NORTE: Comunidades do Vicariato celebram Santo Antônio com transmissão ao vivo

Diocese de Nova Friburgo, 18 de junho de 2020

Em 13 de junho, as diferentes comunidades dedicadas a Santo Antônio celebraram o padroeiro. Em tempo de pandemia, a Santa Missa foi transmitida pelas redes sociais, possibilitando aos fiéis acompanhar a celebração de suas casas. Confira como aconteceram as celebrações nas capelas dedicadas a Santo Antônio, situadas no Vicariato Episcopal Norte.

Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento - Cantagalo

Em 13 de junho, o Santuário do Santíssimo Sacramento celebrou, em união com toda a Igreja, a festa de um grande santo e doutor da Igreja, Santo Antônio, padroeiro de uma das capelas de seu território paroquial, em Cantagalo.

A Santa Missa, presidida pelo Pároco e Reitor do Santuário, Pe. Higor Moraes de Jesus, foi transmitida ao vivo da Capela Santo Antônio, por meio do canal do YouTube do Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento.

Em sua homilia, Pe. Higor destacou sobre o lastimável erro que muitas pessoas cometem ao reduzirem Santo Antônio a um “santo casamenteiro”, e expôs que os verdadeiros católicos não podem reduzir um grande santo da Igreja, mostrando que as pessoas que são verdadeiramente católicas buscam conhecer a vida do santo, imitar as suas virtudes e a sua vida; e que esse é o verdadeiro devoto.

Destacou também sobre o dom que Santo Antônio possuía, o dom da palavra, e que com esse dom e o seu grande exemplo de santidade convertia os corações. Exortou aos fiéis a pedirem a esse grande santo a graça de imitá-lo. “Pode ser que você não tenha o dom da palavra, mas você tem o dever de converter as pessoas ao seu redor com o seu exemplo de vida”.

Ao final da Missa, Pe. Higor fez a tradicional benção dos pãezinhos de Santo Antônio e estendeu a todos que acompanhavam a transmissão em suas casas!

Paróquia Santa Rita do Rio Negro - Euclidelândia

Pregador Do Evangelho, intercedei! Foi nesse espírito de fé e devoção que a Capela Santo Antônio, situada em Boa Sorte - Cantagalo, celebrou o dia do padroeiro Santo Antônio, em 13 de junho. A comunidade é integrante do território da Paróquia Santa Rita do Rio Negro.

Com participação honrosa pelas redes sociais, a comunidade e devotos de diversas cidades participaram da Santa Missa celebrada pelo Pe. José Maria Cavalcante, às 17h. Logo após, houve procissão com o andor do padroeiro e diviníssima procissão com o Santíssimo Sacramento que abençoou as famílias e todos que aos pés daquele que é o Senhor recorreram!

Salve Santo Antônio e louvores ao Santíssimo Sacramento!

Texto:Carol Marques, Grasiele Guimarães e Pascom da Paróquia Santa Rita do Rio Negro
Foto:Matheus Ladeira e Pascom da Paróquia Santa Rita do Rio Negro