paróquias Imaculada Conceição, Sant’Ana (Japuíba) e Santo Antônio e Cristo Ressuscitado