NORTE: Comunidade celebram Solenidade de Corpus Christi com Lives nas redes sociais

Diocese de Nova Friburgo, 18 de junho de 2020
Acessos: 190


Celebrando a festa Santíssima Eucaristia, as comunidades do Vicariato Norte realizaram com fé as programações da Solenidade de Corpus Christi, em 11 de junho. Santas Missas, cortejo com o Santíssimo Sacramento, adorações, deram o tom e vida às celebrações. Confira como tudo aconteceu.

 

Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento – Cantagalo

Na quinta-feira (11/06), a Igreja comemorou a solenidade de Corpus Christi, padroeiro do nosso Santuário. Após a novena em preparação a este grande dia, que ocorreu de 02 a 10 de junho, a Santa Missa teve início às 10 horas, sendo presidida pelo Pároco e Reitor, Pe. Higor Moraes de Jesus, e transmitida através do canal no Youtube.

Em sua homilia, o celebrante contou a história de como a solenidade em honra ao Corpo do Senhor – “Corpus Christi” –, que hoje celebramos na quinta-feira após a oitava de Pentecostes, mais precisamente depois da festa da Santíssima Trindade, fora oficializada em 1264 pelo Papa Urbano IV, após o Milagre Eucarístico de Bolsena.

Além disso, Pe. Higor nos exortou sobre a importância de nos doarmos aos outros como alimento, assim como Jesus faz conosco, alimentando-nos na Eucaristia. Por fim, nos falou sobre como é importante nos abrirmos a graça de ter Jesus, que desce do Céu para ir ao outro da nossa alma, para produzir um espírito de adoração e de caridade.

Ao final da Santa Missa, o Padre se despediu dando a benção e convidou os fiéis a acompanharem todo o trajeto pelo qual o Santíssimo Sacramento iria passar e a prepararem seus corações e os altares para acolher o Senhor.

A procissão teve início logo após o fim da Santa Missa, tendo a duração de quatro horas e trinta e sete minutos, percorrendo todas as principais ruas dos bairros da cidade de Cantagalo. Em todo o percurso, os fiéis ajoelhavam, O adoravam e se emocionavam ao ver Jesus Sacramentado vindo ao seu encontro, em tempos tão difíceis que não os permite ir até Ele.

 

Durante o trajeto, foram feitas três paradas, onde o Pe. Higor concedeu a benção com o Santíssimo: uma no Asilo da Velhice Visconde de Pinheiro, único da cidade, onde os idosos aguardavam; uma na Prefeitura Municipal; e a outra no Hospital de Cantagalo, onde membros da equipe de saúde também esperavam por Jesus Eucarístico ajoelhados e com o coração cheio de alegria ao ver Aquele que é Rei e Fonte de toda a vida.

Ao final, Pe. Higor agradeceu a todos os fiéis que acompanharam, prestaram sua adoração e fizeram com que o percurso acolhesse o Senhor com todo amor e carinho que lhe são devidos. Agradeceu também aos que ajudaram e fizeram com que tudo isto fosse possível, ressaltando que foi um momento que ficará na história do Santuário.

 

Paróquia Santa Beatriz – Portela

No último dia 11 de junho, foi celebrada a Solenidade de Corpus Christi na Paróquia de Santa Beatriz, em Portela. A Missa foi presidida pelo Pároco, Pe. Diego Lengruber, direto da Capela São Pedro, situada no mesmo distrito. Após a Santa Missa, o Santíssimo Sacramento percorreu pelas ruas de Portela, além das comunidades da Fazenda da Bóia, Valão do Papagaio, Duas Porteiras, Morro Alto e Jaguarembé de Baixo.

 

Pelo caminho, ao passar por Itaocara, houve um encontro inesperado, porém permitido pela Providência Divina. O carro com o Santíssimo Sacramento da Paróquia São José de Leonissa que percorria as ruas da sede do município encontrou-se com o carro com o Santíssimo Sacramento da Paróquia Santa Beatriz que estava de passagem a caminho da comunidade de Morro Alto.

Sem sombras de dúvidas, foi um momento singular, que emocionou a todos os munícipes com este ato de Fé.

 

Paróquia São José de Leonissa – Itaocara

Em solene celebração na Igreja Matriz da Paróquia São José de Leonissa, em Itaocara, o Pároco, Pe. Gilmar Rodrigues Gomes, presidiu a Santa Missa de Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi), em 11 de junho. Destacando o significado profundo desta data para a Igreja no mundo, o presbítero recordou que esta manifesta a presença real de Jesus Cristo no pão e vinho consagrados, símbolo da fé inconteste no Senhor Ressuscitado.

