Dom Luiz Antonio se reúne pela primeira vez com as Leigas Consagradas da Ordo Virginum

Diocese de Nova Friburgo, 17 de setembro de 2021

No dia 11 de setembro, sábado, as Leigas Consagradas da Ordo Virginum, da Diocese de Nova Friburgo, estiveram reunidas no Salão da Catedral São João Batista, para o seu primeiro encontro com o Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci. Esteve presente também o Pe. Higor Moraes de Jesus, Assessor das Consagradas.

A reunião teve início com a Oração das Laudes. Em seguida, Dom Luiz Antonio pediu que cada Consagrada se apresentasse, a fim de conhecê-las tanto no aspecto pessoal, como também profissional e no serviço prestado à Igreja.

Em seguida, o Bispo conduziu um momento de formação reflexiva, baseada no Documento “Dom da Fidelidade e a Alegria da Perseverança”, da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Foram abordados importantes aspectos a respeito da vivência da fidelidade, que consiste em permanecer no Amor que é Jesus.

Dom Luiz destacou que hoje se vive a cultura do provisório, que interfere diretamente na vida de todos os Consagrados. E daí a importância de cada Consagrada cuidar da sua opção definitiva, que é um amor esponsal por nosso Senhor Jesus Cristo. Tal cuidado perpassa por uma atitude de escuta e discernimento, através da oração, para que assim se tenha seriedade e serenidade para obedecer ao que o Senhor Jesus ordena, que é permanecer no Seu Amor.

Por fim, foram discutidas algumas iniciativas práticas a serem realizadas nos próximos meses, especialmente o Retiro anual do grupo.

Texto:Norma Madeira Baião (Leiga Consagrada da Ordo Virginum na Diocese de Nova Friburgo – Vicariato Sede)
Foto:Lúcia Jasmim (Leiga Consagrada da Ordo Virginum na Diocese de Nova Friburgo – Vicariato Sede)