Terço dos Homens, um Movimento de fé, ação e conscientização!

Diocese de Nova Friburgo, 10 de novembro de 2021

O Movimento do Terço dos Homens, desde sua implantação na Diocese de Nova Friburgo, está dando muitos frutos para as paróquias, sobretudo por meio da participação e engajamento de muitos homens que, até então, não tinham o costume de frequentar a igreja, viver a vida missionária e mergulhar no mistério da Eucaristia.

O movimento é como uma "carta na manga" que Nossa Senhora havia reservado para atrair seus filhos para a Igreja e tornarem-se seguidores do Cristo, Senhor da vida e da história.

Uma das identidades do Terço dos Homens é a promoção de um ambiente favorável para que os homens possam manifestar e viver a fé sob a inspiração das virtudes da Santíssima Virgem.

Em nossa diocese, inúmeros são os grupos espalhados pelas diversas paróquias dos Vicariatos Sede, Norte e Litoral e todo esse engajamento precisa ir além da fé para motivar a conversão da vida em família e na sociedade.

É nesse sentido que, aproveitando a chegada do mês de novembro e a campanha "Novembro Azul", o Movimento do Terço dos Homens, em comunhão com toda a Diocese de Nova Friburgo, estará promovendo a campanha de prevenção e conscientização em torno do combate ao Câncer de Próstata. Campanha essa que nasce de uma realidade de dor, fé e esperança experimentada por muitos homens que passaram por essa enfermidade e sentiram o desejo de discuti-la para que, por meio do diagnóstico precoce, o tratamento adequado seja aplicado, impactando positivamente no tratamento e cura dessa doença que, ainda por tabus e preconceitos, tem levado muitos deles à morte.

Os grupos de Terço dos Homens de cada vicariato e paróquias terão autonomia para, em obediência aos seus sacerdotes, desenvolverem a campanha de conscientização e prevenção buscando orientar e informar o maior número de fiéis possível.

Eis a proposta dessa campanha: por meio da fé promover a conscientização!

Texto: Douglas Rosa de Souza (Coordenador Diocesano do Terço dos Homens)