NORTE: Comunidades realizam celebrações on-line em louvor ao Sagrado Coração de Jesus

Diocese de Nova Friburgo, 26 de junho de 2020

Com alegria, fé e devoção, as comunidades do Vicariato Episcopal Norte realizaram celebrações em louvor ao Sagrado Coração de Jesus. Houve festa on-line ao padroeiro das paróquias situadas em Cordeiro e Trajano de Moraes. Na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebrada em 19 de junho, houve Santa Missa também no Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento, em Cantagalo. Confira como ocorreram as celebrações.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Rodolfo Gonçalves

As festividades em honra ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da paróquia situada no bairro Rodolfo Gonçalves, na cidade de Cordeiro, teve início no dia 10/06 com a novena em preparação para a festa. Durante os nove dias aconteceram às celebrações da Santa Missa e em seguida o novenário. Todas as celebrações foram transmitidas pelas redes sociais da paróquia (Facebook e YouTube), onde os paroquianos e devotos ao Coração de Jesus puderam expressar e manifestar sua fé e devoção.

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, aconteceu no dia 19/06, celebração que liturgicamente ocorre na sexta-feira da semana seguinte a Corpus Christi. Neste ano a festa contou com uma programação muito especial. No fim da tarde aconteceu a peregrinação com a imagem do padroeiro percorrendo as ruas do bairro Rodolfo Gonçalves e demais comunidades que compõem o limite territorial da paróquia.

Às 19h, houve Celebração Eucarística presidida por Pe. Reinaldo Cruz de Santana, SJC (Administrador Paroquial) e concelebrada por Pe. Arnaldo Leite de Carvalho (Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Cordeiro RJ).

Após a Santa Missa retornou-se à peregrinação com a imagem do padroeiro, que visitou a comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Piedade situada no centro de Cordeiro, cidade esta que em 09 de julho de 1962 foi solenemente consagrada ao Sagrado Coração de Jesus.

O Sagrado Coração é a imagem do amor de Jesus por cada um de nós. Esta festa é um convite no qual cada um pode retribuir a Jesus este amor, vivendo segundo a Sua vontade e trabalhando com a Igreja pela salvação das almas. A emoção e devoção tomou conta de todos os fiéis devotos. Enquanto acontecia o trajeto muitos se emocionavam e se prostravam, aplaudiam por poderem receber a visita do padroeiro passando por suas ruas.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Trajano de Moraes

No dia 19 de junho, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Trajano de Moraes celebrou a Missa Solene dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. O Administrador Paroquial, Pe. Jorge Eduardo do Almo, presidiu a Santa Missa, que foi transmitida aos fiéis por meio da página da Paróquia no Facebook.

Em sua homilia, Pe. Jorge destacou a importância de dedicar ao Sacratíssimo Coração de Jesus todo nosso louvor a fim de repararmos as nossas faltas e nos abastecermos da fonte inesgotável de misericórdia e amor que nos fortalece para enfrentarmos esses tempos tão difíceis que estamos vivendo.

Logo após a Missa Solene o andor do padroeiro percorreu os bairros da cidade a abençoar as famílias que já o aguardavam ansiosos.

Jesus manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao Vosso!

Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento - Cantagalo

Na sexta-feira, dia 19 de junho, a Igreja celebrou a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. No Santuário, a Santa Missa teve início às 19h, e fora presidida pelo seu Pároco, Pe. Higor Moraes de Jesus, e transmitida no canal do Youtube.

Em sua homilia, Pe. Higor falou sobre o Evangelho do dia (Mt 11, 25-30) e dividiu-o em duas partes para explicá-lo. Falando sobre os três primeiros versículos, o padre exortou-nos sobre como Jesus com seu Amor Misericordioso, ama, de forma especial, os mais pequenos e pobres em espírito, sendo estes os que possuem uma vida que mais agrada a Deus. Esse, disse o padre, seria o mistério do Coração de Jesus, que é amor. Quanto aos três últimos versículos, Pe. Higor ressaltou que Jesus nos faz um convite, o de sempre buscarmos refúgio em Seu Sagrado Coração, a fim de encontrarmos Nele o descanso dos fardos que carregamos dia após dia, assim como São João, o discípulo amado, o fez, recostando sua cabeça no peito do Senhor durante a Santa Ceia.

Ao final da Santa Missa, antes de conceder a benção final aos fiéis que acompanhavam, convidou todos a realizarem juntos, porém em suas próprias casas, a consagração ao Sagrado Coração de Jesus.

Texto:Grasiele Guimarães, Joyce Barcelos Rodrigues, Leticia Ecard e Pascom da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Rodolfo Gonçalves)
Foto:Marcos Rodrigues Campos, Matheus Ladeira e Pascom da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Rodolfo Gonçalves)