Antes de Santuário, uma Paróquia

A Paróquia foi criada em 1806, por ato de D. Pedro I, pertencendo ao então bispado do Rio de Janeiro e com o nome de São Pedro de Cantagalo. O templo atual foi construído em 1876 e dedicada ao Santíssimo Sacramento. A inauguração se deu em 28 de dezembro de 1878, inclusive com a participação do Imperador D. Pedro II.

No reinado do Imperador D. Pedro II, por ocasião de sua visita a Cantagalo, determinou ele que se fizessem as imponentes colunas do Altar-Mor e as demais obras de entalhe. Os diversos vigários, que se sucederam, procuraram embelezar o templo, recebendo menção especial as obras realizadas pelo Vigário Padre Laureano Peixoto, no ano de 1926.

A Igreja Matriz foi construída por uma comissão presidida pelo Barão de Cantagalo - Augusto de Souza Brandão - durante o período de 1867 e 1876. Construção típica do final do século XIX, com nave única e altar-mor. Sua fachada principal é composta no 1º pavimento de um vão em arco pleno e porta principal em madeira recuada. No 2º pavimento, porta com verga em arco pleno e sacada e o corpo principal composto de vão em arco pleno encimado por relógio. O acabamento da torre é composto de telhado em quatro águas encimado por uma cruz. Foi restaurada em 1951.

O relógio da matriz, raridade francesa que funciona perfeitamente até hoje, foi doação da Câmara, em novembro de 1885. O sino maior, de origem portuguesa, foi um presente de João Bernardo de Souza, em 1876. Já o sino menor, do lado esquerdo da torre, de 1816, ainda não foi encontrado registro que mostre de onde veio.

Todo o interior da matriz possui painéis com motivos sacros e trazem a assinatura do artista italiano Antonio Maria Nardi. A obra dele se espalha por muitas igrejas do Brasil e a sua vida foi dedicada à arte sacra.

Ao longo de sua existência, a Paróquia Santíssimo Sacramento de Cantagalo contou com vários padres, todos párocos, ou seja, responsáveis também pela administração da paróquia.

Um dos padres mais famosos, que também carregava um espírito político muito grande, foi Crescêncio Lanciotti. Padre Crescêncio, como era conhecido, nasceu na cidade de Subiaco, província de Roma, na Itália, em 4 de maio de 1904. Em Cantagalo, ele se tornou Cônego Crescêncio Lanciotti, onde ficou por 42 anos, de 29 de junho de 1937 até 14 de junho de 1980, quando faleceu.

Atendendo a um desejo do padre, e com o reconhecimento do município, padre Crescêncio foi sepultado na sacristia da matriz, na asa esquerda. Seu túmulo virou mais um atrativo turístico da histórica Igreja. Desde 14 de dezembro de 1980, a praça em frente à matriz leva seu nome, conforme o decreto 10/80, assinado pelo prefeito da época, Wilder Sebastião de Paula.

Santuário Diocesano

Em 04 de junho de 2015, a matriz foi elevada, oficial e definitivamente, à categoria de Santuário Diocesano da Adoração ao Santíssimo Sacramento de Cantagalo. O anúncio da medida foi feito no dia do seu padroeiro, o Santíssimo Sacramento, comemorado no dia de Corpus Christi, por Dom Edney Gouvêa Mattoso - bispo da Diocese de Nova Friburgo - durante a realização, em Cantagalo, do Congresso Eucarístico Diocesano.

O Santuário fica no centro da cidade de Cantagalo e, parafraseando a senhora Amélia Thomás, uma grande personalidade cantagalense, há que se dizer que abençoada é a cidade que tem no coração o Sagrado Coração de Jesus!

É isso mesmo: a Igreja é o coração de Cantagalo. A sua frente, encontramos a aprazível Praça dos Melros que compõe, junto à Igreja, a beleza interiorana da cidade.

É uma das mais bonitas da região e o trabalho de conservação dos painéis e vitrais é excelente. Um luxo para os olhos.

Ano Eucarístico Missionário Diocesano

No dia 19 de junho de 2014, Dom Edney instituiu o Ano Eucarístico Missionário Diocesano, que teve como tema “Eucaristia e Missão”. Ao longo deste período, diversas atividades foram realizadas, como a Peregrinação na Paróquia Santíssimo Sacramento e o Congresso Eucarístico Diocesano, ambos em Cantagalo.

Reitor do Santuário Diocesano: Pe Higor Moraes de Jesus.

Endereço: Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, s/nº - Centro, Cantagalo – RJ

Contatos: (22) 2555-4064 / (22) 2555-4103

Fonte: Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento

Vídeo Sobre Santuário