/
/
Diocese de Nova Friburgo na Assembleia da Pastoral da Criança

Diocese de Nova Friburgo na Assembleia da Pastoral da Criança

A Diocese de Nova Friburgo esteve representada na Assembleia Avaliativa da Pastoral da Criança do Regional Leste 1, realizada no dia 22 de novembro, em Duque de Caxias. O encontro reuniu coordenadores diocesanos, líderes e apoiadores para refletir sobre as ações desenvolvidas ao longo do ano, avaliar resultados e projetar novas metas para o fortalecimento da missão junto às famílias mais vulneráveis.

Durante a assembleia, os participantes puderam partilhar experiências, desafios e frutos do trabalho realizado nas diversas dioceses do estado do Rio de Janeiro. A presença da Diocese de Nova Friburgo evidenciou o compromisso contínuo com a promoção da vida, especialmente nos territórios onde a Pastoral da Criança desenvolve suas atividades formativas e de acompanhamento.

Um pouco da história da Pastoral da Criança

Fundada em 1983 pela médica sanitarista e missionária Dra. Zilda Arns, a Pastoral da Criança nasceu com a missão de reduzir a mortalidade infantil e promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a gestação até os seis anos de idade. Inspirada no Evangelho e na defesa da dignidade humana, a iniciativa cresceu rapidamente em todo o Brasil, tornando-se uma das mais expressivas ações sociais da Igreja Católica no país.

Ao longo de mais de quatro décadas, a Pastoral da Criança consolidou-se como referência mundial em voluntariado organizado, ação comunitária e políticas públicas de proteção à infância. Sua metodologia simples, eficaz e baseada na visita domiciliar tornou-se um marco no cuidado com gestantes, crianças e famílias de baixa renda.

A missão da Pastoral da Criança hoje

Atualmente, a Pastoral da Criança atua de forma capilar nas comunidades, contando com milhares de voluntários que realizam um trabalho de proximidade e esperança. Entre suas principais ações estão:

  • Visitas domiciliares mensais para orientação sobre saúde, nutrição, higiene e desenvolvimento infantil;
  • Acompanhamento de gestantes, incentivando o pré-natal e práticas de cuidado com a vida desde o ventre materno;
  • Celebração da Vida, momento comunitário mensal para avaliação do crescimento e desenvolvimento das crianças e fortalecimento dos vínculos familiares;
  • Promoção de ações educativas voltadas para alimentação saudável, prevenção de doenças e estímulo ao desenvolvimento;
  • Mobilização comunitária em favor de políticas públicas que garantam os direitos fundamentais da criança.

O trabalho da Pastoral da Criança continua a transformar realidades, fortalecendo valores como solidariedade, cuidado mútuo e valorização da dignidade humana.

Compromisso da Diocese de Nova Friburgo

A participação da Diocese de Nova Friburgo na assembleia reforça sua dedicação ao serviço da caridade e à presença pastoral junto aos mais necessitados. O encontro em Duque de Caxias ofereceu espaço para escuta, formação e planejamento, garantindo que a missão continue a crescer com renovado ardor missionário.

Que o testemunho da Pastoral da Criança siga iluminando caminhos e inspirando ações que promovam a vida em plenitude, especialmente entre os pequeninos que são tesouro da Igreja e da sociedade.

Compartilhar:
Tags:

Notícias

Fazemos saber que no dia 14 de janeiro, na Capela da Residência Episcopal, com Hora Canônica presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Pedro Cunha Cruz, tomaram posse os seguintes padres, em suas respectivas funções, a saber: – Pe. Jorge Eduardo Coimbra do Almo – Vigário Geral de nossa Diocese, pelo

Na tarde do dia 14 de janeiro de 2026, a Capela da Residência Episcopal acolheu a Posse Canônica dos padres nomeados para os diversos ofícios pastorais da Diocese de Nova Friburgo. A celebração aconteceu durante a Oração da Hora Nona, sublinhando o caráter profundamente espiritual e eclesial do momento. Antes

No sábado, 10 de janeiro, foi realizada a primeira reunião da nova Comissão Diocesana de Diáconos da Diocese de Nova Friburgo. O encontro aconteceu no Salão Paroquial Dom Clemente Isnard, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Rio das Ostras. Na pauta, os diáconos, juntamente com o padre assessor diocesano,