/
/
Bispos do Leste 1 se reúnem em Assembleia Regional no Rio

Bispos do Leste 1 se reúnem em Assembleia Regional no Rio

De 4 a 6 de setembro de 2025, está acontecendo no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, a 23ª Assembleia Eclesial do Regional Leste 1 da CNBB, que reúne os (arce)bispados do estado do Rio de Janeiro. Este encontro anual, em caráter ordinário, é muito mais do que uma reunião: representa um espaço privilegiado de comunhão, reflexão e discernimento pastoral entre os pastores da Igreja.

O que é a Assembleia Regional dos Bispos do Leste 1?

A Assembleia Eclesial do Regional Leste 1 é convocada uma vez ao ano pela CNBB e congrega os bispos e representantes de todas as circunscrições eclesiásticas do Regional, bem como das pastorais e movimentos organizados em nível regional, para dialogar e traçar orientações pastorais comuns, conforme a realidade e os desafios do Estado do Rio de Janeiro. É um momento de proximidade, tomada de decisão e fortalecimento da missão evangelizadora, na comunhão da Igreja local.

Tema e pauta da 23ª edição

A edição de 2025 tem como tema central:

“Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: Contribuições do Regional Leste 1.”

Em síntese, este tema propõe refletir sobre como as novas Diretrizes Gerais da CNBB – que orientam a missão evangelizadora em todo o país – podem ser aprofundadas, adaptadas e dinamizadas com a contribuição concreta do Regional Leste 1. O foco é gerar uma evangelização mais vibrante e contextualizada às realidades cariocas, fortalecendo a missão com novos olhares e iniciativas.

Para tornar essa reflexão mais acessível e prática, apresentamos abaixo um esquema resumido das possíveis frentes de ação e destaques temáticos inspirados nessa Assembleia:

Eixos Temáticos Pontos de Destaque / Contribuições Regionais
Princípios Doutrinais e Pastoral Revisitar os fundamentos da evangelização à luz da Doutrina Social da Igreja.
Ação Comunitária e Missão Fortalecimento de paróquias missionárias; diálogo com periferias urbanas.
Formação e Catequese Atualização dos processos formativos, inculturação e iniciativas catequéticas.
Espiritualidade Sinodal Caminhar juntos, refletir, discernir e agir com participação inclusiva.
Sustentabilidade e Ecologia Integral Alinhamento com a Campanha da Fraternidade 2025 (“Fraternidade e Ecologia Integral”).
Pastoral Digital e Comunicação Uso de meios digitais para expansão da evangelização e aproximação com os fiéis.

Essas linhas pautam um diálogo vivo sobre a Igreja em missão, capazes de orientar ações concretas e eficazes, no plural, com foco na comunhão, Palavra, compromisso e vida.

Participação do bispo diocesano de Nova Friburgo

Também está presente na Assembleia o Dom Pedro Cunha Cruz, bispo diocesano de Nova Friburgo. Sua participação é um sinal de engajamento e comunhão da Diocese com os rumos da Igreja no Regional. A presença de Dom Pedro reforça a integração da realidade friburguense no esforço coletivo de edificação da ação evangelizadora. Ao lado de outros lideranças, ele ajuda a construir orientação que norteará as pastorais, comunidades e agentes missionários em nossa Diocese.

Que esta Assembleia seja ocasião fecunda de escuta, diálogo e renovação espiritual, com frutos duradouros para toda a Igreja no estado do Rio de Janeiro — e, em particular, para a nossa querida Diocese de Nova Friburgo.

Bispos do regional Leste 1

Compartilhar:
Tags:

Notícias

A Comissão de Liturgia do Regional Leste 1 da CNBB realizou, neste sábado, o XI Encontro de Formação Litúrgica, reunindo agentes e representantes de diversas dioceses para um dia de estudo, espiritualidade e partilha. O evento abordou o tema “A função mistagógica da partilha da Palavra e da Homilia na

A Diocese de Nova Friburgo esteve representada na Assembleia Avaliativa da Pastoral da Criança do Regional Leste 1, realizada no dia 22 de novembro, em Duque de Caxias. O encontro reuniu coordenadores diocesanos, líderes e apoiadores para refletir sobre as ações desenvolvidas ao longo do ano, avaliar resultados e projetar

No dia 21 de novembro, das 8h às 11h, a Vida Religiosa Consagrada (VRC) da Diocese de Nova Friburgo reuniu-se para o encontro que tradicionalmente encerra o ano. Neste ano, porém, o momento ganhou um significado especial: atendendo ao desejo de Dom Pedro Cunha Cruz, nosso Bispo Diocesano, a manhã