/
/
Regional Leste 1 conclui Assembleia e aponta rumos pastorais

Regional Leste 1 conclui Assembleia e aponta rumos pastorais

Entre os dias 4 e 6 de setembro, o Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, no Rio de Janeiro, a sua 23ª Assembleia Eclesial, encontro que reuniu bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas e leigos representantes das dioceses do estado do Rio de Janeiro.

A Assembleia deste ano foi marcada por um clima de ação de graças, já que celebrou os 50 anos da criação do Regional Leste 1, instituído em 1975. Além do caráter celebrativo, o encontro também foi espaço de escuta, reflexão e planejamento pastoral.

Temas em destaque

Ao longo dos três dias, os participantes refletiram sobre pontos centrais para a vida e a missão da Igreja no Rio de Janeiro:

  • O estudo e aprofundamento das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, atualmente em fase de instrumento de trabalho;
  • A leitura pastoral dos dados sobre a realidade religiosa no Brasil a partir do Censo do IBGE de 2022, divulgado neste ano;
  • As implicações e caminhos para a implementação do Sínodo da Sinodalidade nas dioceses do Regional.

Pistas de ação aprovadas

O momento culminante da Assembleia foi a aprovação de pistas de ação pastoral que deverão iluminar a caminhada das dioceses do Regional Leste 1. Entre elas, destacam-se:

  • Iniciação à Vida Cristã: reafirmar uma catequese de inspiração catecumenal, querigmática e mistagógica, que conduza ao encontro pessoal com Jesus Cristo e à inserção na vida eclesial.
  • Comunidade de discípulos missionários: fortalecer a vivência comunitária da fé, em chave missionária e sinodal, com formação permanente e atenção às necessidades do povo.
  • Liturgia: investir em formação litúrgica contínua, para que todas as comunidades celebrem com participação plena, consciente e ativa.
  • Piedade popular: valorizar as expressões de fé do povo como instrumento de evangelização, integrando-as ao itinerário pastoral.
  • Fragilidade humana: promover acolhimento, escuta e diálogo, cuidando das pessoas em situação de fragilidade e incentivando o compromisso do poder público com sua responsabilidade social.
  • Casa Comum: fomentar a consciência ecológica integral, envolvendo todas as pastorais, serviços e organismos no cuidado da criação.

Olhando para o futuro

As pistas de ação aprovadas serão fundamentais para a elaboração dos planos pastorais das dioceses e para a programação de atividades, formações e agendas do Regional nos próximos anos, especialmente em vista de 2026.

A 23ª Assembleia Eclesial reafirmou a unidade da Igreja no Estado do Rio de Janeiro e o compromisso missionário de caminhar juntos, em espírito de sinodalidade, anunciando o Evangelho e servindo ao povo de Deus.

Compartilhar:
Tags:

Notícias

Fazemos saber que no dia 14 de janeiro, na Capela da Residência Episcopal, com Hora Canônica presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Pedro Cunha Cruz, tomaram posse os seguintes padres, em suas respectivas funções, a saber: – Pe. Jorge Eduardo Coimbra do Almo – Vigário Geral de nossa Diocese, pelo

Na tarde do dia 14 de janeiro de 2026, a Capela da Residência Episcopal acolheu a Posse Canônica dos padres nomeados para os diversos ofícios pastorais da Diocese de Nova Friburgo. A celebração aconteceu durante a Oração da Hora Nona, sublinhando o caráter profundamente espiritual e eclesial do momento. Antes

No sábado, 10 de janeiro, foi realizada a primeira reunião da nova Comissão Diocesana de Diáconos da Diocese de Nova Friburgo. O encontro aconteceu no Salão Paroquial Dom Clemente Isnard, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Rio das Ostras. Na pauta, os diáconos, juntamente com o padre assessor diocesano,