LITORAL: Paróquia de Quissamã realiza Encontro de Formação Litúrgico-musical – Cantar a Liturgia

Diocese de Nova Friburgo, 17 de setembro de 2021

Como Igreja, Povo de Deus que celebra o Mistério Pascal, a Paróquia Nossa Senhora do Desterro, em Quissamã, realizou neste sábado, 11 de setembro do ano corrente, o Encontro de Formação Litúrgico-musical para refletir, aprofundar, avaliar e dar passos significativos na vivência dos Mistérios da Fé a partir do serviço à Liturgia.

O encontro contou com a participação de irmãos e irmãs que desempenham a função ministerial enquanto grupo de cantores, salmistas e instrumentistas que animam e proporcionam a participação efetiva da assembleia que se reúne para celebrar a Eucaristia.

As reflexões foram dinamizadas pelo Coordenador Diocesano de Pastoral Litúrgica, Leonardo Ramos, da Paróquia Nossa da Conceição, de Rio das Ostras, e pelos membros do setor de Música Litúrgica da mesma Pastoral, os músicos Anderson Aprígio e Wilson Souza. O tema iluminador do encontro foi: “Cantar a Liturgia – a música e o mistério celebrado na vida da Igreja”.

Na parte da manhã, pudemos aprofundar o zelo litúrgico, a razões teológicas, isto é, celebrar a ação de Deus em nossa vida, bem como a razão eclesiológica: cantar em comunidade. Nesse primeiro momento, o encontro foi muito enriquecido com as partilhas dos que estavam presentes a partir de suas experiências, inquietações, desafios, dúvidas e esclarecimentos.

A segunda parte, logo após o almoço, o encontro foi retomado com o tema: Ministérios Litúrgico-musicais. Nesse momento, recebemos algumas informações técnicas sobre a postura orante do salmista e execução dos salmos responsoriais. E, por fim, passamos a refletir sobre os cantos nas diversas partes da Missa.

É de se louvar a Deus a oportunidade de um belíssimo momento formativo com uma metodologia bastante objetiva, desenvolvida de maneira didática, acolhedora e interativa. Todo o encontro foi realizado de maneira processual em uma “Roda de Conversa”. Que o Espírito Santo faça ressoar em nossos corações o fervor e a alegria de servir ao Deus da vida através dos Ministérios que exercemos na vida litúrgica da Igreja.

Texto:Pe. Mauro Nunes (Assessor Diocesano dos Círculos Bíblicos e Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Desterro – Quissamã)
Foto:Paróquia Nossa Senhora do Desterro (Quissamã)