NORTE: Missas de Páscoa foram transmitidas ao vivo pelas redes sociais

Diocese de Nova Friburgo, 16 de abril de 2020
Acessos: 365


No Domingo de Páscoa, celebrado em 12 de abril, as comunidades do Vicariato Episcopal Norte celebraram com alegria a festa maior: a Ressurreição de Cristo. Espalhando pelas redes sociais a alegria e vitória do Ressuscitado, as Santas Missas foram transmitidas ao vivo, possibilitando aos paroquianos acompanharem de seus lares cada uma das celebrações. Vejamos.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Bom Jardim

O Senhor ressuscitou, aleluia! Presidida pelo Pároco, Pe. Fr. Getulio Freire, OAD, e concelebrada pelos confrades Pe. Fr. Arnaldo Schott e Pe. Fr. Marcio dos Santos, a comunidade de Bom Jardim se reunia em suas casas na manhã do dia 12/04 para celebrar, juntamente com toda a Igreja, o domingo da Páscoa do Senhor.

Em sua homilia, Frei Getulio frisou que "se queremos viver a vida de ressuscitados, não podemos nos esquecer de como O Ressuscitado se manifestou para nós. Não podemos esquecer a Cruz, nem a dor do ressuscitado. E isso é Páscoa. Saber que a vida não se conclui com dor e sofrimento, mas com ressurreição, com vida nova”.

"Vivamos este tempo pascal sabendo que a luz do Cristo ressuscitado ilumina nossos dias, nossas noites escuras, e não tenhamos mais medo. Vivamos com alegria a Ressurreição do Senhor, porque é também a nossa ressurreição." - finalizou o presbítero em sua reflexão.


Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento – Cantagalo

No último domingo, dia em que foi celebrada a Páscoa de Cristo, centro de nossa fé, no Santuário do Santíssimo Sacramento, a Santa Missa foi presidida pelo seu Pároco e Reitor, Pe. Higor Moraes de Jesus. A Missa teve início às 10h, e foi transmitida, por meio das redes sociais, aos fiéis.

Durante a homilia, marcada por muita emoção para o celebrante, bem como para todos que participavam da Santa Missa em suas casas, Pe. Higor convidou os fiéis a terem uma vida ressuscitada em Cristo, destacando quatro sinais que nos indicam estar vivendo-a: ter verdadeira alegria e paz interior; ter para com o outro, um juízo de misericórdia; ter perseverança e por último, não temer a morte, pois Cristo já venceu-a.

Ao final, Pe. Higor fez os devidos agradecimentos. Primeiro a todos que acompanharam, através das redes sociais, as celebrações da Semana Santa no Santuário, destacando os fiéis de diferentes cidades, estados e países. E agradeceu também a todos que ajudaram nesta “Semana Maior”, a fim de transmitir para aqueles que não puderam estar presentes, incluindo a Pastoral da Comunicação, os Coroinhas, a Pastoral da Música e aqueles que se disponibilizaram para realizar as leituras. E para concluir, desejou a todos uma Feliz Páscoa!


Paróquia São João Batista – Laranjais

Pela primeira vez a celebração da Páscoa aconteceu sem a presença dos fiéis, mas foi transmitida através da Live na página da Paróquia no Facebook.

Celebramos a Páscoa, a ressurreição de Jesus. “Cristo ressuscitou, aleluia!” Ao amanhecer do domingo (12/04) na Igreja Matriz foi celebrada a Santa Missa de Páscoa. Para nós cristãos é a festa principal do ano litúrgico, em que se “comemora” a morte de Cristo na cruz e a sua Ressurreição.

Esse ano, devido à pandemia do coronavírus, não teve o tradicional café da manhã na praça como forma de comemorar a Ressurreição do Senhor. Mas após a Santa Missa o Pe. João Tadeu Tavares percorreu em carro aberto todas as ruas do distrito de Laranjais levando Jesus Eucarístico que abençoava toda a comunidade. Muitos fiéis emocionados saiam de suas casas para receber a bênção.

A “carreata” foi até a comunidade do Engenho Central, onde próximo a Capela de Nossa Senhora da Conceição o Pároco deu uma bênção para todas as comunidades da Paróquia. No início da noite na Matriz foi transmitida a segunda Missa de Páscoa.


Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Rodolfo Gonçalves

Na manhã do Domingo de Páscoa a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Cordeiro, celebrou com alegria a experiência do Ressuscitado que vive e reina para sempre! A Celebração Eucarística foi presidida por Pe. Reinaldo Cruz Santana, SJC, (Administrador Paroquial) transmitida ao vivo pelo Facebook da paróquia.

