No último 16 de setembro, a Comissão Diocesana do Diaconato Permanente reuniu-se com o Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, para dialogar sobre os rumos e perspectivas do diaconato na Diocese de Nova Friburgo.
Na ocasião, houve a apresentação da nova Comissão Diocesana, bem como do assessor diocesano dos diáconos, responsáveis por acompanhar e animar este ministério. Também foi realizada uma apresentação geral do diaconato permanente na Diocese, destacando sua história, frutos e desafios atuais.
Entre os pontos abordados, surgiram propostas para retomar a caminhada diaconal, tais como: elaboração de estatuto e diretrizes próprias, fortalecimento da Escola Diaconal, além da atenção pastoral às viúvas de diáconos, aos diáconos enfermos, idosos e eméritos. Foram tratados ainda temas relativos a provisões e incardinações, buscando sempre maior clareza e unidade na missão.
O diaconato permanente, restaurado pelo Concílio Vaticano II, é um ministério ordenado de serviço. O diácono, configurado a Cristo Servo, é chamado a viver a tríplice dimensão do ministério: a Palavra, a Liturgia e a Caridade. Como presença viva da Igreja junto ao povo de Deus, ele testemunha que a vocação do cristão é servir, à imitação de Cristo que “não veio para ser servido, mas para servir” (Mt 20,28).
O encontro foi marcado pela escuta, partilha e pelo desejo comum de fortalecer este importante ministério, que enriquece a vida e a missão da Igreja diocesana.