Dom Pedro Cunha Cruz: Um Pastor para Nova Friburgo

Desde o dia 2 de julho de 2025, a Diocese de Nova Friburgo acolhe com alegria seu novo pastor, Dom Pedro Cunha Cruz, nomeado pelo Papa Leão XIV para suceder à Sede Episcopal, após anos de frutuoso ministério na Diocese da Campanha (MG), onde atuava como 7º Bispo Diocesano desde 2015.

Nascido no Rio de Janeiro, em 16 de junho de 1964, Dom Pedro tem uma trajetória marcada por sólida formação acadêmica e profunda dedicação à vida pastoral e eclesial. Realizou seus estudos de Filosofia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) entre 1987 e 1990 e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), de 1986 a 1990. Posteriormente, em Roma, obteve o Mestrado em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1996) e o Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santa Cruz (1997), com a tese “Religião e Revelação: fenomenologia da experiência religiosa em Romano Guardini”.

Ordenado presbítero em 4 de agosto de 1990, na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Pedro exerceu diversas funções pastorais na Arquidiocese do Rio de Janeiro. Atuou como vigário paroquial da Paróquia Cristo Operário e Santo Cura d’Ars e, posteriormente, como pároco das Paróquias São Francisco de Assis, Santa Teresa de Jesus e Santa Rita de Cássia, no centro histórico do Rio. Também foi Diretor dos Estudantes do Seminário São José (1991–1993), professor de Filosofia na PUC-Rio, diretor da Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II e do Instituto de Teologia da Arquidiocese.

Em 24 de novembro de 2010, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, recebendo a ordenação episcopal em 5 de fevereiro de 2011, com o lema episcopal Servus Iesu Christi (“Servo de Jesus Cristo”). Durante sua missão na Arquidiocese, exerceu importantes funções: foi vigário geral e animador do Vicariato Episcopal Leopoldina e Urbano; coordenou a Iniciação Cristã e Catequese, Escola de Fé e Política, Liturgia, Música Sacra, Arte Sacra, Pastorais Sociais, Curso de Doutrina Social da Igreja e a Pastoral Vocacional.

No dia 20 de maio de 2015, foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo Coadjutor da Diocese da Campanha, em Minas Gerais, assumindo como Bispo Diocesano em 25 de novembro do mesmo ano. Além da missão local, Dom Pedro também atua como Bispo Referencial da Pastoral da Educação e Cultura do Regional Leste 2 da CNBB e referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB.

Agora, chamado a pastorear o rebanho de Deus na Diocese de Nova Friburgo, Dom Pedro traz consigo uma ampla experiência eclesial, marcada pelo zelo pastoral, amor à Igreja, e firme compromisso com a evangelização, a formação e o diálogo entre fé e cultura.

Compartilhar:
Tags:

Notícias

No dia 16 de outubro, o Bispo Diocesano de Nova Friburgo, Dom Pedro Cunha Cruz, esteve reunido com os padres do Vicariato Sede na sede do próprio vicariato, para um importante momento de diálogo, escuta e planejamento pastoral. O encontro foi marcado pela partilha fraterna e pela reflexão sobre as

No dia 21 de outubro, o Bispo Diocesano de Nova Friburgo, Dom Pedro Cunha Cruz, reuniu-se com os padres do Vicariato Sede na Paróquia de São Roque, em Nova Friburgo. O encontro teve como objetivo promover a escuta fraterna das realidades paroquiais e apresentar o projeto do Diretório Litúrgico, Pastoral

Em clima de comunhão e partilha, o Bispo Diocesano de Nova Friburgo, Dom Pedro Cunha Cruz, reuniu-se com os padres do Vicariato Litoral para um encontro de escuta, avaliação e apresentação de propostas pastorais. A reunião aconteceu nesta semana e contou com a presença do Vigário Episcopal do Litoral, além