‘Pão em todas as mesas’, é tema escolhido para o Corpus Christi Solidário de 2022

Diocese de Nova Friburgo, 08 de junho de 2022

Inspiradas pelo tema ‘Pão em todas as mesas’, as comunidades da Diocese de Nova Friburgo já se preparam para celebrar a Solenidade de Corpus Christi de 2022, cuja data, que é móvel, será 16 de junho. O Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, presidirá a solenidade em Nova Friburgo. Após dois anos com a celebração de forma restrita, devido à pandemia de Covid-19, neste ano também será realizada, além das Missas, a confecção dos tapetes de sal. Tudo acontecerá seguindo os cuidados necessários para evitar a propagação do coronavírus.

Estendendo para a ação o tema proposto, todos são convidados a abraçar a Campanha ‘Corpus Christi Solidário’, com a doação de alimentos não perecíveis, cobertores e agasalhos destinados às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em Nova Friburgo, durante a programação de Corpus Christi, serão colocadas caixas na Avenida Alberto Braune, no Centro, para que possam ser depositadas as doações.

A tradicional programação, realizada nesses moldes há cerca de 100 anos, terá início às 6h, com confecção dos 70 tapetes de sal, pelas ruas centrais da cidade, seguindo o percurso entre a Paróquia São Bento Abade, no bairro Ypú, e a Catedral Diocesana, no Centro. Os tapetes, que têm a metragem de 5x3 cada, são uma oferta para o Senhor que irá passar. Eles serão confeccionados pelas paróquias, pastorais, movimentos, instituições e setores da sociedade civil, formando um colorido mosaico com desenhos inspirados na temática deste ano.

O encerramento será às 15h, com a Missa Campal presidida por Dom Luiz Antonio, em frente à Paróquia São Bento Abade. Em seguida haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, procissão e três bênçãos: a primeira no altar, outra em frente à Prefeitura Municipal e a última em frente à Catedral São João Batista.

Sobre a Solenidade

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo foi instituída em 11 de agosto de 1264 pelo Papa Urbano IV, através da Bula "Transiturus", e sempre é celebrada na quinta-feira após a Solenidade da Santíssima Trindade.  A celebração teve origem na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornillon teria sido inspirada para que o Mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Vicariato Sede

Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Riograndina (Nova Friburgo)

8h: Santa Missa, seguida de procissão ao redor da Praça de Riograndina. Serão recolhidos cobertores, agasalhos e alimentos

Paróquia de Nossa Senhora da Assunção – Bela Vista (Nova Friburgo)

8h: Santa Missa

Paróquia Santa Edwiges – Vale dos Pinheiros (Nova Friburgo)

9h30: Santa Missa

Paróquia Imaculada Conceição – Jardim Ouro Preto (Nova Friburgo)

8h: Santa Missa

Paróquia Sant’Ana – Japuíba (Cachoeiras de Macacu)

6h: Início da confecção do tapete; 15h: Santa Missa, seguida de procissão

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Papucaia (Cachoeiras de Macacu)

7h: Início da confecção dos tapetes, em frente à Igreja Matriz; 17h: Santa Missa, seguida de benção e procissão com o Santíssimo Sacramento. Serão colocadas caixas na paróquia para a arrecadação de alimentos, cobertores e agasalhos

Vicariato Norte – Programação para Corpus Christi

Paróquia São João Batista (Macuco)

17h: Santa Missa, seguida de procissão

Paróquia São José – São José do Ribeirão (Bom Jardim)

6h: Oração inicial, café da manhã comunitário e início da confecção dos tapetes; 16h: Santa Missa, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento

Paróquia Nossa Senhora da Guia – Monnerat (Duas Barras)

7h: Início da confecção do tapete; 10h: Santa Missa e procissão, na Comunidade Santa Luzia; 18h: Santa Missa e procissão, na Comunidade Matriz

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Duas Barras)

15h: Santa Missa, seguida de procissão

Paróquia Nossa Senhora da Piedade (Cordeiro)

16h: Santa Missa, seguida de procissão

Paróquia Santa Rita de Cássia - Santa Rita da Floresta (Cantagalo)

9h: Santa Missa e procissão, na comunidade São Sebastião do Paraíba; 15h: Santa Missa e procissão, na Igreja Matriz; 19h: Santa Missa e procissão, na comunidade de Porto Velho

Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Trajano de Moraes)

15h: Santa Missa, seguida de procissão

Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Rodolfo Gonçalves (Cordeiro)

17h: Santa Missa e procissão

Vicariato Litoral – Programação para Corpus Christi

Em Macaé haverá Santa Missa na Praia de Imbetiba, às 16h, seguida de procissão e benção do Santíssimo Sacramento, na Praça Veríssimo de Melo. Haverá arrecadação de alimentos, agasalhos e cobertores.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Conceição de Macabu)

8h: Confecção dos tapetes em frente à Matriz; 15h: Santa Missa, seguida de procissão

Paróquia Nossa Senhora das Neves – Córrego do Ouro (Macaé)

7h: Confecção dos tapetes; 16h30: Santa Missa