Em sua homilia, Pe. Reinaldo ressaltou que a Ressurreição de Cristo é a base da nossa fé e esperança. “Jesus vive e Deus o estabeleceu juiz dos vivos e dos mortos, e é também o Salvador. Todo aquele que Nele crê é absolvido de seus pecados e recebe a vida eterna”.

A vida venceu a morte. Deus ressuscitou Jesus e nós com Ele participamos de sua vida gloriosa, porque o nosso batismo nos faz ultrapassar as coisas humanas, vivemos em Cristo pelos Sacramentos deixados por Ele. A Ressurreição é o encontro, momento de alegria com Jesus.

A Ressurreição não foi o que os discípulos esperavam, mas com o desejo de ver seu Senhor entenderam o que diziam às escrituras. A comunidade vê o senhor, em cada celebração, visualizamos o Cristo no altar ao partir o pão. Olhando para Jesus, seu corpo glorioso, contemplamos o Amor maior. Ao partir o pão Cristo se apresenta como o Ressuscitado.

Ao final da Celebração Eucarística, o celebrante felicitou aos paroquianos seus votos de alegria da festa em que celebramos, a Vitória de Cristo sobre a morte. Cristo ressuscitou, aleluia, aleluia!


Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Duas Barras

Neste domingo celebramos a alegria da ressurreição. Na paróquia central de Duas Barras, o Pároco, Pe. Yves Mozer, celebrou com muito zelo e amor esse momento solene, de uma maneira um pouco diferente devido a Pandemia que impede a presença física dos paroquianos, porém na certeza de que por meio das redes sociais estávamos todos unidos como um só povo.

Neste tempo, a tecnologia tem sido nossa grande aliada fazendo com que a luz da Palavra de ressurreição entre em nossas casas por meio das transmissões ao vivo, hoje o nosso coração se encontra feliz, pois celebramos a alegria do sepulcro vazio! A vida venceu a morte! Cristo Vive!

Em sua homilia Pe. Yves frisou. "A nossa vida precisa ser o anúncio da Ressurreição do Senhor”. E também disse "que assim como Cristo Ressuscitou, temos que ressuscitar para uma vida nova, deixar para trás tudo que nos leva a pecar, e não deixar que o inimigo continue nos puxando pelo calcanhar." "Nossa vida precisa estar escondida em Deus", acrescentou.

Toda essa semana Santa foi vivida de uma forma intensa e orante, muitos corações foram restaurados por esse testemunho de fé e amor, na certeza que Cristo está no meio de nós e assim é rompido todo o mal que nos ronda, pela luz do Ressuscitado. Cristo Ressuscitou, aleluia, aleluia, aleluia!


Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Cordeiro

“Porque o Senhor ressuscitou como disse, aleluia”! Celebrar a Páscoa é celebrar a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. Jesus ao ressurgir da morte deu-nos a vida eterna junto do Pai.

A Missa do dia de Páscoa, na paróquia Nossa Senhora da Piedade, ocorreu às 8h e foi transmitida pelas redes sociais da paróquia e pela rádio 94,3FM. Neste dia especial, de tamanha alegria, o Pároco, Pe. Arnaldo Carvalho, começou sua homilia falando-nos que sempre que celebramos a Eucaristia, é Páscoa!

“Cristo ressuscitado dos mortos está vivo no meio de nós, portando não devemos nos deixar abater por tristes notícias, mas sempre nos recordar e alegrar por Sua ressureição”.

O sacerdote seguiu explicando que somos testemunhas do Senhor Ressuscitado, porém muitas vezes podemos com nossa vida, dar um testemunho tíbio da nossa vivência de fé, quando por exemplo, temos vergonha de falar de nossa fé para outras pessoas.

Por fim, disse-nos que o dia da ressureição e o “oitavo dia da semana”! É a nova oportunidade, de marcados pela morte, vencermos a mesma pela Ressureição do Senhor! Por isso não nos esqueçamos de que o Senhor está vivo no meio de nós e não nos desampara na caminhada rumo ao céu!


Paróquia São José de Leonissa – Itaocara

Iniciando a celebração do Domingo da Páscoa do Senhor, Pe. Gilmar saudou a todos os que acompanhavam a Santa Missa, manifestando o desejo de que, “independentemente das circunstâncias que estamos vivendo, nós façamos a experiência da força do Ressuscitado em nosso coração, em nossa casa e em nossa família”.

Afirmando ser “a Páscoa uma celebração essencialmente batismal, pois a água simboliza a vida nova que recebemos em Cristo Jesus através de nosso batismo (Se com Cristo nós morremos, com Ele ressuscitaremos)”, procedeu à aspersão da água benta, não sem antes lembrar com que grande amor Deus com Ele reconciliou a humanidade.