Focando sua homilia na importância do Sacramento da Eucaristia, “fonte e centro de toda a vida cristã”, em que Jesus se dá por inteiro para a salvação da humanidade, o sacerdote ressaltou a necessidade da união de todos os cristãos em torno da Palavra de Jesus, que reafirma sua real presença (corpo, sangue, alma e divindade) na mesa eucarística.

Após a Santa Missa, o Santíssimo Sacramento, conduzido em carro aberto por Pe. Gilmar Rodrigues, sob cânticos e orações, percorreu várias ruas da cidade, sendo aclamado por todos numa verdadeira demonstração de fé por meio de orações, altares e tapetes com símbolos específicos, sinais de agradecimento, gestos de emoção incontida.

Há que se destacar a sensível demonstração de caridade e solidariedade de muitos paroquianos para com as pessoas mais carentes, durante a passagem do Santíssimo com a doação espontânea de alimentos e outros itens que compõem uma cesta básica. Atitude digna de aplausos, que vem ao encontro das palavras de São Paulo (“Que a vossa caridade não seja forçada”) nestes difíceis tempos de pandemia, que geram ou intensificam necessidades básicas prementes. Mais uma vez, a comunidade leonissense demonstra seu verdadeiro comprometimento com as causas sociais e atende ao mandamento do Senhor, qual seja o de “amar ao próximo como a si mesmo”.

 

Vale o registro do encontro do carro da paróquia local com o da Paróquia Santa Beatriz (distrito de Portela), atualmente sob o pastoreio do Pe. Diego Lengruber. Momento que emocionou a todos e que só reforça a união entre os cristãos católicos.

A bênção final foi concedida já em frente à Igreja Matriz, com agradecimentos e orações, deixando a todos o convite a uma caminhada de fé, com esperança e na caridade.

 

Paróquia São João Batista - Laranjais

Na Paróquia São João Batista, em Laranjais, a festa da Solenidade de Corpus Christi começou às 8h, com a Santa Missa celebrada na Matriz e transmitida pelas redes sociais da Paróquia.

“A celebração eucarística é uma referência à última ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo de compartilhar o pão e o vinho em sua memória. A comemoração de Corpus Christi ocorre 60 dias após a Páscoa, na quinta-feira seguinte ao Domingo das Santíssima Trindade”, enfatizou O Pároco, Pe. João Tedeu, durante a celebração.

Em sua homilia, o sacerdote recordou que “todo ano, na quinta-feira após a Solenidade da Santíssima Trindade o mundo inteiro realiza a procissão Eucarística, onde o Corpo de Jesus presente no Hóstia Santa é levado às ruas e adorado pelos fiéis. Este é o grande mistério da fé, pois é o próprio Jesus que afirma: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu hei de dar é a minha carne para a salvação do mundo”.

 

Após a Santa Missa, aconteceu o translado do Santíssimo Sacramento em carro aberto pelas ruas de Laranjais. Muitas pessoas fizeram um pequeno altar em frete as suas casas, no alto das varandas e janelas.

No meio da tarde, às 15h, foi a vez da comunidade de Estrada Nova receber a procissão com o Santíssimo Sacramento e a bênção Solene na Praça do Distrito. Fiéis aguardavam ansiosos. Já no começo da noite, às 18h, a Comunidade de Córrego Dantas também recebeu a bênção Solene do Santíssimo Sacramento.

O Corpus Christi esse ano foi bem diferente, mas foi vivido intensamente. Foi preciso mudar a forma, mas a essência da celebração foi a mesma.

 

Paróquia Santa Maria Madalena - Santa Maria Madalena

Na tarde do dia 11/06, às 15h, a Santa Missa da Solenidade de Corpus Christi foi presidida pelo Pe. Celso Henrique com transmissão ao vivo pelo Instagram. Até às 17h, o Santíssimo Sacramento estava exposto para adoração, seguida pela transmissão, de onde logo saiu em procissão pelas ruas e bairros do município. Momento de manifestação pública da fé, com casas enfeitadas e famílias aguardando a passagem do Senhor Eucarístico. Com certeza, um momento histórico para ser guardado.

