NORTE: Comunidade de Bom Jardim celebra o Dia de Santo Agostinho

Diocese de Nova Friburgo, 08 de setembro de 2021

"Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti." Nesta certeza, fiéis se reuniram no último dia 28/8, na Matriz Paroquial Nossa Senhora da Conceição, em Bom Jardim, para celebrar o Pai da Ordem dos Agostinianos Descalços: Santo Agostinho, Bispo e Doutor da Igreja.

A Santa Missa foi presidida pelo Vigário Paroquial da comunidade, Pe. Fr. Márcio dos Santos, OAD, que na oportunidade enfatizava que Agostinho "é o pai do carisma de nossa Ordem Agostiniana, nosso inspirador na teologia, na espiritualidade e na vida de consagração religiosa". E já na oração da coleta, suplicava o auxílio Divino "para que também nós, sedentos da verdadeira Sabedoria, nunca nos cansemos" de procurar o Senhor, "fonte viva do Amor Eterno".

Em sua homilia, o sacerdote recordava a inspiração que é marcada pelo exemplo deste grande santo para a Igreja. A vida de um homem que marcou e marca a história de tantos. "Esse coração inquieto que buscou o Senhor, que só teve repouso quando se encontrou com essa verdade que é o Cristo. Ele buscou de forma tão própria, de diversos caminhos. (...) O caminho que pode ser o de tantos nós, que, muitas vezes, passamos por tantas realidades, temos tantas inquietações, e que só repousamos nossos corações realmente no Senhor", disse.

"Possamos enxergar na figura de Agostinho que podemos e precisamos sempre nos transformar e olhar para o Cristo, pautar as nossas vidas no Cristo", acrescentava o presbítero em sua reflexão. E, fazendo memória à frase de Santo Agostinho: ‘Amo somente a Ti, sigo somente a Ti, busco somente a Ti. Manda e ordena o que quiseres, mas sana e abre meus ouvidos’, convidava os presentes à reflexão de "que nesta Eucaristia, a Palavra de Deus para nós mais uma vez apresentada, possa encontrar os nossos ouvidos abertos, atentos. Para que maior seja o nosso ardor em amar, em seguir e em buscar".

Texto:Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Bom Jardim)
Foto:Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Bom Jardim)