Renovar as esperanças

Caros amigos, chegamos ao fim de mais um ano. Inúmeras foram as batalhas enfrentadas, algumas coroadas pelo bom êxito, outras nem tanto. Diante de todas elas, somos convidados a um justo exame de consciência, analisando a trajetória até aqui desenvolvida, a fim de gerar um futuro pautado pelos valores do Evangelho.

Alimentados pela fé no Cristo que venceu a cruz e a morte, não podemos desistir da tarefa de construir um futuro diferente pautado em novas escolhas: melhores e mais verdadeiras.

Deus não se aparta daqueles que ama, Ele é constante e imutável. Se queremos crescer em humanidade, precisamos manter o olhar fixo em Cristo e cumprir os seus ensinamentos. Deixar que ele se torne Senhor de nossos corações, sede das verdadeiras e duradouras mudanças.

Ao fazermos uma retrospectiva não podemos esquecer a lastimosa corrupção que assolou nosso país, fazendo aumentar o sofrimento de tantos irmãos nossos pela falta de emprego, salários justos, saúde e educação.

Não se pode esquecer o mal causado por tantas palavras falaciosas que se multiplicaram pelas mídias sociais, enganando a “gente simples e honesta” de nosso povo brasileiro. É urgente dar um basta na nefasta lógica da mentira usada para alimentar os discursos de ódio e divisão.

Lutemos por construir um mundo mais humano, onde cada indivíduo de nossa sociedade seja tratado pelo valor de sua dignidade não pelos bens ou poderes que possui.

O Santo Padre chama atenção de toda a Igreja para a urgência da verdadeira mudança que deve acontecer em nós, para que seja possível um mundo mais humano e fraterno. “Muitas vezes vive-se uma mudança limitando-se a vestir uma roupa nova, mas na realidade permanece-se como era antes” (Discurso à Cúria Romana, 21 dez. 2019).

Todo recomeço é fruto da reflexão do passado e do anseio de um futuro melhor. Por isso, é justo que sejam lembradas não só as dificuldades e fracassos de um ciclo que se encerra. Possui maior valor o reconhecimento de todo o bem gerado por tantas pessoas que se empenham gratuitamente, vivendo a própria vida no serviço (cf. Mensagem conjunta do Papa e do secretário-geral da ONU, 20 dez. 2019).

Desejo que este ano que se inicia seja a oportunidade de renovarmos as esperanças e juntos edificarmos uma sociedade mais humana, mais justa e de paz.

Nova Friburgo-RJ, 02 de janeiro de 2020

Dom Edney Gouvêa Mattoso