Dom Luiz Antonio se reúne pela primeira vez com as Leigas Consagradas da Ordo Virginum

Diocese de Nova Friburgo, 17 de setembro de 2021
Acessos: 510


No dia 11 de setembro, sábado, as Leigas Consagradas da Ordo Virginum, da Diocese de Nova Friburgo, estiveram reunidas no Salão da Catedral São João Batista, para o seu primeiro encontro com o Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci. Esteve presente também o Pe. Higor Moraes de Jesus, Assessor das Consagradas.

A reunião teve início com a Oração das Laudes. Em seguida, Dom Luiz Antonio pediu que cada Consagrada se apresentasse, a fim de conhecê-las tanto no aspecto pessoal, como também profissional e no serviço prestado à Igreja.

 

Em seguida, o Bispo conduziu um momento de formação reflexiva, baseada no Documento “Dom da Fidelidade e a Alegria da Perseverança”, da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Foram abordados importantes aspectos a respeito da vivência da fidelidade, que consiste em permanecer no Amor que é Jesus.

Dom Luiz destacou que hoje se vive a cultura do provisório, que interfere diretamente na vida de todos os Consagrados. E daí a importância de cada Consagrada cuidar da sua opção definitiva, que é um amor esponsal por nosso Senhor Jesus Cristo. Tal cuidado perpassa por uma atitude de escuta e discernimento, através da oração, para que assim se tenha seriedade e serenidade para obedecer ao que o Senhor Jesus ordena, que é permanecer no Seu Amor.

Por fim, foram discutidas algumas iniciativas práticas a serem realizadas nos próximos meses, especialmente o Retiro anual do grupo.

Texto:Norma Madeira Baião (Leiga Consagrada da Ordo Virginum na Diocese de Nova Friburgo – Vicariato Sede)
Foto:Lúcia Jasmim (Leiga Consagrada da Ordo Virginum na Diocese de Nova Friburgo – Vicariato Sede)

 


Compartilhe