 

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Rodolfo Gonçalves

A Igreja celebra devotamente a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Rodolfo Gonçalves, em Cordeiro, a celebração teve início com a realização do segundo dia da Novena em honra ao padroeiro Sagrado Coração de Jesus. Logo após, iniciou a Santa Missa presidida por Pe. Reinaldo Cruz Santana, SJC (Administrador Paroquial), a celebração foi feita sem a participação dos paroquianos que puderam participar através da transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube.

 

Ao término da Celebração Eucarística, aconteceu o translado com o Santíssimo Sacramento percorrendo algumas ruas dos bairros que compõem o limite territorial da paróquia. Muitas famílias preparam em frente as suas casas uma manifestação visível do amor que Deus tem por cada um de nós. Muitos altares foram preparados. Fé, respeito, amor, admiração, devoção e muita emoção tomaram conta dos fiéis que se inclinavam, prostravam-se rogando a Jesus Sacramentado suas preces. Foi um momento de muita emoção, onde muitos tiveram a sua fé renovada ao sentir a presença viva de Jesus passando pelas ruas, a abençoar seus filhos.

 

Paróquia São José - São José do Ribeirão

A Paróquia São José, em São José do Ribeirão – Bom Jardim, celebrou a Solenidade de Corpus Christi de forma privada sendo transmitida via Facebook para comunidade paroquial. A Santa Missa foi presidida pelo Pároco, Pe. Marcelo Campos, e com a cooperação do Diácono Permanente, Ironil Mascouto. Também estiveram presentes na celebração dois representantes do Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística (MECE’s), coroinhas, Pastoral da Comunicação (Pascom) e equipe litúrgica, respeitando o distanciamento social e com uso devido de máscaras faciais.

A Santa Missa teve a participação não presencial, mas sim em forma de fotografia de centenas de fiéis que enviaram as fotos em família para serem postas nos bancos de nossa Igreja Matriz e assim estarmos unidos em comunhão. Em sua homilia, Pe. Marcelo ressaltou que nós católicos devemos crer verdadeiramente na presença viva de Jesus na Eucaristia, que na comunhão é possível ter as forças para superar as diversidades, pois temos a presença contínua de Jesus em nós e que não podemos nos esquecer da presença do Senhor em cada um de nós, que somos Sacrários Vivos.

 

Após a Santa Missa, houve o translado com Santíssimo Sacramento nas ruas de nossas comunidades paroquiais. O translado ocorreu nas comunidades da Matriz, Diaconia Santa Teresinha, Nossa Senhora de Lourdes, em Palmeirinha, Santo Antônio e Nossa Senhora da Conceição em Raul Emrich. Foram momentos de grande emoção por onde o Santíssimo Sacramento passava. Como gesto concreto a Paróquia São José promoveu o Corpus Christi Solidário, por onde passávamos com o translado estava sendo arrecadado 1kg de alimento não perecível para formar as cestas básicas em prol das famílias atendidas pela Pastoral Social. Foram arrecadados mais de 200kg de alimentos.

No retorno à Igreja Matriz, o Pároco, Pe. Marcelo Campos, deu a benção do Santíssimo Sacramento a toda Paróquia que foi transmitida ao vivo, pelo Facebook em nossa página oficial.

 

Paróquia São Sebastião – São Sebastião do Alto

Iniciamos o dia de Corpus Christi, com uma Missa às 15 horas, presidida pelo Administrador Paroquial, Pe. Ricardo Schueller, tendo a presença de alguns membros: Coordenadores das Pastorais e Movimentos. Ao término da celebração, aconteceu o translado do Santíssimo Sacramento, em carro aberto, pelas principais ruas da cidade. Retornando à Matriz, houve a benção do Santíssimo.

 

 

Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Carmo

Esse ano não celebramos o Corpus Christi nas ruas, com tapetes maravilhosos, pois estamos vivendo um momento diferente, mas devemos nos lembrar que nesse dia celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: O Sacramento da Eucaristia, Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo. Dai-nos, ó Maria, a graça de adorar com fervor e piedade o Corpo e Sangue do vosso divino Filho, Jesus Cristo. Afastai de nós todos os males do coronavírus.

 

Jesus, aqui estamos, elevando nossos olhos e dobrando os joelhos e o coração em adoração a Vós, vivo, real: Corpo, Sangue, Alma e Divindade, presente na Sagrada Eucaristia! Como é bom estar aqui, e perceber quão humilde o Senhor se faz para estar perto de nós! Ensina-nos a ser assim, Senhor! Ensina-nos a colocar nossas delícias no Senhor! Esvazia- nos de nós para sermos plenificados em Vós. Dai-nos ser alegres na esperança, pacientes na tribulação e persistentes na oração.

