Acessos: 23

GRATIDÃO


Ao celebrar os 204 anos da nossa querida cidade de Nova Friburgo, não poderia iniciar esta reflexão com outra expressão: GRATIDÃO.

Esta palavra é uma marca no discurso do Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, Bispo de Nova Friburgo, que, por desígnio divino, celebra a dádiva de sua vida no mesmo dia que comemoramos o aniversário de nossa cidade.

Desde sua chegada a esta terra, Dom Luiz tem nos ensinado com suas atitudes e palavras a importância de um coração agradecido. Em seu discurso de posse, o prelado chamou atenção para a desafiadora realidade da pandemia da COVID-19 que cercava aquele momento.

Não obstante essa dura realidade, somos convidados a renovar a teimosa esperança em dias melhores, permanecendo, como Maria no Evangelho de hoje, em pé, no olhar da fé, ainda que seja aos pés da Cruz. Maria é a Mãe da Igreja - por isso a liturgia escolhida para a minha posse, e nos foi dada como Mãe naquele derradeiro e doloroso momento de Cristo. Apesar da dor e cansaço, podemos sim permanecer em pé, mantendo viva a “esperança que não decepciona”. (...) Com Maria podemos permanecer em pé diante das cruzes, mas também cantar as maravilhas que o Bom Deus realiza em nós e por meio de nós, quando agimos em seu nome, fazendo o bem, por Amor e com Amor. “Feliz aquele servo, que o Senhor, ao voltar, encontrar agindo assim” (Mt 24,46).

Nestes 204 anos, o povo friburguense provou que é persistente na esperança. Muitas foram as adversidades que sobrevieram sobre esta terra serrana, mas a união na esperança de reconstruir na paz, na justiça e na dignidade esteve sempre presente no coração do friburguense. Na superação das diferenças de credos e posição social todos se abraçaram na certeza de que a fraternidade é a garantia do futuro.

O Papa Francisco também nos ensina que é importante saber agradecer. “Se somos portadores de gratidão o mundo também se torna melhor, mesmo que ligeiramente, mas isso é o suficiente para dar-lhe um pouco de esperança. O mundo precisa de esperança e com gratidão, com esta atitude de agradecimento, transmitimos um pouco de esperança” (Catequese semanal, 30 dez. 2020).

Neste dia, saibamos agradecer e louvar por tudo aquilo que o Senhor faz por nós! Não nos esqueçamos de dizer obrigado a nossa família, a nossos amigos, comunidade. Sejamos agradecidos a quem nos ajuda, a quem está ao nosso lado, a quem nos acompanha na vida. Agradecidos a quem nos incentiva na esperança.

Parabéns a Nova Friburgo! Parabéns ao povo friburguense! Que sejamos capazes de construir muitos anos de história pautados na esperança e na gratidão!


Nova Friburgo-RJ, 16 de maio de 2022


PE AURECIR MARTINS DE MELO JUNIOR
ASSESSOR DIOCESANO DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO


Compartilhe