ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS

Diocese de Nova Friburgo, 30 de maio de 2022

Nova Friburgo, 04 de maio de 2022.

Caríssimos irmãos e irmãs, famílias de nossa Diocese, saudação, paz e bênçãos no Senhor!

Convoco a todos para um importantíssimo evento pastoral de nossa Igreja, em comunhão com o Papa Francisco - o X ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS que acontecerá de 22 a 26 de junho deste ano em Roma. O Santo Padre, por meio do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, juntamente com a Diocese de Roma, pede para que todas as dioceses do mundo se empenhem para celebrar este momento de graça para as famílias e para a Igreja, " Família de famílias".

A forma de participarmos como Diocese poderá acompanhar a rica programação elaborada pela CNBB, por meio da Comissão Vida e Família, com base nas orientações enviadas por Roma, que oferecemos a seguir:

1) Abertura em Aparecida com Dom Ricardo Hoepers, presidente da Comissão Vida e Família, no dia 22/06/22, às 18h - Transmissão pela TV Aparecida. Solicito que todas as paróquias celebrem neste dia, em um horário propício, uma Missa de abertura, enfatizando a dignidade e a missão da família cristã. Ao final da Missa será lida e entregue, uma carta minha às famílias da diocese. Poderá ser feita também neste dia uma "festa paroquial" com as famílias.

2) Haverá uma live em nível diocesano, no dia 23 de junho, produzida pela Pastoral Familiar Diocesana, com o tema: “Amor em família: vocação e caminho da santidade”, ministrada pelo casal Jorge e Neite (Núcleo de Formação e Espiritualidade do Regional Leste 1 da Pastoral Familiar). A Pastoral Familiar Diocesana oportunamente divulgará mais informações e sanará dúvidas que possam surgir. As Paróquias ficarão livres para promover outras atividades.

3)  A missa com o Papa, no dia 25/06, será transmitida em tempo real pelo canal do Youtube da CNBB e pelas TVs católicas do Brasil, em horários a serem divulgados.

4)  O Angelus com o Papa Francisco, no dia 26/06, com o mandato missionário, será transmitido em tempo real pelo canal do Youtube da CNBB e pelas TVs católicas do Brasil em horários a serem divulgados.

No dia 26/06, teremos a Celebração Eucarística do Encontro Mundial das Famílias em nossa Diocese. Como Bispo diocesano, presidirei a Santa Missa na Catedral São João Batista, às 10h, reunindo as representações das famílias e Pastoral Familiar dos três vicariatos, com a bênção e o envio missionários.  Contamos com a participação de todos e todas, presencial ou pelas

redes sociais de nossa diocese, para a culminância pastoral deste significativo evento.

Assim, estaremos, como família diocesana, celebrando, em comunhão com o nosso Papa Francisco, a beleza, a riqueza e a importância fundamental da nossa família cristã em sua missão no mundo de hoje.

Com minha bênção e gratidão,

Dom Luiz Antonio Lopes Ricci

Pe. Luiz Cláudio A. de Mendonça