 

Paróquia São João Batista – Macuco

Com muita devoção, a Paróquia São João Batista, de Macuco, celebrou a Solenidade de Corpus Christi. Sem a participação dos fiéis no templo, a Santa Missa presidida pelo Padre Fernando Pacheco foi transmitida, às 9h, pelo Facebook da Paróquia. Para evitar aglomerações, conforme as recomendações das autoridades governamentais, sanitárias e eclesiásticas, todos ficaram em casa.

 

Após a Santa Eucaristia, com o devido zelo, houve o translado do Santíssimo Sacramento pelos bairros. Cantos e louvores marcavam a visita de Jesus abençoando os lares e estabelecimentos públicos de todo o território paroquial. Durante toda a tarde, Jesus foi adorado pelos fiéis, no templo. Das 17h às 18h, foi realizada uma adoração solene, também transmitida e finalizada com a bênção do Santíssimo.

Paróquia Santa Rita do Rio Negro – Euclidelândia

Ao Senhor toda honra e toda a glória! Nesse sentido, a Capela de Santo Antônio, situada em Boa Sorte - Cantagalo, viveu o dia da Santíssima Eucaristia. Na comunidade integrante do território da Paróquia Santa Rita do Rio Negro, em Euclidelândia, houve a Santa Missa celebrada pelo Pe. José Maria Cavalcante, às 14h, e, em seguida, houve adoração culminada, às 17h, com a solene bênção do Santíssimo Sacramento. Assim, prostramo-nos aos pés Daquele que é o Senhor das nossas vidas!

 

Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Cordeiro

No último dia 11/06, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, junto com toda a Igreja, celebrou a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor, conhecida como Corpus Christi. Com o passar dos anos, a Igreja reconheceu a necessidade de se ter um dia para festejar a presença real de Jesus na Eucaristia e escolheu a quinta feira, após da Solenidade da Santíssima Trindade para esta grande festa. A Santa Missa foi celebrada às 16h e transmitida pelas redes sociais da mesma.

Em sua homilia o pároco, Pe. Arnaldo Carvalho, falava sobre o grande mistério e milagre que é participar da Eucaristia, momento no qual é tornado presente o mesmo sacrifício de Jesus no calvário, pois o sacramento da Eucaristia é para nós o Memorial da Paixão do Senhor.

O sacerdote ressaltou de forma enfática que o Santíssimo Sacramento não é apenas um sinal, um símbolo ou uma lembrança da presença de Cristo, mas sim é o “próprio Cristo que continua se oferecendo no altar por cada um de nós”!

Por fim, disse que: “conhece-se um católico pelo amor que ele tem a Eucaristia!” E exortou a comunidade a participar do Santo Sacrifício com mais devoção e ardor, evitando toda e qualquer distração que nos afastasse no real sentido de nossas vidas.

 

Ao terminar a celebração, o sacerdote saiu em carro aberto levando o Santíssimo Sacramento as ruas da cidade de Cordeiro. Este foi um momento de muito amor de adoração a Jesus Sacramentado, pois em suas casas as famílias estavam às portas com seus altares montados esperando Jesus Eucarístico passar para lhes abençoar.

A procissão, que levou durou de cinco horas, percorreu o maior número possível de ruas do território da paróquia fazendo pequenas paradas nas capelas das comunidades, Hospital Antônio Castro, Casarão Vida e Esperança e Prefeitura Municipal.

Texto:Celinha Salgado, Grasiele Guimarães, Letícia Ecard, Luzia Lemgruber, Maria Rosangela da Silva Pires, Matheus Nicolau e Pascom das Paróquias Nossa Senhora da Piedade, Santa Beatriz, Santa Maria Madalena, Sagrado Coração de Jesus (Rodolfo Gonçalves) e São João Batista (Laranjais)
Foto:Celinha Salgado, Luzia Lemgruber, Mariana Latini, Maria Rosangela da Silva Pires, Matheus Ladeira, Thiago Souza, Tobyas Carvalho e Pascom das Paróquias Nossa Senhora da Piedade, Santa Beatriz, Santa Maria Madalena, Sagrado Coração de Jesus (Rodolfo Gonçalves) e São João Batista (Laranjais)

 


Compartilhe