LITORAL: Santa Missa da Ceia do Senhor é celebrada em comunidades e transmitida pelas mídias sociais

Diocese de Nova Friburgo, 16 de abril de 2020
Acessos: 355


Sendo a culminância de todo calendário litúrgico, o Tríduo Pascal (ou também conhecido como Tríduo da Paixão) se inicia na Missa da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, passa pela Ação Litúrgica da Paixão e alcança ainda mais plenitude na Vigília Pascal, onde celebramos a vitória de Cristo sobre a morte e garantia da salvação a toda humanidade remida. No dia 09/04, foi iniciado o Tríduo Pascal com a Santa Missa da Ceia do Senhor nas Paróquias litorâneas, transmitidas pelo Facebook e Youtube a todo o público, cuja presença superou as expectativas logo no primeiro dia do Tríduo Santo.


Paróquia Nossa Senhora da Saúde - Casimiro de Abreu

A Igreja Nossa Senhora da Saúde deu início ao Tríduo Sacro, no qual se contempla momentos importantes e fortes da vida de Jesus, sendo o primeiro deles a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. A Santa Missa foi presidida pelo Pároco, Pe. Alexandre Guidio.

A liturgia remeteu à importância do servir do sacerdote, pois, onde há um padre ali está Jesus Eucarístico. Os sacerdotes são como pontes entre Deus e os homens, e ensina que quando se serve ao nosso irmão, serve-se a Deus, estando todos preparados para a comunhão.

Em sua última ceia, se contempla os grandes gestos de Jesus em favor dos seus: a instituição da Eucaristia, o lava-pés e o mandamento do amor. A Eucaristia é para todos! Por meio da comunhão vai-se da terra ao céu, da humanidade a divindade, porque como cristãos, todos comungamos o Corpo e Sangue de Jesus Cristo.


Paróquia Santo Antônio - Macaé

A Semana Santa 2020 representou um desafio para os católicos: em decorrência do isolamento social determinado para evitar a propagação do novo coronavírus, nenhuma das celebrações ocorreu na presença dos fiéis. Contudo, através da tecnologia, a Semana Maior foi vivida de forma intensa e experienciada diariamente por mais de 1.000 pessoas que acompanharam a programação da Paróquia Santo Antônio através das redes sociais, fazendo deste período um tempo realmente único.

O Tríduo Pascal foi iniciado na Quinta-feira Santa e, em sua saudação inicial, Pe. Gleison Lima recordou a instituição da Eucaristia e do ministério sacerdotal. Ainda durante a acolhida, relembrou a memória dos presbíteros que atuaram na comunidade Santo Antônio, agradecendo pelo tempo que aqui estiveram dedicados ao serviço de Deus: Padres Pedro Jove Casas (primeiro Pároco, falecido em 2010), Amauri da Silva (ex-Vigário Paroquial, falecido em 2018), Wander Luiz (colaborador paroquial) e Ricardo Schueller (ex-Vigário Paroquial).

Durante o sermão, ancorado em pregações e escritos de diversos papas e santos da Igreja, o sacerdote disse.

– Iniciamos o Tríduo Pascal, os três dias mais importantes do nosso calendário. O Senhor quer permanecer conosco na Eucaristia. Ele se doa a nós, e se entrega a nós e ao mundo para que possamos ser transformados, como o pão e o vinho que se transformam no Corpo e Sangue do Senhor. Repetindo as palavras do Papa, façamos a reflexão: “É possível participar da Eucaristia e não ser santo? Cada vez que comungamos nos tornamos tabernáculos do Senhor, trazemos Ele conosco, dentro de nós” – pontuou, encerrando o momento com a oração “Fica comigo, Senhor!”, de São Padre Pio de Pietrelcina.


Paróquia Sagrada Família - Barra de São João

No último dia 09/04, Quinta-feira Santa, a Matriz Sagrada Família deu início ao Tríduo Pascal, quando são celebradas as instituições dos Sacramentos da Ordem e da Eucaristia.

