LITORAL: Comunidades litorâneas participam pelas redes sociais da Solene Vigília Pascal

Diocese de Nova Friburgo, 21 de abril de 2020

Celebrada no sábado que antecede o Domingo da Páscoa (11/04), a Vigília Pascal, Missa mãe de todas as Santas Missas, marca justamente a preparação para a Ressurreição de Cristo. Dotada de ritos e simbologias, a celebração sintetiza a figura de Jesus, vencida a morte, como "Alfa e Ômega", "princípio e fim de tudo". Embora as restrições impostas pelos governos e dispensas no tocante à liturgia, ante a ausência do povo, as Paróquias do Vicariato transmitiram com fervor a mensagem da Ressurreição, desejosas para o acolhimento de todos.

Paróquia Nossa Senhora da Saúde - Casimiro de Abreu

"Jesus venceu a morte”! Com a Igreja lotada de fotos dos fiéis, foi celebrada com muita alegria a Vigília Pascal, onde todos proclamaram: Cristo ressuscitou! Aleluia! Pe. Alexandre Guidio, em homilia, presenteou aos expectadores com uma linda passagem. “Este é o dia que o Senhor fez para nós. Alegremo-nos e Nele exultemos: Cristo vive! Porque ELE vive eu posso crer no amanhã.”

No final da Santa Missa, o presbítero deu a benção com Jesus Sacramentado nas portas da Igreja para toda a cidade.

Paróquia Santo Antônio – Macaé

No Sábado Santo, após a preparação do Círio Pascal e das leituras próprias do dia, Pe. Gleison, refletindo sobre a pregação feita pelo Papa Francisco em 2013, durante a sua primeira Vigília Pascal, disse:

– Muitas vezes, a exemplo das mulheres que encontraram o túmulo vazio, também nos causa medo a novidade que Deus nos apresenta. Talvez há 15 dias, não imaginaríamos estar hoje em quarentena, dentro de nossas casas. Mas, neste tempo, vemos as surpresas de Deus. É necessário dar sentido a tudo que vivemos! Por exemplo, quando muitos de nós atendemos à campanha de arrecadação de alimentos e roupas em favor dos mais necessitados, compartilhando o que temos em favor do outro. Alegria, porque Ele vive! – finalizou.

Paróquia Sagrada Família - Barra de São João

Na noite mais solene e mais importante de toda a Santa Igreja, com a assembleia vazia e o coração cheio de esperança e alegria, Pe. Jorge Getúlio celebrou a Vigília Pascal na Paróquia Sagrada Família, em Barra de São João.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Macaé

A Santa Missa da Solene Vigília Pascal, centro da Semana Santa, foi presidida pelo Pároco local, Pe. Fábio Felippe. Como nas demais celebrações que compõem o Tríduo Pascal, esta também sofreu modificações na maneira em que foi celebrada.

Ainda sem a participação dos fiéis e omitida a bênção do fogo, com a Igreja às escuras, foi realizada a benção do Círio Pascal dentro do templo, suprimindo a procissão. Para a Liturgia Batismal, apenas a renovação das promessas batismais, em obediência ao decreto diocesano para as Celebrações.

Pregando a Palavra, Pe. Fábio destacou o amor de Deus para com a humanidade, ressaltando o sacrifício da vida de Seu Filho. “Que possamos ser testemunhas da ressurreição! A fé nos leva a testemunhar que Jesus Cristo vive. Jesus Cristo está no meio de nós. Jesus Cristo está conosco! Essa verdade nos leva a ter serenidade, a acreditar no Deus fiel.”

Relatou ainda sobre a importância de celebrar a ressurreição em família, na Igreja doméstica e o primeiro lugar de exercício do amor fraterno.

Paróquia São Jorge das Missões - Rio das Ostras

Na Vigília Mãe de todas as vigílias, a luz que vence as sombras, a vida que vence a morte, o fogo novo que aquece os corações e expulsa as trevas são contemplados. Celebrada pelo Pe. Rodrigo Rimes e acompanhada pelos paroquianos pelas mídias sociais, a Liturgia da Palavra trouxe a meditação de muitas passagens, iniciada pela criação do mundo e os muitos meios com que Deus ofereceu aos homens a Sua graça e a possibilidade de mudança e conversão.

Paróquia Nossa Senhora da Glória - Macaé

No Sábado Santo, a Vigília Pascal presidida pelo Pároco, Pe. Rafael Archetti, foi acompanhada por paroquianos por meio do Facebook e do Youtube, garantindo a todos que tiveram a graça de acompanhar a alegria, a força, a fé, a paz e a esperança que a presença viva de Cristo vem nos trazer nesses tempos difíceis.

Paróquia Nossa Senhora das Neves - Córrego do Ouro

A Matriz Nossa Senhora das Neves, em Córrego do Ouro, celebrou a Vigília Pascal com transmissão apenas pelo Facebook local. Pe. Luís Antônio Fernandes, Administrador Paroquial presidiu a Eucaristia, demonstrando a esperança que a Ressurreição do Senhor traz para o mundo, sobretudo neste tempo.

Fonte: Transmissão ao vivo - Páginas do Facebook das Paróquias

Texto:Joana Alves (Pascom Nossa Senhora da Glória), Nathália Brígida (Pascom Santo Antônio) e Pascom do Vicariato Litoral
Foto:Gabriela Marcondes e Maria Pessanha (Pascom Nossa Senhora das Neves), Renan Dias (Pascom Santo Antônio) e Pascom's Paroquiais