Certamente todos os que participaram da Santa Missa, mesmo virtualmente, viveram momentos emocionantes de um encontro na fé com Cristo Jesus diante das sábias palavras do sacerdote em sua homilia, uma belíssima reflexão sobre o Evangelho do dia, bem em consonância com os dias atuais. “Não havia chegado ao coração dos discípulos a compreensão da Ressurreição de Jesus. Apenas Maria, a única cuja fé não vacilou, tinha a exata compreensão do que acontecia, pois sabia quem era seu filho, que Ele ressuscitaria ao terceiro dia; tinha ela certeza absoluta de Sua vitória”.

Prosseguindo, exortou os fiéis

- Nestes dias, em que tendemos a desacreditar, a desanimar, olhemos de modo especial, com dedicação filial para Maria. Nestas horas em que vivemos uma situação totalmente diferente, inesperada, somos chamados a crer na vitória do Senhor, a exemplo de Maria. Fica para nós este grande exemplo de fé: somos chamados a crer de fato que dias melhores estão por vir e devemos nos preparar. No fundo, no fundo, o que nos causa medo neste tempo de coronavírus é o medo da morte. E é natural que tenhamos medo, que defendamos a vida, que está agora numa nova e sobrenatural dimensão.

Concluindo sua fala, o presbítero refletiu. “Às vezes pensamos que tudo acabou, mesmo tendo tudo, mesmo fora de uma pandemia, de uma reclusão, porque, na verdade, nosso coração adoece. (...)Que façamos esta experiência, a de um coração que se aquece em companhia de Cristo, que vê a nossa tristeza, vê a nossa dor, vê o nosso luto, vê a nossa desesperança e nos acompanha”.

Ao final da celebração, Padre Gilmar seguiu até a porta principal da Igreja Matriz conduzindo o Santíssimo Sacramento, para uma bênção especial ao Município, a todas as casas e famílias, a todos os moradores, pedindo de modo especial ao Senhor Deus “que a todos livre de todo mal, de toda enfermidade, de toda essa pandemia”. E, já frente ao Altar, eleva uma prece especial a Deus por todos os Seus filhos e filhas que vivem tempos tão atribulados, procedendo, a seguir, à Adoração ao Santíssimo Sacramento.


Paróquia São José – São José do Ribeirão

A Paróquia São José celebrou de forma privada a Santa Missa da Ressurreição do Senhor. No Domingo da Páscoa, a Celebração Eucarística foi presida na casa paroquial pelo Pároco, Pe. Marcelo Campos, com a Cooperação do Diácono Permanente Ironil Mascouto, também participou da Santa Missa o seminarista, filho de nossa Paróquia, Matheus Paes Klein.

Logo após, ao final da Santa Missa, o sacerdote abençoou o distrito de São José do Ribeirão, da varanda de sua residência desejando uma Feliz Páscoa a todos os paroquianos.


Paróquia São João Batista - Macuco

A Paróquia São João Batista, em Macuco, obedecendo às recomendações pertinentes ao período da Pandemia do COVID-19, unida ao Pe. Fernando Pacheco, participou em massa, via transmissão do Facebook, da celebração da Ressurreição de Jesus Cristo, Sua vitória sobre a morte e Sua passagem transformadora em nossa vida.

Em sua homilia, o celebrante deu um especial relevo à palavra alegria.

- O Senhor é causa de alegria para nós. Celebrar sua Ressurreição é ser contagiado com essa alegria que vem de Deus. Não a alegria do mundo, mas aquela que permanece. Muitos têm sofrido, perdendo o sono, porque estão preocupados com as realidades desse tempo e não com as realidades superiores. De que adianta ganhar o mundo e perder a vida eterna? Celebrar a Ressurreição do Senhor é recordar a nossa vocação à vida eterna. Que a nossa vida seja plena de sentidos, porque Ele, o sentido maior, ressuscitou para nós. Hoje é um dia de alegria: “Este é o dia que o Senhor fez para nós. Alegremo-nos e Nele exultemos.


Texto:Grasiele Guimarães, Letícia Ecard, Maria Rosangela da Silva Pires e Pascom das Paróquias Nossa Senhora da Conceição (Bom Jardim), Nossa Senhora da Conceição (Duas Barras), Nossa Senhora da Piedade, Sagrado Coração de Jesus (Rodolfo Gonçalves), São João Batista (Laranjais) São José e São José de Leonissa
Foto:Maria Rosangela da Silva Pires, Matheus Ladeira e Pascom das Paróquias Nossa Senhora da Conceição (Bom Jardim), Nossa Senhora da Conceição (Duas Barras), Nossa Senhora da Piedade, Sagrado Coração de Jesus (Rodolfo Gonçalves), São João Batista (Laranjais) São José e São José de Leonissa

 


Compartilhe