Neste ano atípico, em que a Igreja está de portas fechadas, não houve o ritual do Lava-pés e em sua homilia, Pe Jorge Getúlio, Pároco local, exortou "que cada um pense um pouco na importância deste rito que deve ser colocado em prática na nossa vida. Nós devemos lavar os pés uns dos outros no serviço a Igreja, nas pastorais e, sobretudo, aos irmãos mais pobres".


Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Macaé

Iniciando o Tríduo Pascal, na Quinta feira Santa, dia 09/04, a Santa Missa da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio na Matriz Nossa Senhora de Fátima, em Macaé, foi presidida pelo Pároco, Pe. Fábio Felippe, às 19h.

Em conformidade com os decretos municipal e eclesial, a Celebração Eucarística ocorreu sem a presença dos fiéis no templo. No entanto, a participação aconteceu por meio da transmissão ao através das plataformas digitais de comunicação da paróquia, o aplicativo “Fátima Macaé”, o site e o canal do YouTube.

O Pároco iniciou a homilia, expressando a saudade que sente dos seus paroquianos, porém a Eucaristia continua sendo celebrada dentro do que Deus permitiu para esta semana. Em sua reflexão, destacou a importância de celebrar a instituição da Eucaristia, do Sacerdócio ministerial e o amor fraterno.

- Diante desse contexto de pandemia, não será possível realizar o rito do Lava-pés. No entanto, a Eucaristia nos interpela ao serviço! Nos leva a servir, toda a autoridade da Igreja se ratifica no serviço aos irmãos, através da evangelização levando o amor e a misericórdia divina!

Ao final da Celebração Eucarística, foi realizado um breve momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento e depois devolvido ao sacrário.


Paróquia São Jorge das Missões - Rio das Ostras

Neste dia, além de recordarmos o Lava-pés, a Igreja celebra com grande júbilo a Deus a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. É a última ceia do Senhor com os seus discípulos, onde Ele deixa a ordem de que sempre o façamos em memoria dele, é, portanto, o memorial da Paixão de um extremo ato de amor. Ele doa a Sua vida e Se deixa como alimento a nós. Noite que ao mesmo tempo revela o grande amor de Deus e a miséria de nossa humanidade. Noite em que Jesus se oferta por amor.


Paróquia Nossa Senhora da Glória - Macaé

A pandemia não impediu que a Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Macaé, celebrasse com grande alegria a Semana Santa. Uma programação especial foi preparada, para avivar a fé dos fiéis, e as festividades especiais começaram na Quinta-Feira Santa, com uma Missa Solene, seguida de Vigília Eucarística e a meditação do retiro da Semana Santa, todas conduzidas e presididas pelo Pe. Rafael Archetti e transmitidas pelas mídias sociais locais.


Paróquia Nossa Senhora das Neves - Córrego do Ouro

Presidida pelo Administrador Paroquial, Pe. Luís Antônio Fernandes, a Celebração da Instituição da Eucaristia e Sacerdócio abriu o Tríduo Pascal local, sendo o mesmo transmitido por meio da página da Paróquia no Facebook. O presbítero ofereceu na Eucaristia o seu sacerdócio ministerial e dos demais presbíteros da Diocese, relembrando que Cristo faz todo cristão sacerdote desde o batismo. Também apresentou toda a comunidade paroquial, afim de que nestes tempos difíceis vividos, tenha a fé fortalecida para a vivência dos mistérios pascais.


Fonte: Transmissão ao vivo - Páginas do Facebook das Paróquias

Texto:Joana Castro Alves (Pascom Nossa Senhora da Glória), Nathália Brígida (Pascom Santo Antônio) e Pascom do Vicariato Litoral
Foto:Gabriela Marcondes e Maria Pessanha (Pascom Nossa Senhora das Neves), Renan Dias (Pascom Santo Antônio) e Pascom's Paroquiais

 


Compartilhe